Alfabetização e Letramento: qual a diferença?
A alfabetização é um dos pilares da educação básica, mas você sabe a diferença dela para o letramento? Escutamos Mara Mansani, uma das maiores alfabetizadoras do Brasil, para esclarecer cada um dos conceitos. Confira!
Alfabetização e letramento caminham lado a lado. Porém, por escutarmos mais sobre a alfabetização, costumamos considerar o outro conceito como algo separado ou distinto.
Para esclarecer cada uma das definições, convidamos quem entende: Mara Mansani, uma das maiores alfabetizadoras do Brasil e colunista da Nova Escola.
Ela nos explicou que, com a alfabetização, a pessoa aprende a decodificar as letras, formar as palavras e assim, dar um sentido a elas.
Já o letramento é o uso que se faz das práticas de linguagem no nosso dia a dia e o seu uso social. Essas práticas, que dizem respeito à linguagem, leitura, escrita e oralidade, são trabalhadas de forma sistematizada na alfabetização.
Por exemplo: uma criança que compreende uma história através de imagens ou até mesmo, entende os funcionamentos de um smartphone, está aplicando o seu letramento.
Justamente por terem aplicações complementares, quando a criança tem o letramento avançado, ou seja, quando seus conhecimentos de mundo são bem desenvolvidos, alfabetizá-la fica fácil.
“Para mim, alfabetizar não é só aprender a codificar o sistema de escrita da língua portuguesa. É aprender a ler, escrever e fazer bom uso disso na sua vida, que entra no letramento”, conta Mara.
Por isso, é muito importante que o indivíduo seja letrado, para que ele possa ter um pensamento crítico e social a partir da sua própria alfabetização.
Antes, o pequeno tinha apenas contato com figuras e com ações e durante a alfabetização, ela tem a oportunidade de interagir com a leitura também.
Mara diz que a escola se confunde muito com o conceito de alfabetização, pois acabam tratando o aprendizado dela como um exercício para a escola e não para a vida.
Ao ser alfabetizada, a criança acelera o seu letramento, pois adquire uma nova relação ao “ler” o mundo. Os conceitos acabam se complementando para dar sentido ao que ela passa a conhecer.
Então, quando trata-se de alfabetização e letramento, eles fazem parte do mesmo processo.
Uma questão fundamental que Mara cita é o entendimento dos períodos de duração de cada conceito.
Comumente, a alfabetização é entendida como finalizada a partir do momento em que o aluno consegue o domínio de um sistema linguístico e o utiliza para ler e escrever.
E, geralmente, o uso do letramento é entendido como uma fase posterior ao da alfabetização, quando deveria ser tratado como um processo que evolui ao mesmo tempo. Para Mara, alfabetização e letramento duram a vida toda.
“O letramento começa antes da alfabetização, porque nós vivemos em um mundo letrado. As crianças, quando entram na escola, já têm acesso a esse mundo todo”, Mara explica.
Quando alfabetização e letramento se juntam, a criança deixa de apenas saber codificar e decodificar a escrita, ela passa a ser introduzida nas funções sociais de leitura e escrita.
Com isso, o letramento ajuda no desenvolvimento das habilidades de uso da leitura e da escrita no contexto social e cultural em que a pessoa está inserida.
Mara comenta que, hoje, vivemos em um mundo multiletrado e, com o acesso à internet, por exemplo, surgem outras necessidades do uso da língua.
Então, o processo de alfabetização continua, pois é preciso aprender de outros jeitos.
A partir disso, atenta-se ao significado para a criança estar alfabetizando e o uso que ela faz da língua. Por esse motivo, os dois processos não podem ser desassociados.
“Não se alfabetiza sem letrar, porque o letramento é o uso do que se aprende na alfabetização”, explica Mara.
Ou seja, a entrada da criança no aprendizado da escrita se dá ao mesmo tempo por meio de dois processos.
O da alfabetização, com a aprendizagem do sistema convencional de escrita.
E o do letramento, com o desenvolvimento de competências de uso desse sistema nas práticas sociais que envolvem a linguagem escrita e leitura.
Unir a noção do letramento ao processo de alfabetizar ajudaria a dar significado e função.
Já que é por meio de atividades sociais de leitura e de escrita – ou seja, atividades de letramento – que acontece a alfabetização.
Com isso, ajudaria por estimular a exploração pela criança, do funcionamento da linguagem escrita.
“É essa a educação com significado, é a que faz sentido na vida da gente. Alfabetização com letramento fazem sentido na vida. Não é para a escola, é para a vida”, conclui Mara Mansani.
E você? Consegue identificar como o letramento se mostra na hora de alfabetizar sua turma? Conte para a gente!