Como reduzir o estresse dos seus alunos
Final de ano, provas finais, tensão acumulada, cansaço e estresse. É normal que nessa época todos nós fiquemos um pouco mais vulneráveis e irritados devido ao acúmulo de tarefas do ano letivo. Os alunos passam por isso também e pedem algumas medidas para se acalmarem nessa correria. Um estudo do PISA revelou que 8 em cada 10 estudantes afirmam ter muita ansiedade para uma prova, ainda que se sintam preparados para realizá-la. Vamos ver de que forma podemos trazer mais tranquilidade para a sala de aula neste período? 🙂
A tensão tende a nascer em ambientes muito sérios e fechados, então procure desvincular a imagem da escola uma organização muito rígida. Traga humor à sala de aula. Mas atenção: humor não significa ausência de responsabilidade. Descontrair entre uma aula e outra é uma forma de tornar o aprendizado mais leve, levando em conta as necessidades de toda a equipe. Para isso, experimente, ao final da aula, exibir um vídeo curtinho, de 1 minuto, bem engraçado. Sabe aqueles mais populares? Escolha um desses para trazer para os seus alunos. Relaxar um momento ou outro através do riso garante que a mente estará mais apta a retomar seu estágio de concentração. E tudo fica mais fácil quando damos uma boa risada, não?
Paralelamente, procure aplicar técnicas de mindfulness na sala de aula. Já escutou falar nela? A técnica visa atrair a atenção para o momento presente e já tem sido usada em várias escolas. Reserve dois minutinhos no começo da aula ou durante os intervalos e peça para seus alunos sentarem em uma posição confortável, fecharem os olhos e se concentrarem na própria respiração. Se for a primeira vez que você estiver fazendo, não esqueça de mencionar como a atividade traz benefícios, como melhora da memória e da concentração e diminuição do estresse. Seus pequenos vão valorizar ainda mais a atividade depois de saber disso!
Tente experimentar também dar aulas ao ar livre. O contato com a natureza, como todos sabemos, é notadamente favorável para relaxarmos um pouco. Sair da sala de aula, do ambiente fechado, é uma boa opção não só para quebrar um pouco a rotina, como também para trazer mais tranquilidade para todos. Outra dica é fazer uso desse espaço para se aproximar mais dos seus alunos. Que tal fazer um piquenique no intervalo com todos? O estudante, quando se sente mais próximo do professor, sente-se também mais seguro e confortável com o ambiente escolar.
Mais um conselho: coloque música durante as aulas. Sim, parece um pouco polêmico. Mas, aqui, o objetivo é testar músicas clássicas e relaxantes durante um determinado momento – por exemplo, quando as crianças precisam realizar deveres em sala. Música clássica, além de fortalecer a memória e o aprendizado, também traz sensação de calma. Outros tipos de música, como as mais relaxantes, seguem a mesma linha e nos ajudam a desacelerar e concentrar mais no momento atual.
E você, o que tem feito para acalmar seus pequenos nessa época agitada? =)
Eryka
23/dezembro/2017 @ 14:10
Muito bom essas dicas…já trabalho desta forma e realmente funciona…
Lindinalva Alves da Costa Resende
20/dezembro/2017 @ 09:28
As dicas são importantes e funcionam. Experiência própria.
Concordo quando diz que ambiente sério e fechado gera tensão.
Recomendo a todos os professores promoverem momentos de descontração durante as aula. Os resultados são positivos. Faz bem não somente ao aluno mas também ao professor