Carnaval e escola: dicas para estimular a leitura infantil nas férias
Texto originalmente publicado em 09/02/2018 e atualizado em 20/01/2026
Estão chegando dias de muita folia, fantasia e brincadeiras para as crianças. E, além da festa, o Carnaval também pode ser uma excelente oportunidade para explorar novas atividades culturais.
Assim como o cinema, o teatro e outros programas educativos são opções de lazer, os livros também podem e devem fazer parte desse momento.
O recesso quebra a rotina, abre espaço para novas experiências e cria um cenário favorável para aproximar as crianças da leitura de forma leve e prazerosa. Mais do que manter um hábito, esse período pode ajudar a fortalecer o vínculo afetivo com os livros.
Nesse texto separamos algumas dicas práticas para aproximar seus alunos do hábito da leitura, confira!
Por que o recesso é uma boa oportunidade para fortalecer o hábito da leitura
Durante o ano letivo, a leitura muitas vezes aparece associada a tarefas, avaliações e obrigações.
Já no recesso, especialmente quando falamos da relação entre carnaval e escola, ela pode ganhar outro significado: o de escolha, curiosidade e descoberta.
A literatura na infância contribui para o desenvolvimento da linguagem, é dessa forma que amplia o repertório cultural, estimula a criatividade e fortalece habilidades cognitivas e emocionais.
Quando a leitura é apresentada desde cedo, inclusive antes dos cinco ano, as chances de se tornar um hábito ao longo da vida são muito maiores.
Por isso, ao pensar nessas atividades, vale priorizar estratégias mais livres, lúdicas e afetivas.
Atividades lúdicas que aproximam as crianças dos livros
Propor atividades educativas durante o esse feriado pode parecer desafiador à primeira vista. No entanto, há muitas formas simples de integrar carnaval e escola sem perder o clima de diversão.
Que tal relacionar livros a filmes e animações? Essa poder ser uma boa estratégia!
Isso porque, assistir a histórias conhecidas e, depois, apresentar o livro original ajuda as crianças a perceberem diferentes formas de narrativa, comparando personagens, cenários e enredos.
Precisa de outra sugestão? Incentivamos a iniciativa de levar a turma para conhecer bibliotecas e livrarias.
Esses espaços ajudam a familiarizar as crianças com o universo dos livros e, muitas vezes, oferecem atividades especiais para o público infantil, como contação de histórias e oficinas criativas.

Como usar a tecnologia para estimular a leitura infantil
Pense sempre na tecnologia como sua aliada quando falamos de carnaval e escola!
O interesse pela leitura pode ser ampliado com a ajuda da mesma através de e-books. Muitas editoras disponibilizam parte dos exemplares publicados e atividades lúdicas sobre os títulos. Há também os livros em que seu enredo é contado por áudios, os audiobooks.
A narração da história ajuda aqueles que ainda não sabem ler e estimula a imaginação, pois a criança terá de criar a cena na sua mente.
Isso gera, posteriormente, interessantes atividades para os pequenos. Que tal incentivá-los a desenhar um pedaço da história? Ou a recontá-las? Ou até mesmo a encená-las?
É um exercício livre e que pode ser feito junto aos pais, a fim de deixar as crianças mais à vontade e desinibida. E canais do Youtube sobre literatura também são muito úteis.
A linguagem informal pode aproximar os jovens dos livros e a buscar novas experiências literárias. Bem como grupos de leitura e a testar novos gêneros.
Criatividade em ação: quando a criança vira autora da própria história
Que tal ter uma atividade diferente para casa? Professores podem pensar em uma tarefa bem divertida para a criançada durante o carnaval.
Algo bem simples, mas de grande estímulo à leitura!
Por exemplo: peça aos alunos que construam uma história sobre o que fizeram nos dias de recesso. Pode ser um texto escrito, um desenho, uma pintura ou em corte e colagem.
A ideia é ambientá-los com a estrutura da narrativa. Desta forma, indique que busquem exemplos em outros livros, dando acesso ao contato direto com o produto.
Esse é um exercício que pais e responsáveis também podem se envolver, deixando a criança mais estimulada a fazer o livro.
Deixe-a bem à vontade para optar pela forma como vai querer se expressar. O conceito da atividade é deixar o pequeno desenvolver sua afinidade com a leitura, escrita e oralidade.
Histórias, contos e personagens para entrar no clima do Carnaval
Para aproximar a criança de uma data festiva é muito interessante que ela busque referência nos livros.
Por isso, proponha ler histórias sobre contos folclóricos brasileiros e apresente novos personagens. Afinal, Há uma variedade de histórias, livros e peças de teatro que podem servir como novas referências literárias para os pequenos.
Para os menores, busque associar desenhos animados, por exemplo, que retratem as narrativas, para que a compreensão seja mais fácil.
Novamente a importância dos clássicos literários infantis vem à tona, seja pela facilidade de achar os livros ou por ter uma familiaridade comum entre as próprias crianças.
A identificação é um atrativo para a mesma, que aos poucos reconhece os personagens e suas histórias.
Diferentes gêneros literários para motivar os alunos
Já pensou em apresentar quadrinhos e/ou HQ’s para os pequenos?
Além de oferecer uma leitura simples, os quadrinhos são livros bastante visuais, o que chama a atenção de toda criança e tira aquele sentimento de atividade “chata” logo de cara.
E mais: eles são a isca perfeita para fisgar o leitor mais relutante. Por entregar elementos literários diferentes do tradicional, os HQ’s fornecem uma refeição visual.
É um grande atrativo para os estudantes do século XXI, oferecendo uma plataforma textual menos intimidante. Há também livros em que a criança se torna coautora, sendo responsável por montar parte da narrativa da história.
Isso acontece com livros que são estruturados como quebra-cabeças e com aqueles em que a criança pode completar parte do texto com adesivos e fotos.
Sendo assim, reconhecer que há vários métodos para aproximar os pequenos dos livros é dever de todos.
Seja professor(a), pais, responsáveis etc. Vale lembrar que a leitura é um processo da alfabetização e aproximar as crianças em todas as oportunidades que tiver será um grande prêmio no seu crescimento.
E ah! Um ressalvo também em relação aos pais: lembre-se que eles são inspirações para os seus filhos e o gosto pelos livros pode partir deles. Se a criança vê o pai ou a mãe lendo, o estímulo para criar o mesmo hábito será muito maior.
O papel da família e da escola na construção de leitores
Mais do que ações pontuais, o incentivo à leitura deve ser contínuo.
Afinal, quando família e escola caminham juntas, o carnaval e escola deixam de ser apenas um momento isolado e passam a fazer parte de um processo maior de formação de leitores, no qual a leitura acompanha a criança ao longo do ano, e não apenas em datas específicas.
Ler junto, conversar sobre histórias e trocar impressões fortalece o vínculo afetivo com os livros. Além de estimular o senso crítico, a escuta e a troca de ideias desde cedo.
Além disso, o exemplo dos adultos continua sendo um dos maiores incentivos: quando a criança vê pais e responsáveis lendo, a chance de criar o mesmo hábito aumenta significativamente e de forma natural.
Quer transformar o Carnaval em uma experiência de leitura ainda mais significativa na escola?
Conheça a Estante Mágica, um projeto 100% gratuito que transforma alunos em autores de seus próprios livros!
E mais do que isso, que também fortalece o vínculo com a leitura enquanto envolve famílias e educadores em uma jornada criativa, afetiva e cheia de sentido.
Clique no banner abaixo, conheça a Estante Mágica e leve essa experiência para sua escola!

Então vamos arregaçar as mangas e mergulhar nos livros com a criançada! Prontos para fazer da leitura algo essencial no dia a dia? 🙂
