Alunos e escola: Saiba como os alunos veem sua instituição de ensino!
Texto originalmente publicado em 28/02/18 e atualizado em 01/08/24.
Já parou para pensar em como os alunos enxergam a escola e sobre as mudanças que gostariam de ver? A relação entre alunos e escola é crucial para o desenvolvimento de um ambiente educacional saudável e eficaz.
A percepção dos estudantes ao identificar problemas e sugerir soluções é extremamente valiosa para a educação. Todos os alunos devem ser ouvidos e ter a chance de se expressar. Porém, sabemos que ainda há muita dificuldade para exercer tal comunicação.
E é aí que mora uma das fraquezas do sistema escolar: não escutar os seus alunos. Vamos, então, mudar tal perspectiva? Neste texto vamos falar sobre a importância desse tema e sobre seu contexto. Confira!
A importância de dar voz aos alunos no ambiente escolar
Para um bom aproveitamento escolar, é preciso que todos tenham um papel importante. Nesse sentido, é muito importante dar voz para os estudantes.
Eles são o ponto crucial para conseguir realizar uma reforma educacional de qualidade. Por isso, todos da equipe pedagógica devem escutar, cada vez mais, os seus alunos.
Além disso, ao dar voz aos alunos, não apenas se promove um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, mas também se cria um senso de responsabilidade compartilhada no processo educacional.
Quando os estudantes se sentem ouvidos e valorizados, estão mais propensos a se engajar ativamente em suas próprias aprendizagens. E por consequência, no ambiente escolar como um todo.
Estratégias para incentivar o feedback dos alunos
O fato de incentivá-los a avaliar suas escolas, a examinar a educação, a fornecer feedback sobre o que veem e a sugerir formas de resolver os problemas é um dos exemplos de como alcançar melhorias pedagógicas.
Ao conversar com as crianças e os jovens, o professor e coordenador podem ter uma imagem muito boa do que funciona e do que não progride em sua educação. Além de entender o que os envolve e os motiva, e o que atrapalha.
Ao serem encorajados a expressar suas opiniões, os alunos não apenas influenciam diretamente nas políticas e práticas escolares, mas também desenvolvem habilidades de comunicação e pensamento crítico.
E essas são habilidades essenciais para seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Ao conversar com as crianças e os jovens, o professor e coordenador não apenas obtém insights sobre o funcionamento da educação, mas também cultivam um ambiente de confiança e abertura.
Esta troca de ideias não só revela aspectos do sistema educacional que podem ser melhorados, mas também fortalece o relacionamento entre alunos e educadores. O que promove um ambiente escolar mais colaborativo e inclusivo.
Adicionalmente, essas interações devem ser vistas como parte de um processo contínuo de engajamento com os alunos.
Ao incorporar regularmente o feedback dos alunos nas decisões educacionais, os gestores escolares podem adaptar currículos. Além dos métodos de ensino e políticas escolares para melhor atender às necessidades e expectativas dos estudantes.
Isso não apenas melhora a qualidade do ensino oferecido, mas também cria um senso de propriedade compartilhada e responsabilidade dentro da comunidade escolar. Um ambiente onde todos os membros se sentem valorizados e ouvidos.
Engajamento dos alunos e escola
Refletir sobre a experiência educacional do aluno é essencial para criar um ambiente de aprendizagem mais eficaz e acolhedor. Conversar com alunos de diferentes níveis e históricos pode fornecer insights valiosos para aprimorar o processo educacional.
É legal também conversar com alunos de anos superiores ou que já se formaram. Eles são ótimas fontes de aprendizado quanto ao que, em retrospectiva, foi produtivo, alcançado ou não funcionou para a turma.
Para saber como o aluno se sente na escola, uma sugestão é apostar em uma tarefa em sala de aula.
Procure saber sobre as experiências na escola e suas percepções de si mesmos como aprendizes. Busque o que eles gostam e não gostam, e sobre fatores fora da escola que impactaram sua aprendizagem.
Ao fazer essas perguntas, o professor estará construindo um relacionamento com seus alunos.
Sente com eles e realize uma avaliação sobre a disciplina, o desenvolvimento do ensino e suas expectativas.
Sempre pergunte sobre o andamento da aula, examine, esclareça e, muitas vezes, expresse simpatia. Isso pode ser feito com experiências compartilhadas na escola ou fora dela.
Deixe que o aluno se sinta como parte da escola. Fala com que ele tenha a sensação de que ele também faz a diferença.
Afinal de contas, o estudante tem papel primordial de um bom funcionamento pedagógico, ao lado dos professores. Um trabalho coletivo e com boa comunicação que atende a todas as necessidades geradas.
Sendo assim, para colocar em prática, pense no que pode-se fazer para melhorar a participação dos alunos na escola. Planeje o que você pode perguntar aos seus alunos. O que você quer saber?
Exemplos de perguntas para engajar os alunos
Explorar as perspectivas dos alunos através de perguntas reflexivas é fundamental para promover um ambiente educacional inclusivo e eficaz.
Confira as opções a seguir:
- Conte-me sobre um(a) professor(a) que você realmente gostou e o que ele/ela fez que você apreciou.
- O que você acha que faz um professor “bom”?
- Descreva a atividade mais interessante que você já fez na escola.
- Qual é a disciplina mais desafiadora para você? Por quê?
- Se eu notar que você não está seguindo um dos nossos acordos de sala de aula, como você gostaria que eu o informasse?
- Em uma escala de 1 a 5, quanto você gosta de ler? (1: não, 2: um pouco / às vezes, 3: a maior parte do tempo, 4: gosto de ler, 5: amo ler)
- Em uma escala de 1 a 5, como você avaliaria suas habilidades de leitura? (1: Eu sou um leitor ruim, 2: Eu não sou um bom leitor, 3: Eu sou um leitor regular, 4: Eu sou um bom leitor, 5: Eu sou um ótimo leitor)
- O que você leu no ano passado na escola ou fora da escola?
- Quem você conhece que gosta de ler?
- Fora da escola, quem o apoia mais quanto aos estudos?
- Para quem você quer que eu conte quando você vai muito bem na escola?
- Conte-me sobre o que você gosta de fazer no fim de semana.
- Qual é o seu artista favorito?
- Conte-me sobre algo que você ama fazer que não tem nada a ver com a escola.
- Se você realizar três sonhos, quais seriam eles?
- O que você quer de diferente na sua sala de aula?
Valorizando a participação dos alunos: estratégias adicionais
Apenas perguntando esses tipos de questões, os professores podem criar uma cultura de sala de aula onde a voz do aluno é valorizada. Ou seja, uma cultura onde os alunos sentem que suas necessidades serão atendidas e começam a confiar em seu professor.
Podemos pensar também em outras 4 sugestões sobre como os educadores podem encorajar e utilizar as vozes dos alunos.
Aqui estão algumas opções que vão além de simplesmente receberem um feedback:
Sugestão 1 – Formação de grupos de representantes de estudantes
O mais fácil é criar um pequeno grupo de representantes de estudantes em todas as aulas para servir de conselho consultivo ao professor.
Eles podem representar todos os alunos e, através de reuniões diretas ou de diálogo on-line, se envolver com o professor no processo contínuo de melhoria da classe.
Esses grupos podem discutir problemas, sugerir melhorias e ajudar a implementar mudanças. E assim, garantir que a voz dos alunos seja ouvida regularmente.
Sugestão 2 – Integração de unidades de educação no currículo escolar
A segunda sugestão é construir uma unidade de educação no currículo de estudos sociais do ensino médio, por exemplo.
A proposta é realizar um exame aprofundado da própria escola. Isso inclui seu currículo, instrução, políticas comportamentais, corpo estudantil e como as decisões foram tomadas.
Este exame pode incluir entrevistas com alunos, pais, professores e administradores, além de análises de dados escolares.
O objetivo é identificar pontos fortes e áreas que precisam de melhorias, envolvendo os alunos em cada etapa do processo.
Sugestão 3 – Projetos de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)
A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma abordagem onde os alunos trabalham ativamente em resolver problemas do mundo real.
Os professores podem criar projetos que incentivem os alunos a investigar, colaborar e apresentar soluções para questões relevantes.
Isso não só promove o envolvimento dos alunos, mas também permite que suas vozes sejam ouvidas na abordagem e nas soluções propostas.
Sugestão 4 – Fóruns de discussão e debate estruturado
Que tal organizar fóruns regulares de discussão e debates estruturados em sala de aula? Essa pode ser uma maneira eficaz de incentivar os alunos a expressarem suas opiniões e argumentar suas ideias.
Os professores podem estabelecer regras claras para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar e serem ouvidos.
Isso não apenas promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação e pensamento crítico, mas também demonstra aos alunos que suas contribuições são valorizadas.
Os fóruns podem ser realizados semanalmente ou mensalmente, e podem focar em temas relevantes para a escola ou a sociedade.
A importância de dar protagonismo ao aluno
A relação entre alunos e escola vai além de uma simples transferência de conhecimento.
Quando os alunos são vistos como protagonistas em seu processo de aprendizagem, eles se tornam mais engajados, motivados e responsáveis por seu próprio desenvolvimento.
Dar protagonismo ao aluno significa escutar ativamente suas ideias e percepções, permitindo que suas vozes influenciem diretamente as práticas e políticas educacionais.
Ao valorizar o que o aluno pensa, a escola cria um ambiente onde a comunicação é aberta e as sugestões dos estudantes são levadas em consideração.
Isso não só promove um senso de pertencimento e respeito, mas também encoraja os alunos a desenvolverem habilidades críticas. Por exemplo, a resolução de problemas, o pensamento crítico e a colaboração.
Não consegue pensar em como fazer isso?
Uma maneira eficaz de promover o protagonismo do aluno é através de projetos que incentivem a criatividade e a expressão pessoal.
A Estante Mágica, por exemplo, é uma experiência literária que permite que os alunos escrevam e publiquem seus próprios livros. E o melhor, de forma 100% gratuita!
Essa iniciativa não apenas dá aos alunos a oportunidade de explorar sua imaginação e habilidades de escrita, mas também valida suas experiências e perspectivas ao verem suas obras publicadas e reconhecidas.
Estante Mágica no currículo escolar pode transformar a dinâmica entre alunos e escola.
Afinal, ao oferecer uma vivência onde os estudantes podem compartilhar suas histórias e ideias, a escola demonstra que valoriza e acredita no potencial de cada aluno.
E além disso, essa prática reforça a importância de dar voz aos alunos e de criar um ambiente educacional que seja verdadeiramente inclusivo e participativo.=
Ferramentas tecnológicas para facilitar a comunicação entre alunos e escola
A tecnologia tem desempenhado um papel crescente na educação, oferecendo novas maneiras de conectar alunos, professores e administradores.
Plataformas digitais, aplicativos de comunicação e outras ferramentas tecnológicas podem ser extremamente eficazes para facilitar o diálogo e a participação ativa dos alunos na vida escolar.
Por exemplo, plataformas de aprendizado online e aplicativos de feedback podem permitir que os alunos compartilhem suas opiniões e sugestões de forma anônima e segura.
Isso é particularmente útil para estudantes que podem se sentir desconfortáveis ao expressar suas opiniões em um ambiente público.
Sendo assim, essas ferramentas podem ajudar os professores a coletar dados sobre o desempenho e o engajamento dos alunos, permitindo ajustes rápidos e eficazes nas práticas de ensino.
Outra aplicação da tecnologia é o uso de fóruns e comunidades online onde os alunos podem discutir temas relevantes, bem como compartilhar recursos e colaborar em projetos.
Essas plataformas não apenas promovem a aprendizagem colaborativa, mas também criam um senso de comunidade entre os estudantes.
Além disso, as redes sociais e aplicativos de mensagens podem ser utilizados para manter os alunos informados sobre eventos escolares, mudanças no currículo e outras atualizações importantes.
Portanto, garantem que todos estejam na mesma página e ajuda a construir uma cultura escolar mais conectada e informada.
Ao integrar essas ferramentas tecnológicas no ambiente escolar, a escola não apenas melhora a comunicação, mas também se adapta às necessidades e preferências dos alunos de hoje, que estão cada vez mais conectados digitalmente.
Conclusão
Em resumo, escutar ativamente os alunos e integrá-los no processo de construção do ambiente escolar não é apenas benéfico, mas essencial para promover um ambiente de aprendizagem estimulante.
E além disso, inclusivo e orientado para o sucesso de todos os estudantes.
Por isso, é tão importante pensar em como implementar estratégias como a criação de grupos de representantes. Além é claro, dos projetos de aprendizagem baseada em problemas e fóruns de discussão.
É por meio dessas ações que os educadores podem garantir que as vozes dos alunos e escola sejam ouvidas e valorizadas no ambiente escolar.
Isso não só fortalece o vínculo entre alunos e escola, mas também capacita os alunos a se tornarem agentes ativos em sua própria educação.
Portanto, que tal começar hoje mesmo a perguntar, escutar e debater com seus alunos para construir juntos uma escola melhor para todos?
E você, como faz para conhecer seus alunos? 😉
Rute Pantoja
02/julho/2018 @ 07:35
Perfeito. Dicas excelentes. Como é bom ver o aluno participar desse processo de desconstrução e construção na Escola.
SANDRA REGINA DE AGUIAR GENNARI
07/junho/2018 @ 12:02
Ótima matéria adorei as dicas, claro que o aluno sempre será a parte mais importante de uma instituição.
Adriana
28/fevereiro/2018 @ 18:04
Amei as dicas