Como fazer um bom plano de aula
Benéfico tanto para professor quanto para aluno, o plano de aula é essencial para gerar resultados positivos em sala de aula. Ele faz com que haja uma um crescimento intelectual tanto dos alunos quanto do próprio professor, além de deixar as aulas mais interessantes e dinâmicas. Ao elaborá-lo, é normal que surjam algumas dúvidas. Afinal de contas, o que se deve considerar para fazer um bom plano de aula?
Primeiramente, tenha claro o que os alunos precisam aprender. Quando se tem consciência do que é necessário passar para a classe, fica mais fácil de pesquisar e estruturar todo o conteúdo. Em seguida, considere outros itens, como o que os estudantes já estudaram, as habilidades que serão desenvolvidas, as matérias que serão trabalhadas e as melhores estratégias para elaborá-las.
Para os professores que lidam com diferentes turmas e diferentes idades é interessante organizar suas aulas com calma e com muita pesquisa, para que não haja um desfalque ou acabe priorizando uma determinada turma ao invés da outra. Além disso, pergunte-se sempre: “Será que os objetivos de aprendizagem estão adequados para os meus alunos?”.
Pensando nos objetivos, eles são nada mais do que metas estabelecidas para se alcançar em sala de aula. Mas, antes de tudo, é importante lembrar que, para ter sucesso com planos de aula, o professor saiba o que seus novos alunos já aprenderam. Por isso, realize uma avaliação diagnóstica sobre os conteúdos na primeira semana de aula para que haja um foco certeiro na organização.
Após tal etapa, reflita sobre os objetivos que pretende conquistar. O que espera que os alunos aprendam? Quais habilidades serão desenvolvidas? Depois de ter noção sobre o que você quer passar para a turma, pense na duração. É um conteúdo que vai durar uma aula? Uma semana? Um mês? Ou um período completo?
Com todos esses detalhes programados, a base para um plano de aula eficiente está praticamente montado. Agora é arregaçar as mangas e partir para a segunda etapa do processo: o desenvolvimento.
Pensar essa etapa inclui organizar o passo a passo, que explica quais e como as atividades serão desenvolvidas. Quais estratégias didáticas serão utilizadas, seja por slides, textos, músicas ou debates, e como os alunos serão organizados – individualmente, em duplas ou grupos. Assim como quais recursos irá utilizar (internet, filmes, textos, fotografias, tintas…) e as principais fontes de pesquisa como inspirações para a aula.
Neste momento, é legal pensar em maneiras diferentes de apresentar o conteúdo planejado. Aqui, não tenha medo de inovar! Aderir a novas formas de ensino pode fisgar melhor o aluno durante a aula e também incentivá-lo a buscar a aprendizagem além da sala de aula.
Quer um exemplo de como essa inovação poderia ser feita? Aborde o conteúdo de forma prática, quando possível, para que o estudante veja como ele pode ser visto fora da escola. E preste atenção aos seus alunos individualmente enquanto planeja a aula. Crianças e jovens têm necessidades diferentes e muitas vezes podem apresentar dificuldades em etapas diferentes do aprendizado.
Por isso, na hora de pesquisar o assunto e como abordá-lo, pense com carinho em todos os integrantes da classe. Esse cuidado vai ajudar no crescimento dos alunos e da turma como um todo.
E que tal planejar uma aula que seja interdisciplinar? Mostrar aos estudantes que um conteúdo pode ser visto de diversas maneiras ou servir para vários campos do estudo é outro modo de incentivar o aprendizado. Desperta curiosidade e interesse pelo assunto, tirando um pouco da rotina.
Aulas dinâmicas e com um equilíbrio entre a teoria e a prática são sempre bem-vindas. Quando o aluno consegue ver o ensino escolar sendo aplicado no dia a dia ou tem interesse em levar situações corriqueiras para a sala de aula é sinal de que seu engajamento com o colégio está cada vez maior.
Desta forma, o plano de aula serve também para transformar os estudantes em indivíduos mais engajados com a escola e seu aprendizado. Da mesma maneira que o professor busca sempre a atenção dos alunos, os estudantes também querem aulas mais interessantes.
Assim, um dinamismo na sala de aula pode gerar também a sensação de acolhimento e amadurecimento pelo aluno. Um bom plano de aula é capaz de desenvolver tanto habilidades intelectuais quanto emocionais. E mais: pode aumentar o vínculo do aluno com o professor, a disciplina e até mesmo toda a escola.
Sabendo de todos esses pontos, não se esqueça do mais importante para saber se está no caminho certo: a avaliação. Ela deve estar presente em todos os momentos da aula, pois é como terá o retorno do desempenho do planejamento. É a leitura de como foi a aprendizagem dos alunos, o famoso feedback. Portanto, sempre avalie como os alunos estão recebendo a programação da aula. E questione. Observe e se pergunte sobre todo o processo de aprendizagem.
Como foi o envolvimento e a participação dos alunos? O que deu certo na aula? Compreenderam a proposta da aula? O que eles aprenderam? Quais foram suas reflexões? O que pode melhorar? As estratégias do plano de aula deram conta de desenvolver o tema? O tempo foi suficiente para desenvolver o assunto? O que pode ser aprimorado para outra aula? Quais foram as dificuldades dos alunos? E as facilidades? Houve interação? Despertou interesse durante a aula? Os alunos estavam dispostos a realizar as atividades?
Esses são os questionamentos principais que ajudam (e muito!) a entender se todo o esforço está valendo a pena. E mostra se é necessário alterar algumas coisas e adaptar novas maneiras de trabalhar um conteúdo. É sempre bom lembrar que um plano de aula tem que ser flexível para atender a situações imprevistas e outras necessidades que podem surgir. Por exemplo: uma notícia que repercutiu e trouxe a necessidade de adiantar aquele conteúdo programado para outra semana.
Lembre-se também que uma boa aula é feita de professores dedicados e alunos dispostos a aprender. É um trabalho coletivo. Por isso, converse sempre com os estudantes sobre suas expectativas e disposição para certas atividades e exercícios. Não adianta de nada elaborar um plano de aula em que os alunos não se sintam interessados em participar.
Pronta (a) pra fazer o plano de aula perfeito? ?
Abraços mágicos!
Rosemary Moura
03/agosto/2018 @ 13:24
Sou uma professora frustada, me interessei de ajudar alguns alunos que notei chegarem ao 6º ano e não sabem ler, tentando ajudá-los soube que meus meios são muito antigos, e que hoje as formas se modernizaram e eu fracassaria, daí meu desejo de pedir socorro pra poder dar uma melhor qualidade, fui chamada a dar oficina de letramento, vcs poderiam me ajudar , me indicando planos de aula pra que as metas possam ser atingidas ?
Meire Angela Bertochi Veronese
29/março/2018 @ 16:39
Como sempre a Estante Mágica nos surpreende com sua informações tão úteis e tão práticas.
Esse material será utilizado em nossos HTPC.
Agradeço a oportunidade que nos deram de partilhar conosco suas propostas.