Como incentivar seu filho a ler? Inspire-se nas ideias desta mãe!
A pergunta que não quer calar para muitos responsáveis é: como incentivar seu filho a ler?
Essa pode parecer uma pergunta bem complicada de ser respondida, mas te garanto que não é! Trouxemos algumas dicas simples e rápidas, mas eficientes, no processo de incentivo à leitura de seu filho.
Confira a história de Bianca Pintor e sua filha Alice, que participou da Estante Mágica e lançou seu próprio livro, e inspire-se com dicas!
Como incentivar a leitura?
O hábito de ler e escrever é muito importante para o aprendizado de cada criança.
Por isso, estimulá-lo desde cedo é muito importante para o seu desenvolvimento. Dessa forma, as crianças estimulam sua criatividade e sua imaginação, expandindo seus horizontes.
Confira algumas dicas de como incentivar seu filho a ler!
1. Dê o exemplo
Um dos primeiros passos para entender como incentivar seu filho a ler é bem simples: comece sendo você mesmo o exemplo.
Quando a criança tem responsáveis, irmãos, amigos ou outros familiares que gostam de ler, se inspiram nesse exemplo.
E foi dessa forma que Alice começou a ler: como ela é a caçula de 5 filhos, se inspirou em sua irmã mais velha, que tem o hábito de leitura e passou isso adiante.
Além disso, Bianca conta que Alice passou a se interessar pela leitura e pela escrita porque o ambiente dos livros, exposições de arte e museus está presente em sua rotina há muito tempo. Então, se interessou desde pequena!
Por isso, Bianca também leva Alice na Bienal do Livro quando ela ocorre no Rio de Janeiro, para que ela tenha acesso a diversas histórias.
Para a mãe, cada criança é um espelho dos responsáveis e das pessoas que ela convive. Portanto, dar o exemplo é o primeiro passo na procura de como incentivar seu filho a ler.
Leia também: Entenda como incentivar a leitura em casa com pequenas ações
2. Leia para seu filho
Além de ser um leitor por si mesmo, é preciso incentivar a leitura de outras formas.
Que tal incentivar seu filho a ler fazendo leituras em voz alta? Pode ser com histórias antes de dormir, histórias no caminho para a escola, você que decide o melhor horário!
Assim, você não só estimula a criatividade e a imaginação do seu filho, como faz com que se interesse pela leitura.
Isso porque você o acostuma com diferentes sons, apresenta a língua e desenvolve sua atenção e sua concentração.
Como você lê para a criança histórias super interessantes, ela vai querer procurá-las por conta própria. Quanto mais histórias você contar, mais histórias a criança vai querer descobrir. É como se fosse o conto das Mil e Uma Noites.
3. Crie um cantinho para leitura
Não só o hábito é importante no processo de incentivar seu filho a ler. Sabia que o ambiente também importa (e muito)?
Então, é hora de colocar em prática e fazer um cantinho de leitura em casa. E isso depende muito da sua intenção e condições, então não precisa necessariamente criar um do zero!
Você pode usar um já existente, ou seja: pode ser qualquer cômodo ou espaço da sua casa. Por exemplo, pode ser perto do sofá da sala, no cantinho do quarto da criança, na varanda do jardim… são diversas possibilidades!
Dessa forma, a criança desenvolve o hábito de aproveitar um ambiente confortável e aconchegante para ler suas histórias.
Portanto, não precisa economizar esforços para torná-lo ainda mais eficaz. Coloque algumas pequenas estantes com livros infantis, prepare um local confortável para que ela possa se sentar ou deitar, e dê preferência para um cômodo que seja silencioso.
Afinal, a concentração é a chave para o sucesso de como incentivar seu filho a ler. E essa é uma habilidade que precisa ser desenvolvida desde cedo.
Para Bianca, a leitura é muito importante para a imaginação de seu filho.
“A leitura estimula a imaginação da criança, abre horizontes, ensina coisas que ela não aprenderia se não tivesse esse hábito.”
Leia também: Concentração dos alunos anda baixa? Conheça essas atividades!
4. Faça parte da rotina do seu filho
Para tornar a experiência de como incentivar seu filho a ler ainda melhor, é preciso seguir essa dica.
Participar da rotina da criança torna o processo muito mais fácil. Bianca conta que assim que Alice começou a escrever seu livro, na experiência Estante Mágica, chegava da escola todos os dias falando sobre o projeto.
Alice contava sobre o avanço da escrita e dos desenhos que serviriam de ilustrações para o livro. E todos da família demonstraram interesse no que ela contava e a incentivaram a continuar com o projeto.
A família também compareceu ao Evento de Autógrafos realizado na livraria e demonstrou apoio à criança nesse momento tão especial.
Além disso, para complementar o lançamento do livro “A Princesa Bailarina”, a escola solicitou a confecção de uma apresentação da história para toda a turma.
E, claro, essa virou uma tarefa para a família inteira: juntos, criaram um teatro de sombras em casa. Essa tarefa da escola serviu como passatempo para fortalecer seu relacionamento.
Demonstrar interesse e fazer parte da rotina do seu filho funciona como um incentivo a mais para que se dedique à leitura.
Bianca comenta sobre como foi criar o teatro de sombras junto de Alice:
“Foi um processo que durou um final de semana inteiro. Foi muito papel, muita cola, tesoura e muita criatividade. O resultado ficou lindo.”
Conclusão
Agora que você ficou ciente de dicas de como incentivar seu filho a ler, que tal colocá-las em prática?
Faça como Bianca e torne a leitura, a escrita, a imaginação e a criatividade de seu filho uma prioridade!
Assim, a criança vai desenvolver o hábito de leitura de uma forma bem mais natural e dinâmica.
E, dessa forma, seu desenvolvimento e aprendizado serão otimizados.
Seu filho pode viver uma experiência ainda mais real e, ao mesmo tempo, mais mágica.
A Estante Mágica pode mudar o aprendizado e a vida de seu filho, transformando o pequeno em autor do próprio livro e game! Entre em contato com a escola e converse sobre a possibilidade de inscrição.
Saiba mais sobre a gente, nosso propósito e impacto clicando aqui.
Vamos adorar dar asas à imaginação de seu filho! ❤