Por que alfabetizar através de poemas é eficaz
Já pensou em sair um pouco do convencional e alfabetizar seus alunos com poemas? Se analisarmos bem, esse gênero literário faz muito com muito pouco. Cada palavra, marca de pontuação e rima (ou falta dela) são ótimas para facilitar o aprendizado. Com exemplos simples e clássicos da literatura brasileira, seus pequenos têm a chance de aprender de forma mais divertida. Ler e escrever poemas é uma excelente estratégia para alfabetizar seus alunos! Vamos entender o motivo? 😉
Poema aumenta a aquisição da linguagem e desenvolve habilidades de escrita
Embora nem todas os poemas rimem, eles são excelentes para ajudar os alunos a desenvolverem habilidades linguísticas iniciais. Rimar aumenta a consciência dos fonemas, que são essencialmente os sons que compõem as palavras.
Poemas também podem ajudar os alunos a desenvolverem uma consciência de ortografia e fonética. Ouvir o texto lida em voz alta – os sons literais das palavras – ajuda os alunos a entenderem seus significados. Isso os leva a compreender a linguagem, uma vez que uma expressão oral e escrita permite que os alunos entendam melhor a língua portuguesa em geral.
O foco em palavras individuais na poesia oferece aos pequenos a oportunidades para refinar suas habilidades de linguagem oral e escrita, algo que torna o alfabetizar um processo mais eficaz. Isso, consequentemente, resulta em um maior desempenho acadêmico no futuro. Algo bem parecido com as marchinhas de carnaval, lembram? 😉
Como o poema presta especial atenção à pontuação, os alunos aprendem a considerar cuidadosamente a construção de sentenças. Usar pontuação para obter um efeito também dá mais significado do que um conjunto de regras que devem ser seguidas. Quando isso acontece, os alunos começam a considerar a gramática como uma escolha retórica, o que, em última análise, ajuda a aplicar as regras da linguagem de forma eficaz e estilística.
Este é um trabalho que rende diversas aulas e em cada uma o professor pode abordar uma estratégia diferente. Apresente os poemas impressos, explore os recursos da escrita e oralidade dos textos. Faça rodas de leitura e peça para cada um ler um pedaço. Deixe que cada aluno leia no seu tempo e perceba os elementos da poema.
São atividades bem dinâmicas e leves, que podem estimular ainda mais o aluno a se alfabetizar de forma mais divertida – além de buscar por si próprio o contato com novos textos literários.
Alfabetizar alunos com poemas te dá a chance de transformá-los em escritores
Estudar poema permite que os alunos se envolvam com ela como um modo de expressão, dando-lhes novas oportunidades para ilustrar seus conhecimentos. Os alunos podem escrever poesias na tentativa de demonstrar sua compreensão de um assunto, criando, assim, conexões novas e exclusivas.
Estimule que os alunos criem suas poesias em duplas ou grupos maiores. Peça para que eles escolham temas e desenvolvam da forma que se sentirem mais à vontade. É hora de deixar a criatividade fluir!
Hipertextos baseados em poesia também podem ser adotados como uma opção de atividade. Sabe aquelas poesias que o professor apresentou no início do projeto? Incentive que os alunos desenhem, pintem, façam corte e colagem de suas interpretações do texto. É importante para estimular a criatividade e a associação das palavras com os objetos físicos e abstratos.
Após toda a produção dos textos, recolha os materiais que surgem em cada aula e guarde para montar um livro de poemas da turma. Eles podem, posteriormente, fazer apresentações orais dos textos. Esse uso do poema ajuda os alunos a se engajarem, através de atividades que peçam que eles elaborem, criem e finalizem seus projetos.
Enquanto esse gênero é muitas vezes pensada como algo só estudado nas disciplinas de língua portuguesa, por exemplo, múltiplas matérias podem adotá-la como uma ferramenta pedagógica. Disciplinas como história podem permitir aos alunos ler ou escrever poesia, a fim de desenvolver uma melhor compreensão dos eventos ou também mostrar sua compreensão sobre o tempo estudado.
Estudar poema estimula o pensamento crítico
O poema é mais do que apenas as palavras na página. O próprio gênero invoca múltiplas interpretações. Para entender um poema, os alunos devem se engajar em pensamentos críticos e estabelecer conexões com outros gêneros literários. Estudar um poema conectado a um tempo ou lugar específico pode ajudar os alunos a ver situações históricas ou eventos culturais através de uma nova ótica.
O poema é muitas vezes vista como difícil de entender, e de certa forma isso pode ser verdade. Mas, a chave está em saber fazer da experiência da leitura de um poema algo encantador. Tanto para professores e alunos, ensinar e escrever esse tipo de texto é uma ferramenta poderosa para entender a linguagem, desenvolver suas habilidades de fala e escrita e se conectar a eventos culturais ou históricos.
Importante reforçar: a criatividade estimulada na alfabetização através da poesia é algo precioso! Os alunos se tornam mais expressivos e aplicam seus novos conhecimentos em outros ambientes, carregando os ensinamentos da escola para sua vida social, por exemplo. É um exercício prático a ser desenvolvido aos poucos e que trará grandes resultados para os aprendizes.
Lembre sempre o quão importante é trazer para a sala de aula atividades dinâmicas e que despertem o interesse dos alunos. E além disso, essa é uma tarefa que pode ser expandida para os lares de cada estudante. Ao lado dos pais, eles podem desenvolver novas aptidões e aplicar seus conhecimentos, deixando-os mais confiantes com seu crescimento pedagógico.
Então, vamos todos recorrer a Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes, Cecília Meirelles e Cora Coralina como novas inspirações? Vamos alfabetizar os pequenos de forma poética? ?
check essays
08/janeiro/2019 @ 21:54
Writing poems helps students expand their vocabulary and reinforce their grammar knowledge. The writing develops a creative approach to the presentation of thoughts. Students feel like writers.
Helena Basso Salomão
05/março/2018 @ 19:40
Sim!!! É uma prática excelente. Os resultados aparecem logo. Para dar um ar de brincadeira, também é possível pedir que tragam adereços para usarem ao lerem os poemas. Eles adoram! José Paulo Paes, Elias José também são ótimas sugestões.
Abraços mágicos a todos,
Professora Helena.