Como escolher a escola ideal para o seu filho?
Escolher a escola para seus filhos é uma tarefa importante e trabalhosa.
Ainda mais se pensarmos que, além das questões educacionais, buscamos, também, facilidade de acesso ou proximidade de casa, colocar irmãos na mesma escola para otimizar tempo de deslocamento etc.
Os pais sabem que as crianças nascem com personalidades distintas, que precisam ser moldadas e adaptadas em seu convívio social.
Por isso existem escolas que se diferem não só em relação às instalações, mas principalmente, em seus alicerces, as chamadas linhas pedagógicas.
E quando os pais chegam ao importante momento de decidir onde seus filhos estudarão, devem pensar em seus valores pessoais, mas também nas características individuais de cada criança.
Sobre a estrutura da escola
Um dos passos importantes no processo de decisão de onde seus filhos vão estudar é conhecer a infra-estrutura da instituição. Aqui estão alguns dos pontos que devem ser observados.
- Observe o tamanho das salas de aula e quantos alunos são admitidos por turma, além da quantidade de professores por classe para a segurança dos alunos.
- Confira se os materiais didáticos utilizados pela escola estimulam a curiosidade e criatividade da criança.
- Saiba se professores e coordenadores dispõem de horários semanais para planejar e avaliar o trabalho em sala de aula, além de participarem frequentemente de cursos de capacitação.
- O mundo muda, a sociedade evolui e a escola deve buscar acompanhar essas mudanças com proposta de ensino que se adequem a estas novas necessidades.
- Observar os trabalhos expostos em murais é importante para saber se a escola apresenta atividades que, além de desafiadoras e interessantes, revelem a oportunidade do aluno de elaborar respostas originais. O mesmo vale para fotos que possam estar expostas. É uma boa oportunidade para saber como é a interação entre os alunos e com os professores.
- Não deixe de visitar a lanchonete para ter certeza de que servem alimentos balanceados e cardápio desenvolvido por uma nutricionista, além de saber qual o tempo reservado para cada refeição. Alimentação saudável não combina com pressa.
- Informe-se sobre a rotina de higiene que a escola estimula antes e depois das refeições.
Os diferentes métodos pedagógicos
Os métodos existentes no Brasil são: Tradicional, Comportamental, Construtivista, Montessoriana e Waldorf.
Para que os pais possam fazer a melhor escolha – aquela que melhor se adapta aos valores e filosofias da família – é importante que os pais conheçam e compreendam a metodologia e as principais linhas educacionais utilizadas nas instituições. Vale lembrar que muitas escolas misturam métodos.
Considerar a personalidade da criança também é muito importante, mesmo que especialistas em educação afirmem que crianças consideradas física e emocionalmente saudáveis se adaptam bem à qualquer escola.
Para crianças que gostam de rotinas, ordenação e são mais metódicas, uma escola Tradicional, por exemplo, pode ser mais fácil para que ela se adapte.
No ensino Tradicional, por exemplo, o aluno é tido como passivo no processo de aprendizagem. Acredita-se na transmissão de conteúdos dos professores para os alunos.
Por outro lado, o Construtivismo (teoria criada por Jean Piaget) parte do princípio de que as crianças são ativas no processo de aprendizagem, construindo seus conhecimentos a partir das experiências vivenciadas no dia a dia e suas descobertas, feitas pelo contato com o mundo e com os objetos.
A teoria Montessoriana (desenvolvida pela médica Maria Montessori) é fundamentada na estimulação da criança por meio da manipulação de objetos.
A própria médica criou o material educativo a partir do qual a criança explora e realiza diversas tarefas (pré-organizadas pelos educadores) de forma livre, gerando, assim, suas aprendizagens.
Aqui vai um breve resumo sobre os métodos pedagógicos para que se tenha uma noção de cada uma e assim, buscar mais informações sobre cada uma e em cada instituição para encontrar a que mais combina com a sua família. Confira!
Escola Tradicional
É a linha mais utilizada no Brasil sendo caracterizada pela posição passiva do aluno e o professor como o detentor do conhecimento a ser transmitido.
O ensino é sistematizado e pouco maleável ou adaptado para as diferenças ou particularidades de cada aluno.
As avaliações são feitas por provas onde o conhecimento transmitido é testado e recebe-se notas ou pontos. Há uma pontuação mínima a ser atingida para que o aluno possa progredir.
Caso ele não atinja esta pontuação é reprovado e fará o curso novamente.
Escola Comportamental
Apesar de bastante similar à Tradicional, nesta linha pedagógica o professor busca trocar com os alunos, estimulando-os a responder perguntas.
A cada resposta o professor faz novas questões de forma a conduzir o aprendiz à realidade.
A avaliação também é através de provas, com notas mínimas a serem atingidas, podendo levar à reprovação caso elas não sejam alcançadas.
Foi posta em prática pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow.
Escola Construtivista
Vista praticamente como a oposição ao método tradicional de ensino, aqui o professor tem o papel de orientador já que o aluno deverá aprender por meio da construção de hipóteses e resolução de problemas de forma o mais autônoma possível.
Na teoria de base da filosofia, não há provas, mas uma avaliação constante, ao longo de todo o ano. Porém, algumas escolas aplicam provas como as da Escola Tradicional.
new RDStationForms(‘newsletter-blog-cta-6e6f002db0743c857d7a-html’, ‘UA-60633310-10’).createForm();
Este método pedagógico foi criado por Jean Piaget, biólogo, psicólogo e epistemólogo suíço.
Escola Montessoriana
Partindo do princípio de que a criança precisa de experiências concretas para chegar à abstração assimilando assim o conhecimento, as salas de aula apresentam uma série de materiais para serem explorados.
Os alunos podem escolher as atividades que serão realizadas ao longo do dia, mas devem cumprir um programa obrigatório ao longo do ano.
Assim, o professor aqui também tem o papel de facilitador, conduzindo o processo escolar.
As avaliações podem variar de uma instituição para outra podendo ser feita através de provas ou por avaliações de empenho e interesse do aluno.
O método foi desenvolvido por Maria Montessori, educadora, médica e pedagoga italiana.
Escola Waldorf
Neste método, a criança tem o mesmo professor e turma ao longo do ensino fundamental.
O aprendizado é individualizado considerando o tempo de cada criança para o seu desenvolvimento físico, intelectual e espiritual.
Além das matérias tradicionais, aulas como de jardinagem, música, marcenaria e teatro fazem parte do currículo e os interesses e questionamentos das crianças são muito respeitados.
Relatórios descritivos avaliam os conhecimentos e aptidões desenvolvidos ao longo do ano. Se o professor notar dificuldade de adaptação a família pode ser aconselhada a mudar a criança de turma ou até de escola.
Esta pedagogia foi criada pelo austríaco Rudolph Steiner, filósofo, educador, artista e esoterista.
Escola Freiriana
Aspectos culturais, sociais e humanos são a base desta linha pedagógica.
Nesta linha, a felicidade e realização pessoal são os principais objetivos, diferente da ideia de buscar uma formação profissional.
Considerando que o conhecimento só tem sentido quando pode ser aplicado de forma a transformar o mundo externo e interno do aluno, a forma de educar deve ser diferente em cada ambiente de inserção social dos alunos.
Assim, uma criança do campo deverá ser educada de forma diferente da que vive na cidade, por exemplo.
As crianças em escolas deste tipo são avaliadas de forma contínua ao longo do processo educacional.
Esse método pedagógico é baseado nos ideias para a alfabetização de Paulo Freire, educador, pedagogo e filósofo brasileiro.
E você, já sabe qual o método de ensino que mais combina com o estilo e os valores da sua família?
Cynthia Jacques é diretora da KIDS in, mãe da Luiza, boadrasta do Felipe e do Mateus, tia do Phill, madrinha do Gui, tia de um monte de criança maneira, ex-professora de ballet e sapateado, além de fonoaudióloga.
4 obras que explicam desenvolvimento infantil! - KIDS in - Guia Infantil - Maternidade - Bebês - Crianças
23/julho/2018 @ 10:29
[…] uma estreia por aqui! Agora a Estante Mágica e a KIDS in são parceiras e você poderá ver conteúdo da KIDS in no blog da Estante Mágica e colunistas da Estante Mágica aqui no portal KIDS in. Então prepare a pipoca e vem conferir este […]