5 dicas para acolher novos alunos no retorno às aulas
Uma das preocupações dos professores para o início do ano letivo é saber como receber seus alunos. E isso se repete no retorno às aulas no meio do ano, com novos estudantes à vista!
Este pode acabar sendo um desafio, pois no meio do ano, ao contrário do começo, as classes já estão estabelecidas e enturmadas. Mas, há caminhos eficazes para acolher um aluno novato no meio do ano letivo e conseguir sucesso no gerenciamento da sala de aula.
Aqui estão algumas dicas:
1. Apresente a sala de aula: planeje uma festa de boas-vindas
Uma ótima maneira de receber um novo aluno de braços abertos é fazer uma festa de boas-vindas. Peça aos alunos que criem um banner de “boas-vindas” e pendure-o na sala de aula.
Em seguida, peça a cada aluno que escreva ao aluno novo uma carta pessoal contando um pouco sobre eles, a escola e o que eles têm feito até agora na sala de aula.
O professor pode criar um livro da turma, com fotos e o nome de todos para ajudar o novo aluno a conhecer melhor.
Na festa de boas-vindas, o professor também pode planejar um jogo para que toda a turma possa conhecê-lo, algo parecido com as atividades realizadas no primeiro dia de aula.
Uma forma divertida de quebrar o gelo é realizar a dinâmica de “conversar com o colega”. Cada aluno escreve uma pergunta e tem apenas alguns segundos para encontrar um colega, fazer a pergunta e anotá-la.
Então, os estudantes trocam os cartões. Isso continua até que todos tenham perguntado a cada um da turma a mesma pergunta e recebido uma resposta.
Uma festa de boas-vindas é uma ótima maneira de mostrar ao novo aluno que a sala de aula é uma atmosfera segura, calorosa e amorosa. Também mostra que, quando entram em sala de aula, há um senso de comunidade.
2. Faça um “Kit de Sobrevivência Estudantil”
Para o próprio professor conhecer melhor o seu novo estudante e orientá-lo, ele pode criar um kit de sobrevivência do aluno. Esse kit pode incluir rotinas, procedimentos, regras de convivência e qualquer papelada que ele possa precisar.
O docente também pode adicionar algumas coisas divertidas, como novos lápis, borrachas, notas adesivas, uma lição de casa dinâmica ou qualquer outra coisa divertida que ajude o aluno a se sentir bem-vindo.
Se as habilidades socioemocionais são trabalhadas de alguma forma específica com a turma, é legal que o professor também o inclua imediatamente no processo. Isso pode ser feito recomendando ao aluno a realização de um diário, por exemplo.
3. Atribua um mentor-amigo aos alunos
Outra estratégia muito eficaz é atribuir ao novo aluno no retorno às aulas um mentor de turma. Ou melhor: um mentor-amigo, algum aluno que irá não só apresentar a escola, como também o acolherá na chegada à instituição.
Há muito o que saber quando você entra em uma nova escola, e ao designar um mentor para o estudante, os professores estarão tirando alguma pressão do aluno para que ele possa facilitar sua nova rotina e conhecer melhor os outros colegas de classe.
O trabalho do mentor-amigo do aluno é mostrar ao novo estudante as rotinas e os procedimentos da sala de aula, ajudá-lo a conhecer a escola, os funcionários e colegas, além de enturmá-lo nas recreações.
4. Mergulhe de volta no trabalho escolar
Mesmo que o professor tenha um novo aluno na sala de aula, isso não significa que ele tenha que parar tudo e mudar o que normalmente faria naquela semana.
Após a sua festa de boas-vindas, e depois de atribuir ao novo aluno um mentor de turma, volte imediatamente para onde parou. Uma das preocupações do professor é a possibilidade do novo aluno não entender o que está acontecendo.
Mas para que esse processo de adaptação seja mais tranquilo, coloque o mentor do aluno no assento ao lado dele para ajudá-lo a se envolver.
O docente também tem que lembrar que tem cerca de 20 outros estudantes para lidar, então é importante tentar manter as coisas o melhor possível e com o mínimo de interrupções durante a aula – até mesmo para o novato não se sentir intimidado com muita atenção.
5. Estenda a mão para os pais
Não só o aluno novato precisa se familiarizar com as expectativas e ritmo da classe, mas também com os pais. Entre em contato com os pais para que eles conheçam os detalhes da sua sala de aula. Mantenha as linhas de comunicação abertas.
É extremamente importante que a escola construa uma relação de confiança e oportunidades para um bom diálogo, além de reuniões formais e recados.
Aproximar os pais e responsáveis do ambiente escolar é necessário para deixar o processo mais positivo.
Além disso, para o retorno às aulas também é bom para relembrar o que se pode melhorar na comunicação com os pais dos seus alunos no geral.
Lembre-se de que o novo aluno precisará de um período de ajuste. Levará algum tempo para se acostumarem ao novo ambiente. Mas há maneiras, como as sugeridas, que podem facilitar todo o processo.
Assumir um novo aluno no meio do ano não é fácil, mas também não é tão difícil. Com um pouco de trabalho de preparação, depois de algumas semanas, o aluno provavelmente sentirá que esteve na escola durante todo o ano.
As salas de aula devem ser espaços seguros para os alunos aprenderem novas lições, compartilharem seus pensamentos e compreenderem o mundo ao seu redor.
Isso pode ser um desafio para os novos alunos na volta às aulas, mas é essencial para o seu crescimento acadêmico e pessoal, além de se sentirem incluídos e valorizados.
Ter um novo aluno na sua sala de aula é um bom momento para os seus alunos se tornarem líderes, acolhendo e fazendo amizade com o novo estudante.
Também é um bom momento para pausar e avaliar como a turma está se saindo socialmente e desenvolvendo a coletividade.
E você, quais estratégias usa para receber novos alunos nessa época do ano?