Regras de convivência e coletividade!
Início de ano letivo, novos alunos… e muito planejamento escolar! Entre os diversos pontos discutidos em reuniões pedagógicas, um deles é como estabelecer as regras de convivência. Afinal de contas, as aulas não andam bem sem que elas existam. E você já pensou em como é possível ensinar essas regras desenvolvendo o espírito coletivo dos seus pequenos?
Como sabemos, o ideal que todo professor busca é criar um ambiente de cooperação e empatia na sala de aula. Respeito aos colegas, partilha de experiências e entender a importância da disciplina são um dos princípios essenciais a se desenvolver com os alunos. E isso tudo é viável a partir de um bom planejamento e uma boa comunicação. De que forma isso pode ser feito?
O primeiro passo é bem didático: inserir as crianças no espírito de coletividade, ensinando que há regras sociais e para que elas servem. Depois, é recomendada uma conversa com a turma sobre métodos para uma convivência harmoniosa da classe para, juntos, construírem um quadro com a regras adotadas. Este é atividade sobre regras de convivência é muito importante, pois inclui os alunos no debate e explica a responsabilidade que todos têm.
Além disso, as crianças são incentivadas a opinar sobre o assunto, o que leva a uma maior reflexão sobre a tarefa. O ideal é que isso seja feito logo na primeira semana de aula, para que todos os processos de boas vindas dos alunos seja embasado no equilíbrio social. A conversa, em geral, é o melhor caminho para se obter um alinhamento da turma. E para isso, é imprescindível que o debate sobre as regras de convivência seja algo contínuo e perdure todo o ano letivo.
Sabe o quadro com as regras? Pendure em um lugar da sala de fácil acesso e visível para todos. Ele é um lembrete para a turma das normas coletivas. Assim como é uma lembrança de que a discussão deve ser retomada periodicamente, também recorda que deve-se fazer uma avaliação do que está sendo seguido do combinado.
O bom comportamento pode ser seguido também com práticas de recompensa coletivas. O que acha de adotar um pote das boas maneiras? Como um incentivo a seguir as regras de boa convivência, recompense os alunos com pedras coloridas, ou outro objeto, que eles possam colocar dentro do pote. A finalidade é que, a cada boa ação, o estudante ganhe uma pedra para preencher o pote. Quando cheio, toda a turma receberá um prêmio, que será compartilhado entre eles.
A ideia é mostrar que o trabalho em grupo e o respeito mútuo traz benefícios para todos. É o famoso trabalho de formiguinha, aplicado na prática, para que as crianças compreendam a importância de um bom comportamento socialmente. E isso pode vir de pequenos atos. Seja ao dar bom dia aos colegas e professores, a saber respeitar a vez do outro e suas opiniões. Agressões físicas e verbais podem ser um exemplo de atitudes que fazem a classe perder pontos (ou pedras) com a atividade do pote, por exemplo.
Cada docente vai saber enxergar o melhor caminho para seguir com cada uma das suas turmas. Pode ser que atribuir tarefas individuais para cada criança em prol da organização da classe seja uma outra opção. Fazê-los entender que para uma etapa funcionar, é necessário que o colega faça a anterior. Isso valoriza o trabalho em grupo, as habilidades de cada um em sala de aula e a eleva a autoestima das crianças – que se sentirão importantes no desenvolvimento do processo.
Criar conexões inspira um sentimento de pertencimento e serviço, elevando nos alunos sentimentos de propósito, identidade e emoção positiva. Quando a criança entende que deve pensar antes de agir com o colega, isso estimula um engajamento com o aprendizado social. Outra abordagem é trabalhar com as crianças o ato de emprestar seus pertences aos demais. Prepare atividades com brinquedos, livros e outros objetos que possam ser trocados entre os alunos. Converse com os pais e responsáveis sobre a tarefa e peça para que incentive seus filhos, além de o ajudarem a escolher algo que estão dispostos a emprestar.
A intenção é mostrar como é importante saber dividir e cuidar dos pertences alheios, bem como esperar a sua vez para brincar com o brinquedo ou ler o livro que o colega está usando. Enfatize a identificação daquilo que é um objeto pessoal e o que é do outro. Situações assim ajudam nas relações de respeito, como pedir emprestado, cuidar, entregar e devolver. O fomento por regras de convivência nas salas de aula é um forma de desenvolver, além de um bom aluno, um bom cidadão.
É por esse motivo que as boas maneiras devem ser estimuladas em inúmeras situações, sempre explicando para o criança o porquê. O objetivo final é que o pequeno tenha autonomia nas suas relações e usufrua de toda a educação investida. Mas, e quando a criança não corresponde às propostas? Bem, novamente a conversa é o segredo do negócio. Contate os pais e relate o que está acontecendo. A equipe pedagógica deve sinalizar as situações em que o aluno desrespeitou as regras e procurar perceber qual a dificuldade que ele está tendo. É fazer o triângulo da parceria perfeita funcionar: a comunicação entre pais, professores e estudantes.
Todo o trabalho aqui é fazer com que as crianças tenham o prazer de conviver com outras na atmosfera da escola. Saber se divertir ao compartilhar seus pertences, ouvir, se expressar e ter disciplina juntamente com toda a turma. É claro que todas as atitudes abordadas em sala de aula devem ser ainda mais estimuladas pelos pais e membros da família em ambientes externos à escola. Assim como dar bons exemplos de comportamentos sociais, como um bom dia ao vizinho, esperar sua vez para falar, entre outras.
Novamente, é, além de tudo, um exercício de cidadania. Um dos primeiros contatos da crianças com tais práticas deve ser na sala de aula, mas tanto pais quanto professores são responsáveis por perpetuar as boas maneiras. Ou seja, todos devem se unir em prol de uma excelente educação para os pequenos. E é com as simples e extremamente importantes regras de convivência que ajudamos a formar pessoas melhores e respeitosas.
Para aprofundar ainda mais essa discussão com os seus pequenos, acesse aqui o nosso projeto sobre como estimular a coletividade em sala de aula 🙂
Abraços mágicos!