“Como foi o dia na escola?”: 5 formas criativas de perguntar isso às crianças!
Muitas vezes os pais querem saber como foi o dia dos seus filhos, mas eles podem estar relutantes ou responder apenas com um “tudo certo”. Há outras formas de perguntar como foi o dia na escola para os filhos de forma mais lúdica e proveitosa? Tem, sim!
Para isso, é essencial ter em mente que as crianças nem sempre sabem como oferecer informações sobre o dia, mas respondem quando perguntadas de maneiras diferentes. E como fazer para que a criança fale sobre o seu dia?
Em vez de fazer aquela velha pergunta “Como foi o dia na escola?”, confira cinco maneiras criativas para ficar por dentro do cotidiano escolar do seu pequeno!
1. Lanche, compartilhe, converse
Hora de um lanche da tarde? Ou jantar? Escolha o melhor momento na sua rotina e compartilhe algo engraçado que aconteceu no seu dia e peça para a criança fazer o mesmo.
Isso ajuda o pequeno a aprender as habilidades de conversas, se expressar e a compartilhar suas experiências. E nesse momento descontraído poderá trazer vários aprendizados que teve na escola.
2. Diálogo por meio da arte
Acha que não tem tempo para ouvir? Peça às crianças que desenhem, façam um texto ou construam algo que lhe mostre o que fizeram no seu dia. Os pais e os filhos podem fazer isso juntos ou só a criança, individualmente.
É um momento para estimular a criatividade, trabalhar em conjunto e trocar experiências, assim como transmitir sentimentos e trabalhar suas habilidades socioemocionais.
O que é ótimo também para a compreensão da própria criança sobre seus comportamentos e, consequentemente, construção da sua identidade.
3. Música como forma de interação
As crianças gostam de “momentos de bobeira” com os pais – eles pode cantar perguntas e respostas no carro ao som de músicas que eles conhecem.
Em casa, os pais também podem se utilizar desse método para contar o que fizeram no seu dia e logo depois podem incentivar os filhos a fazerem o mesmo. No momento de descontração, as crianças podem verbalizar coisas riquíssimas sobre a rotina escolar =)
4. Perguntas alternativas, respostas ricas
Os pais não vão querer fazer perguntas muito objetivas e acabar com as respostas do tipo sim/não/talvez/não sei. Pense em perguntas que permitam que a criança dê detalhes.
Certifique-se de que as perguntas não sejam tão genéricas, como o “como foi o dia na escola” ou “o que você fez hoje?”. Algumas sugestões que os pais e responsáveis podem testar são:
– Qual foi a coisa mais engraçada que você ouviu o dia todo?
– Com quem você passou a maior parte do tempo hoje?
– Qual foi a coisa mais legal que você disse a alguém hoje ou que alguém disse a você?
– Conte-me sobre um jogo que você jogou hoje?
– Onde foi o lugar mais divertido que você brincou hoje?
5. O poder da escuta ativa
Além de todas essas dicas para inovar com o clássico “como foi o dia na escola”, é importante ressaltar que tudo isso só dará certo se os pais estiverem realmente dispostos a ouvir e conversar.
E seja o que for que você faça, é legal que alterne as abordagens durante as semanas. A mesma coisa não vai funcionar todos os dias para os pais ou para as próprias crianças.
Dependendo do pequeno, os pais só terão uma chance de fazer uma pergunta ou uma atividade. Então, sente-se e ouça. Dê a criança o espaço e a oportunidade de responder à sua maneira.
Quando a criança tiver respondido, instigue um pouco mais. Às vezes, elas começam a pensar em outras histórias que querem compartilhar com os pais que não tem nada a ver com sua pergunta inicial.
Aprender a postar-se bem na frente dos filhos melhora as habilidades de escuta. Os pais e responsáveis não apenas ouvem as palavras do filho, mas aprendem a prestar atenção ao que está sendo dito e ao que não está e conseguem ajudá-lo melhor no dia a dia.
Isto é quando estar presente entra em jogo. Quando os pais e responsáveis perguntam a criança como foi o dia na escola, este é o momento mais importante para não pensar em qualquer tipo de trabalho ou se distrair com qualquer outra coisa.
Este é o momento para olhar para ela, esperançosamente, com contato visual, observá-la e ouvi-la.
Quando ela responder uma pergunta, fique curioso sobre o que acabou de dizer. Tente responder com solicitações de mais informações, como “Uau! Me conte mais sobre isso!” ou “Isso é tão interessante. Como isso aconteceu?”, ou melhor: “Como isso faz você se sentir?”.
Os pais são as primeiras pessoas com quem os filhos querem compartilhar seus sentimentos. Então, quando o pequeno estiver respondendo às perguntas, observe sua linguagem corporal.
Se seus ombros estão caídos, pergunte a ele por que isso acontece. A criança pode não ter percebido que estava sentada assim, mas nos próximos minutos, ela pode ter uma resposta do porquê.
Ser um bom ouvinte mostra à criança que os pais e responsáveis estão presente e que estão interessados nela. É uma forma não dita de expressar: “Eu me importo com você”.
Sabendo que ela tem esse amor incondicional e preocupação dos pais, a criança tem a sua autoestima aumentada e abre o caminho para uma boa comunicação com os pais em outras fases, como na adolescência e idade adulta.
Quando nem tudo sai como se espera…
Tem crianças que são bem reservadas e tímidas e respondem tudo com “Sim”, “Não”, “Ótimo” ou “Não sei”. Se os pais não conseguirem que seu filho fale sobre o dia dele, não desista!
A dica é falar sobre algo que aconteceu durante o seu dia, sobre algo que você aprendeu ou viu, ou sobre uma lembrança que tem da própria infância.
Mesmo que o foco acabe não sendo especificamente sobre o dia da criança, pais e filhos ainda podem ter uma ótima conversa que os ajude a conhecer quem é o seu filho como pessoa e reforça que o pai e a mãe estão interessados nela e a valoriza.
E esse não é realmente o ponto principal? 😉