Como elaborar o Projeto Político Pedagógico da sua escola?
Começo de ano letivo é um bom momento para definir e atualizar as diretrizes escolares. Uma delas é o Projeto Político Pedagógico. Saiba como construir este importante documento da sua instituição!
Elaborar o Projeto Político Pedagógico é extremamente importante para um bom planejamento e avaliação da escola.
Por conter tantas informações relevantes, o documento é uma espécie de “bússola” que orienta a tomada de decisão de membros das equipes gestora e pedagógica.
Além disso, o PPP é uma identidade escolar essencial para atrair novas matrículas.
Por isso, é muito importante pensar a sua estrutura e como planejá-lo. Certas estratégias facilitam a preparação, a revisão e o acesso da equipe ao documento.
Confira algumas delas:
• Defina a missão da escola
Para responder qual a missão da escola, deve-se fazer perguntas do tipo: “O que queremos oferecer aos nossos alunos?”.
Com isso, a escola terá noção do conjunto dos valores nos quais acredita e das aspirações que tem em relação à aprendizagem dos alunos.
Saber sua missão é definir a identidade da instituição e a direção na qual ela vai caminhar.
Se um dos objetivos é formar indivíduos críticos e autônomos, por exemplo, a escola saberá que deve investir na gestão participativa e em projetos em que todos os segmentos tenham voz e assumam responsabilidades.
• Descreva a comunidade que deseja atingir
Assim como saber qual é a sua missão ajuda e definir a identidade da escola, saber a quem irá atender também é extremamente importante.
Por isso, realize um breve histórico da comunidade e da fundação da escola e um levantamento detalhado sobre as condições social, econômica e cultural das famílias.
Tudo isso oferece informações para que a instituição elabore as diretrizes pedagógicas e defina a maneira pela qual vai se relacionar e se comunicar com a comunidade.
• Levante dados sobre aprendizagem
Dados sobre aprendizagem são informações quantitativas sobre matrículas, aprovação, reprovação, evasão, distorção idade/série, transferências e resultados de avaliações.
A instituição encontra esses dados nos quadros de aprovação, reprovação e movimentação de alunos preparados para enviar ao Ministério da Educação (MEC) e à Secretaria de Educação, nos relatórios das avaliações externas e nas avaliações internas.
Estes dados compõem um retrato da aprendizagem na escola e permitem medir a qualidade do ensino.
Com eles a escola é capaz de entender problemas e melhorias que devem ser solucionadas.
• Analise a participação das famílias
Como sabemos, a participação das famílias dos alunos é essencial para garantir uma aprendizagem bem-sucedida.
Por isso, definir como os pais podem contribuir com os projetos da instituição e participar das tomadas de decisões é um dos passos cruciais de como elaborar o Projeto Político Pedagógico da escola.
A integração das famílias no processo pedagógico é garantida tanto pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), como pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Desta forma, cada projeto deve prever um tipo de participação (entrevista com os pais, ajuda na pesquisa etc.).
E, para planejar projetos eficazes, é preciso levar em conta a comunidade que deseja atingir para analisar a viabilidade das propostas.
• Apresente os recursos da escola
Antes de planejar projetos, a escola deve saber o que é capaz de oferecer com os seus recursos.
Para isso, é essencial conter no documento a descrição da estrutura física da escola (prédios, salas, equipamentos, mobiliários e espaços livres), dos recursos humanos (composição da equipe, qualificação e horas de trabalho), financeiros e pedagógicos.
Recorra aos inventários, pois eles deixam explícitas as condições do espaço que a escola dispõe para desenvolver os projetos.
Os documentos também apresentam dados como a formação atual da equipe, as necessidades de capacitação e o quanto a instituição está disponível para reformas, cursos etc.
Para obter todas essas informações é preciso fazer um levantamento de campo detalhado a respeito de cada uma das áreas.
Isso pode ser feito por meio da secretaria da escola, que pode ajudar na coleta de dados sobre os funcionários (quantos são, o que fazem e a formação que têm).
• Estabeleça as diretrizes pedagógicas
Depois de definir a identidade da escola, quem deseja atender e o que pode oferecer, chegou o momento de dizer como.
As diretrizes pedagógicas formam o currículo da escola e descrevem os conteúdos e os objetivos de ensino, as metas de aprendizagem e a forma de avaliação, por série ou ciclo e por disciplina.
É baseado nelas que a equipe formula planos para implantar programas e projetos e produz indicadores sobre o impacto das ações (avaliações escolares, pesquisa de satisfação e outras métricas).
As estratégias devem ser mantidas ou reformuladas de acordo com os objetivos da escola.
Para outras referências sobre como elaborar o Projeto Político Pedagógico, a escola pode coletar dados de aprendizagem da própria instituição e nos referenciais curriculares de Secretarias estaduais e municipais.
Pode, também, recorrer aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) à Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
• Estruture planos de ação de projetos
Depois de estabelecer as diretrizes pedagógicas, o próximo passo é listar de forma completa todas as ações e os projetos institucionais da escola para o ano letivo.
Com base em tudo o que foi pesquisado e estudado nas etapas anteriores do PPP, neste ponto deve-se estabelecer o que será feito, na prática, para beneficiar os processos de aprendizagem dos alunos.
A pergunta que deve ser respondida neste tópico é: “O que faremos para atingir os objetivos definidos inicialmente?”.
A escola pode se inspirar em projetos que deram certo em anos anteriores ou em outras unidades com as mesmas necessidades de ensino.
Também pode se basear em livros de didáticas específicas, em experiências de novos professores e novas tendências educacionais.
Quando todos abraçam o Projeto Político Pedagógico como algo realmente grandioso para a instituição, a comunidade e o aluno, os benefícios são notáveis em todas estas esferas.
Esse resultado é ainda mais evidente com a BNCC, que renova a educação brasileira.
E você? Como elaborou o Projeto Político Pedagógico da sua escola? Compartilhe nos comentários =)