Bett Educar 2019: o que um gestor escolar precisa saber sobre o evento
Saiba quais foram os principais debates relacionados à gestão escolar que ocorreram na Bett Educar 2019, o maior evento de educação e tecnologia do ano!
“Construindo a Educação de que o Brasil Precisa” foi o tema da Bett Educar 2019.
O evento, maior de educação e tecnologia do Brasil, aconteceu entre 14 e 17 de maio e teve como eixos centrais a formação de professores, inclusão, práticas de sala de aula, gestão e BNCC e a Reforma do Ensino Médio.
A Estante Mágica, maior projeto de incentivo à leitura do Brasil, esteve na Bett Educar e trouxe um resumo dos principais assuntos abordados no Congresso relacionados à gestão escolar.
Fique de olho 😉
Educação socioemocional
Os educadores já têm conhecimento de que não é só a parte cognitiva que deve ser trabalhada nas escolas.
Uma formação integral compreende o ser humano em sua totalidade – o que leva em conta, necessariamente, as emoções. Estas impactam diretamente a aprendizagem do aluno.
Portanto, as chamadas competências socioecmocionais não são novidade.
Já havia na educação a ideia de formação integral, o papel do afeto na aprendizagem, a necessidade de saber se relacionar com o outro… o que as competências socioemocionais mencionadas pela BNCC fizeram foi sistematizar todo esse debate.
Hoje, escolas do mundo inteiro estão investindo nessas competências para garantir uma maior eficiência do sistema educacional em garantir a aprendizagem dos estudantes.
E empresas têm ajudado as instituições nessa tarefa.
Na Bett Educar 2019, diversos expositores, como a Escola da Inteligência e o programa Bene, oferecem apoio direto ao desenvolvimento das competências socioemocionais.
Há também projetos que, ainda que não tenham como foco principal essa temática, ajudam bastante a educação socioemocional dos alunos.
É o caso da própria Estante Mágica, cujo projeto gratuito permite que o estudante se expresse através de imagens e palavras ao criar o próprio livro.
Tal ato proporciona autoconhecimento e autonomia, o que estimula emocionalmente o estudante em sala de aula.
Na sua escola, como você tem incentivado essas competências?
A importância de uma gestão escolar humanizada
Por falar em educação socioemocional, um ponto muito importante foi levantado durante as palestras: a importância de uma gestão escolar humanizada para que uma escola obtenha bons resultados.
Para que uma equipe pedagógica sinta-se motivada e transfira tal motivação para os alunos, em sala de aula, é fundamental que os gestores cumpram seu papel de líderes.
E um bom líder motiva os seus colaboradores.
Nos dias atuais, o gestor escolar trabalhar em um ambiente com forte demanda criativa, onde a imaginação e as metodologias ativas predominam, dando protagonismo ao aluno.
Isso, sem dúvida, é um desafio aos gestores que têm uma formação mais tradicional, pouco aberta à tamanha horizontalidade. E como formá-los para essa nova realidade?
Na Bett Educar, Miguel Thompson, diretor geral do Instituto Singularidades, contou que acredita no estímulo à diversidade:
“Gestores fazem gestão a partir de diferentes pontos de vista. Tudo é integrado, então a cabeça tem que ser menos hierárquica, mais horizontal. Gestor tem que ser muito estudioso e gostar de gente”, afirma.
Aprendizagem criativa
Na linha das metodologias ativas e da cultura maker, a aprendizagem criativa parte do princípio de que “as crianças aprendem melhor quando estão ativamente construindo algo que seja significativo para elas”.
Mas o que, de fato, compõe uma aprendizagem criativa?
Em palestra na Bett Educar, Rita Junqueira e Simone Kubric, coordenadores de projetos do Instituto Catalistador, explicaram que há uma estrutura guiada por 4 ps:
Projetos: A ideia de inserir projetos na dinâmica pedagógica parte-se do princípio de que o aprendizado é melhor quando há mão na massa;
Parceria: O conceito de parceria, aqui, refere-se à ideia de que o aprendizado é mais frutífero quando inserido em um contexto social
Paixão: Para garantir a mão na massa, é necessário que haja engajamento dos estudantes. E é a paixão que determina um real interesse no que está sendo feito;
Pensar brincando: Ideia de trazer o lúdico para o processo do aprendizado para que este gere sensação de prazer, igual à que as crianças têm quando estão entretidas em uma brincadeira.
As rodas de leitura, por exemplo, ao inserir a criança em micromundos, gera narrativas. Essas narrativas criam um terreno propício à aprendizagem criativa.
Na sua escola, seu planejamento pedagógico tem levado em conta essa metodologia?
A formação de professores no século 21
Com tanta inovação e as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, como fica a formação de professores?
Na palestra “O professor da escola dos novos tempos”, a diretora da Escola Brasileira de Professores (EBRAP), Guiomar Namo de Mello, explicou o que é necessário um docente saber hoje, segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Veja os 3 tópicos principais listados pela OCDE:
1) Competências para aprender e inovar
– Criatividade e inovação;
– Pensamento crítico e solução de problemas;
– Comunicação e colaboração;
2) Competências de comunicação, mídia e tecnologia
– Letramento digital;
– Letramento de mídia;
– Letramento das TCIs
3) Competências para a vida e o trabalho
– Flexibilidade e adaptabilidade;
– Iniciativa e autodireção;
– Liderança e responsabilidade;
– Resiliência
E o que pode levar o professor a ter essas características?
As evidências mostradas por Guiomar apontam como caminhos a aprendizagem baseada em projetos, os projetos interdisciplinares e a relação teoria-prática desde o 1º dia do curso de pedagogia.
O que se espera é a prática como componente curricular, o que já está em discussão no Brasil.
Balanço geral | Bett Educar 2019
A Bett Educar 2019 trouxe a emergência das tecnologias a favor do aprendizado e a necessidade de se repensar a formação de professores e o método de ensino tradicional.
O papel do gestor escolar, nesse contexto, é aproveitar essas novidades para otimizar mais o processo de ensino-aprendizagem.
Isso passa, necessariamente, por uma gestão mais humana, empática, capaz de motivar os professores e demais atores da comunidade escolar.
E você? Já desenvolve essas tendências na sua escola? Compartilhe com a gente =)