Alunos com dificuldades de aprendizagem: como incentivá-los em casa?
Aprender a motivar alunos com dificuldades de aprendizagem é essencial para garantir que todos estejam comprometidos com os estudos. Neste texto, a psicopedagoga Aline Ferro dá dicas para desenvolver esse ânimo dentro de casa!
Estudos apontam que, aproximadamente, 30% da população escolar apresenta dificuldades de aprendizagem. Você sabia disso?
A dificuldade de aprender é uma questão bastante complexa e pode ocorrer por diferentes motivações, sejam elas biológicas, comportamentais, emocionais, pedagógicas, familiares, culturais ou, até mesmo, socioeconômica.
Observar e entender como cada um desses fatores pode influenciar no mau desempenho escolar é o primeiro passo para conseguir solucionar o problema.
Desse modo, pais e professores precisam sempre olhar com atenção as dificuldades que a criança está apresentando e traçar estratégias que podem auxiliá-la a vencer esta barreira.
Pensando nisso, elaborei algumas dicas para os pais que podem auxiliar essa criança:
1 – Mostre interesse nos conteúdos que a criança está estudando e tente trazer tal assunto para prática
Por exemplo: Se a criança está estudando os estados físicos da água, faça experiências em casa que proporcionem o contato direto da criança com a água no estado líquido, gasoso e sólido.
A aparente falta de aplicação prática pode ser muito desmotivadora.
2 – Na hora de resolver um problema apresentado na lição de casa, você pode perder a paciência, em razão da dificuldade do seu filho. Contudo, respire e evite brigas!
Gritar ou colocá-lo de castigo somente o deixará mais inseguro e apavorado quando da realização dos próximos deveres da escola. Compreensão e paciência é tudo nestas horas!
3 – Converse sobre suas dificuldades com seu filho, tente se lembrar de algum conteúdo que também foi difícil para você assimilar
Muitas vezes, conversar sobre nossos problemas e mostrar como foram superados pode ajudar a criança a se sentir mais segura ao enfrentar as próprias barreiras.
Portanto, encoraje-o, demonstre apoio e confiança. E lembre-se sempre que, suas palavras são muito importantes.
4- Aproximar-se das atividades escolares, professores e demais funcionários, ajudará a obter mais informações sobre seu filho, o qual, por via de consequência, dará mais importância aos estudos
Sempre que possível, valorize a escola, elogie os profissionais e o material didático adotado!
5- Cada escola segue um modelo de aprendizagem, entretanto nem sempre a metodologia adotada é compatível com a forma de aprender da criança
Se, mesmo após conversar com a escola, você notar que seu filho não está avançado, mudar de escola pode ser uma alternativa para solucionar o problema.
6 – Busque a ludicidade!
Tente trazer atividades diferentes, ainda que pela utilização de ferramentas tecnológicas para dar apoio ao ensino.
No meu site, compartilho várias ideias que utilizam material reciclado e que podem auxiliar numa aprendizagem mais divertida, significativa e eficaz!
7- Um “empurrãozinho” de um profissional habilitado às vezes é preciso
O psicopedagogo é um profissional especializado que pode ajudar a lidar com as dificuldades do seu filho, pois ele identificará se a origem do problema tem um fundo emocional ou cognitivo.
O profissional também identificará qual é a modalidade de aprendizagem do seu filho e aplicará atividades que, certamente, irão auxiliá-lo.
Não desanime! Sei que pode parecer complicado ajudar crianças que apresentam dificuldades escolares, mas pequenos ajustes, como os citados nesse artigo, já fazem uma grande diferença! Boa sorte!
Aline Ferro é pedagoga, psicopedagoga e mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Desenvolve trabalhos educacionais e psicopedagógicos com a finalidade de ajudar crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Também compartilha dicas de atividades pedagógicas no site www.alineferro.com.br.