8 atividades criativas inspiradas na Copa da Mundo!
A Copa do Mundo 2018 começa na próxima semana na Rússia e nada melhor do que aproveitar o evento como uma oportunidade de aprendizagem bem divertida! Preparar atividades criativas que ensinem a diversidade cultural e englobam ensinamentos didáticos e pedagógicos pode ser uma ótima maneira de planejar algumas aulas deste mês.
Pensando nisso, o que seus alunos podem aprender a partir do futebol? Muita coisa! Além de ser ótimo o incentivo ao esporte, o tema rende atividades criativas em sala de aula que envolvem disciplinas como geografia, linguagem, matemática, arte, além de estimular as habilidades emocionais (como resiliência e espírito de equipe).
Por isso, confira alguma ideias bem dinâmicas e interessantes para envolver seus alunos com a competição esportiva e novos ensinamentos! ?
Conhecendo a Rússia
Antes de tudo, que tal imergir os alunos na cultura russa? Faça-os conhecer o país com curiosidades divertidas.
Prepare um mapa Mundi e peça que localizem e pintem a Rússia no mapa para que eles saibam onde se encontra o país e seu tamanho.
Depois acrescente uma pesquisa sobre a língua oficial, as comidas típicas, o clima local, as músicas e muito mais. É uma ótima forma de iniciar um plano de aula especial para o assunto.
Explorando a geografia
Com 32 equipes de todo o mundo participando, a Copa do Mundo é uma oportunidade perfeita para criar lições divertidas de geografia.
Com a educação infantil, as atividades de colorir são uma ótima maneira de fazer com que elas se interessem pelo evento esportivo enquanto aprendem geografia básica.
Outra opção é montar um livro de desenho para os alunos, no qual cada página é dedicada a um país com contornos da bandeira e outros símbolos nacionais a serem coloridos.
Por exemplo: para o Japão pode-se apostar nas cores da bandeira, um prato de sushi, uma cerejeira e uma gueixa, talvez. Exemplos que representam uma nação e de fácil identificação para os pequenos.
Fazendo arte com as bandeiras
Dê a cada aluno uma folha A5 e um palito. A ideia é que cada aluno replique do seu modo as bandeiras de uma seleção participante da atual Copa do Mundo.
Coloque exemplos de cada bandeira ou imprima as páginas para colorir para que os alunos tenham muitos exemplos e mais facilidade. Forneça muitos marcadores e lápis de cor, é hora de fazer arte! ?
Na parte de trás da bandeira, os estudantes podem escrever a população, a capital e um fato interessante relacionado ao futebol.
Quando os alunos terminarem suas bandeiras, eles devem colá-los nos palitos. As bandeiras podem ser coladas nas laterais das carteiras durante a aula ou deixa-las penduradas na celebração da Copa do Mundo.
Resolvendo problemas matemáticos
Aulas de matemática podem ser mais interessantes se o professor criar problemas temáticos da Copa do Mundo. Mesmo aprimorando apenas alguns exercícios básicos de multiplicação, podem deixar os alunos animados.
Exemplos de perguntas podem incluir: “Se as equipes são divididas em 8 grupos, e cada grupo tem 4 equipes, quantas equipes são no total?”.
Ou “Se houver 11 jogadores em cada equipe e 32 equipes no total, quantos jogadores estão lá em toda a Copa?”. Use e abuse de exemplos de seleções, jogadores, gols e outras informações para propor soluções de problemas para os alunos, de acordo com sua idade e ano de ensino.
Para os mais pequenos ou em fase de alfabetização, os educadores podem apostar em atividades criativas de comparação, como quais seleções tem os números maiores de gols, e soma e subtração.
Para ficar ainda mais divertido, pode-se planejar montar ou levar uma réplica de uma campo de futebol e quantos jogadores estão presentes no jogo.
Geometria da Copa
Estádios, a bola, bandeiras, faixas… muitas das coisas que envolvem a Copa do Mundo podem ser usadas como maneiras de apresentar ou reforçar a compreensão dos alunos quanto às formas geométricas.
O professor pode dar a cada aluno uma cesta com várias formas e pedir para montar, um por vez, um dos exemplos: “Quais formas são encontradas na bola de futebol? E na bandeira do Brasil? E do Japão?”.
Se os papéis forem coloridos ajuda ainda mais a empolgação das crianças e a correspondência a cada imagem solicitada.
Reforçando os trabalhos em grupo
Assim como para ganhar uma partida de futebol é necessário um bom trabalho em equipe, os alunos devem perceber que a mesma atitude pode ser adaptada para a sala de aula.
O professor pode sugerir um exercício em que cada um de um grupo seja responsável por uma etapa e assim mostrará para as crianças como é importante saber confiar, ajudar e parabenizar o colega.
Como sugestão, o educador pode aplicar uma tarefa como pedir para cada aluno de uma equipe trazer um material reciclado para montar um objeto relacionado à Copa ou juntos escrever um relatório sobre uma seleção e curiosidades sobre o país.
Estimule os alunos a escreverem um livro
Que tal inspirar os alunos a criarem um livro sobre a copa do Mundo? O professor pode pedir para cada estudante inventar uma história que se passe durante o evento. É a hora de deixar a criatividade rolar solta!
Eles podem inventar personagens, jogadores ou o professor pode sugerir também um sorteio e cada um escreve sobre um país diferente. ?
Outra ideia também é preencher o cantinho da leitura esse mês com diversos livros sobre futebol para a criançada. Livros como Maluquinho por Futebol, de Ziraldo, Um gol de placa, de Pedro Bandeira e Café com Leite, de Ilan Brenman são ótimas pedidas, pois tratam de assuntos como a importância do trabalho em equipe, determinação e como meninas também devem participar do esporte.
Bingo!
Uma excelente maneira de ensinar brincando é utilizar a premissa do bingo e adaptá-la em atividades criativas para as crianças.
Desta vez, o professor pode dar uma cartela para cada aluno com as bandeiras e os nomes dos países. Para os menores, as cartelas podem ter apenas as letras iniciais de cada nome.
É um exercício simples e que vai envolver bastantes os alunos com a dinâmica. Com uma simples brincadeira, eles sairão com informações sobre as seleções, conhecimento de novos países e diferentes culturas.
Essa pode ser uma atividade aliada a outras citadas acima, que complementarão a proposta pedagógica.
Quer um roteiro para explorar ainda mais a Copa do Mundo na sua escola? Baixe, gratuitamente, o nosso projeto pedagógico sobre esse tema clicando abaixo 🙂
Maria Helena Cunha de Andrade Silva
11/julho/2018 @ 15:11
Gostei muito das atividades propostas que poderemos adaptá-las para séries mais adiantadas. Acredito que essas ideias auxiliam bastante os professores de todas as séries. Abraços
VAI QUE É TUA, PROFESSOR! | Appai
25/junho/2018 @ 15:04
[…] blog Estante Mágica traz oito atividades criativas inspiradas na Copa do Mundo: conhecendo a Rússia (mapa-múndi), […]
maria do carmo de souza silva
12/junho/2018 @ 21:55
Excelente trabalho.Parabéns!!!
Amanda Mary
11/junho/2018 @ 12:24
Boa tarde!
Gostaria de parabenizar o (a) idealizador (a) do projeto Estante Mágica! Como professora achei o máximo as propostas de atividades e, como mãe, digo: a minha filha amaria toda esta dinamicidade de aprendizado.
Parabéns!
Atenciosamente,
Mrs Amanda Mary
Professora de Português
Bright Bee Escola Bilíngue