Captação de alunos: como aumentar com o marketing de conteúdo
Como aumentar a captação de alunos com o marketing de conteúdo? Entenda neste texto!
O fim de ano chegou e os investimentos em divulgação das instituições de ensino aumentam junto com a procura de pais e estudantes.
Com tantas escolas e faculdades disputando pela atenção dos seus futuros clientes, como uma instituição pode se destacar na captação de alunos?
Nesse texto, iremos abordar uma estratégia de marketing praticada por 7 em cada 10 empresas do Brasil. Essa prática vai ajudar a captar novos clientes no período de matrículas e em todas as épocas do ano.
O nome dessa estratégia se chama Marketing de Conteúdo, conheça e saiba como aplicar de forma prática a seguir.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é baseado em criar conteúdo relevante para sua audiência. Ou seja, que prenda atenção do público e responda suas dúvidas sobre um determinado assunto.
À medida que uma pessoa consome seu conteúdo, isso faz com que ela se sinta engajada e convicta o suficiente para uma tomada de decisão.
E esse é seu objetivo quando alguém estiver à procura da melhor instituição de ensino para se matricular: encontrar a sua.
Com tantas pessoas buscando por respostas e novas informações, as empresas que conseguem responder essas dúvidas de forma magistral não só conseguem captar o interesse mas também a confiança e desejo de compra dessas pessoas.
Criar conteúdo para atrair futuros clientes não é uma estratégia nova, mas graças à internet a disseminação dessa técnica aumentou bastante.
Frequentemente, preparar algum tipo de conteúdo digital tem custo baixo e um poder de alcance muito grande. Por isso, o marketing de conteúdo se popularizou tanto na rede.
Segundo diversas pesquisas, mais de 90% das pessoas recorrem à internet para responder a maior parte dos seus questionamentos relacionados à compra.
E isso inclui dúvidas importantes relacionadas à educação dos filhos ou qual faculdade escolher.
Estar presente na internet irá lhe ajudar a melhorar a captação de alunos.
Exemplos de Marketing de Conteúdo
É possível criar conteúdos em diferentes formatos, de acordo com o perfil do público e os objetivos. Confira alguns dos formatos mais comuns e eficazes:
- Artigos de blog: Ideais para responder dúvidas frequentes e posicionar a instituição como uma referência no setor educacional.
- Vídeos: São atraentes e engajam facilmente, sendo perfeitos para redes sociais e sites.
- Podcasts: Uma opção para públicos que preferem consumir conteúdo de áudio, possibilitando abordar temas de interesse de forma mais aprofundada.
- Webinars: Ótimos para transmitir conhecimento e criar uma interação ao vivo com potenciais estudantes e familiares.
- E-books: Funciona bem para assuntos mais detalhados, ajudando a capturar leads (potenciais clientes) que se interessam pelo conteúdo.
- Infográficos: Perfeitos para conteúdos visuais, resumindo informações de forma rápida e atraente.
- Fotos e áudios: Conteúdos mais dinâmicos e interativos, que podem complementar estratégias visuais ou auditivas.
Escolher a melhor combinação de formatos depende de fatores como o perfil do público-alvo, o objetivo da campanha e o orçamento disponível.
Em instituições de ensino, por exemplo, conteúdos que reforçam a experiência educacional, como vídeos de projetos ou infográficos sobre benefícios do método de ensino, tendem a engajar e atrair novos alunos.
Vale a pena investir em conteúdo para captação de alunos?
Independente do tipo de negócio já valeria muito a pena investir nesse tipo de estratégia, visto que ele tem uma capacidade muito grande de chamar atenção das pessoas.
E além disso, é uma forma de criar autoridade e reconhecimento de marca. Mas considerando a realidade do mercado educacional, usar esse tipo de Marketing é indispensável.
Alguns resultados que a sua escola pode se obter ao usá-la:
- Captar mais alunos e aumentar o número de matrículas na sua escola;
- Capacitar os estudantes sobre quais são as informações eles devem buscar para estudar na hora que estiverem em casa, assim como incentivá-los a dar o seu melhor durante as aulas e virem mais preparados para o ensino;
- Educar os pais sobre quais pontos devem ser avaliados na hora de escolher uma instituição que será parte do dia-a-dia do seu filho.
- Mostrar aos responsáveis como eles podem participar de forma mais ativa no processo de aprendizado dos jovens.
O papel da instituição de ensino é educar as pessoas e isso pode ser iniciado desde o Marketing com a criação de conteúdo. O que por sinal irá reforçar a qualidade do ensino desde o início.
5 passos para começar a praticar o Marketing de Conteúdo
Provavelmente você já deve ter entendido o que é marketing de conteúdo e qual a sua importância no mundo de hoje, mas como aplicá-lo de forma prática?
Listamos cinco etapas que irão lhe ajudar a tirar essa ideia do papel e aumentar a captação de alunos. Continue lendo e descubra!
1. Entenda as características do seu comprador
Primeiramente, precisamos reforçar que o Marketing de conteúdo funciona a partir da extrema conexão com o seu cliente. Afinal, não adianta criar conteúdo se o seu futuro cliente não tiver interesse em consumi-lo.
Por isso, é muito importante buscar entender de forma profunda o seu público. Ou seja, sendo os estudantes, os pais ou os tomadores de decisão, todos precisam ser estudados e mapeados.
Uma boa dica é criar um documento que oficialize as características dos seus futuros clientes. Esse documento é popularmente denominado como ‘Persona’.
A persona é um personagem semi-fictício que descreve características dos potenciais clientes ou influenciadores de suas decisões.
Com ela teremos informações relevantes como atributos, interesses, desafios e motivações do seu consumidor.
É possível conseguir essas informações através de pesquisas, conversas e leitura de materiais relacionados com o tema. Outra forma também conhecida acontece através do consumo do conteúdo que seus concorrentes produzem.
O importante aqui é: saiba quem você quer atrair e saiba o que gera essa atração.
2. Planeje e documente sua estratégia
É muito comum no mundo empresarial, principalmente pelas escolas que estão começando, que a criação de conteúdo seja realizada sem uma documentação necessária.
Uma dica muito importante é justamente fazer o contrário. Planejar e documentar é fundamental para que a estratégia seja executada de forma inteligente e com propósito.
Começar a escrever sem realizar um mínimo de planejamento não irá permitir que a qualidade do conteúdo seja relevante para o futuro comprador.
Assim como não documentar fará com que você se perca no futuro com vários textos escritos de forma separada e sem conexão.
Para documentar e planejar sua estratégia recomendamos que você use um calendário editorial. Ou seja, siga uma ordem de temas que serão produzidos e suas respectivas datas de lançamento para divulgação.
Lembre-se que nesse ponto, você já sabe os interesses do seu próximo cliente. Por isso, aproveite esse conhecimento para mapear temas que são relevantes para ele e crie um calendário.
Isso irá facilitar muito na hora de organizar e produzir seu conteúdo.
3. Comece a produzir conteúdo
Agora que você pesquisou e entendeu seu público, planejou e começou a fazer todas as suas ideias, o próximo passo é colocar a mão na massa e produzir conteúdo.
Estamos usando o exemplo do marketing de conteúdo escrito, pois ele tem um investimento baixo e pode alcançar muitos resultados.
Na hora de escrever textos, faça com que eles sejam claros e na linguagem da sua persona. Faça bem feito! Escreva com consistência e qualidade, esse é o segredo do sucesso nessa metodologia.
Nunca se esqueça que a qualidade é um reflexo do seu produto, principalmente quando pensamos no público escolar e universitário. O mínimo que é esperado é uma escrita de alta qualidade e sem erros ortográficos.
Uma boa dica é começar a divulgar seus textos no blog da sua instituição, mas nunca se esqueça de divulgar o conteúdo de todas as formas possíveis. Use de forma estratégica as redes sociais e outros canais disponíveis.
Aproveite, principalmente, da internet e da sua facilidade de viralização para que mais pessoas conheçam sua marca.
Outro ponto que não podemos esquecer de dar atenção ao SEO (Search Engine Optimization), que significa “otimização de mecanismos de busca”.
Esse termo se refere a um conjunto de técnicas necessárias para que seu conteúdo seja melhor ranqueado na internet.
Recomendamos a pesquisa dessas técnicas para conseguir uma performance melhor na internet e ajudar na captação de alunos.
4. Mensure os resultados
O próximo passo é mensurar os efeitos das ações feitas. Afinal, de nada adianta planejar e executar e não ter uma análise detalhada para identificar pontos de melhoria e desenvolvimento.
Acredite, sempre é possível encontrar o que melhorar.
Por mais que seu conteúdo seja feito com excelência, sempre é possível encontrar novos assuntos.
Não irão faltar novas formas de abordar os temas propostos e principalmente, de construir uma linguagem que convença o seu leitor a virar um cliente.
Especialmente no mundo digital, é possível mensurar vários dados e tirar diversas ideias do que deve ser feito.
Algumas ferramentas de análise que podem ser utilizadas são: Google Analytics, Facebook Insights, Ferramentas de E-mail Marketing e outras.
Verifique quantas pessoas leram os seus textos e quanto tempo eles ficaram nas páginas para saber se estão de fato lendo.
Saiba quantas páginas foram lidas e principalmente se elas estão se engajando a ponto de buscar um contato comercial. Esse é um bom começo!
5. Aproveite o potencial da Estante Mágica
Uma das formas inovadoras de enriquecer o marketing de conteúdo para a captação de novos alunos é aproveitar iniciativas que envolvam ativamente os estudantes e suas famílias.
A experiência literária da Estante Mágica é um excelente exemplo disso. Esse projeto 100% gratuito dá às crianças a oportunidade de escreverem seus próprios livros e desenvolverem habilidades de leitura e escrita.
Ao transformar os participantes em autores de suas próprias histórias, a vivência engaja e encanta, reforçando a qualidade do ensino oferecido pela instituição.
Ao fazer parte da Estante Mágica, você proporciona uma experiência única e marcante, e permite aos alunos desenvolverem criatividade e autoconfiança.
Essa experiência torna-se uma vitrine poderosa para atrair novos clientes e fidelizar os já matriculados. Afinal, ela demonstra o comprometimento da escola em oferecer uma educação diferenciada, voltada ao desenvolvimento integral das crianças.
Além disso, as histórias publicadas podem ser compartilhadas nas redes sociais da instituição, servindo como uma forma autêntica de marketing de conteúdo.
As famílias ficam orgulhosas e tendem a compartilhar as obras, aumentando o alcance da marca. Essa é uma forma diferente e estratégica de destacar a sua instituição de ensino entre tantas outras.
Conclusão
Em resumo, com certeza, o marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para captar alunos. E isso pode ser feito com a criação de materiais que sejam do interesse de sua persona e logo conquistando sua confiança.
Mas para otimizar essa estratégia é essencial que a instituição de ensino tenha um sistema de gestão escolar atualizado. E mais do que isso, que seja totalmente preparado para receber o alto volume de matrículas.
A AIX Sistemas, por exemplo, atua há mais de 27 anos desenvolvendo softwares de gestão escolar e utilizando essa tecnologia a favor de educadores e estudantes.