Ensinar através de projetos engaja alunos?
Com certeza em algum momento da vida você já ouviu alguém falar: “é praticando que se aprende”. E é exatamente esse engajamento que tem tomado cada vez mais as atenções das discussões pedagógicas. A pergunta constante é: qual a melhor metodologia que engaja os alunos nas salas de aula?
O debate sobre esse assunto vem se aprofundando com o passar dos anos e a reformulação do ensino no Brasil com a BNCC tem posto cada vez mais nos holofotes argumentos para uma mudança no ensino do país. Nesse contexto, tem entrado em discussão a aprendizagem baseada em projetos, que propõe uma abordagem mais dinâmica para a sala de aula. E por que tantos educadores em todo o mundo estão interessados neste método de ensino? A resposta é uma combinação de motivos atemporais e desenvolvimentos recentes.
Como a aprendizagem baseada em projetos é preenchida com a aprendizagem ativa e comprometida, ela engaja os alunos e os inspira a obter um conhecimento mais profundo dos assuntos que estão estudando. Estudos também revelam que os alunos são mais propensos a reter melhor o conhecimento adquirido através dessa abordagem do que através da aprendizagem tradicional, centrada em livros didáticos. Habilidades como organização e pesquisa também são aprimoradas com tal metodologia, pois os alunos são incentivados a desenvolver melhor a comunicação e saber trabalhar em grupo, trazendo novos ares para o ambiente escolar e seu envolvimento com o conteúdo abordado em sala de aula.
Segundo a pesquisa Projeto de Vida, feita pela Fundação Lemann a fim de descobrir opiniões sobre o panoroma atual do ensino atual, a crítica de muitos docentes e alunos insatisfeitos é o excesso de teoria e pouca prática. Todos os alunos merecem o melhor contato com o ensinamento, e aprender através de atividades é um dos melhores caminhos. Uma vez que um grande projeto pode ter um poderoso efeito e ajudá-los a alcançar seu potencial, o contato com a prática do conteúdo aplicado pode ser transformador para os próprios estudantes. Um projeto que mostre um impacto no mundo real pode dar aos alunos um senso de proatividade e propósito. Eles veem que podem fazer a diferença em sua comunidade, no seu bairro, no país, e até mesmo no mundo.
A questão é mudar a perspectiva de um ensino convencionalmente monótono e apenas centrado no conteúdo e sim apresentá-lo de forma inovadora, que engaja e explora as habilidades dos estudantes. Além disso, a metodologia ativa traz uma maior igualdade de ensino, colocando-os no mesmo paramêtro para o mercado de trabalho. Esse é o perfeito exemplo para aquele ditado “os fins justificam os meios”. A chave do negócio é cativar os estudantes para que se envolvam em novas atividades escolares, desenvolvendo seu potencial para desafios futuros, como a faculdade, carreira e a própria vida. É fazer com que o engajamento dos alunos seja algo transformador e que tanto eles, quanto os professores, enxerguem o crescimento pessoal.
Sabemos que sucesso hoje em dia não se resume apenas a uma boa colocação no mercado de trabalho. Sucesso requer uma variedade de conhecimentos e habilidades que são colocadas em prática em diversas áreas da vida. Em um projeto, os alunos aprendem a assumir a responsabilidade e ter mais iniciativa, criar confiança, resolver problemas, trabalhar em equipe, comunicar ideias e promover-se de forma mais eficaz.
Para falar em números e mostrar o quanto precisamos mudar o modo de pensar o ensino no Brasil, de acordo com pesquisas realizada pelo Nossa Escola em (Re)Construção 36% dos alunos querem aprender através de projetos práticos, assim como 37% acreditam que o uso de ambientes internos e externos no processo de aprendizado pode fazer a diferença. É um número consideravelmente alto e importante para entender por que a sala de aula é um ambiente transformador. E mais: outro enfoque importante é oferecer oportunidades para que os alunos utilizem a tecnologia como forma e busca de conhecimento. Além de serem usuários assíduos da internet e cia, a variedade de ferramentas tecnológicas proporciona uma nova dinâmica.
Com a tecnologia, os professores e os alunos não só podem encontrar recursos, informações e criar produtos, mas também colaborar de forma mais eficaz e se conectar com especialistas, parceiros e públicos em todo o mundo. E essa é uma vontade dos estudantes, já que 27% apostam que a tecnologia possa ser uma ferramenta interessante no aprendizado. A metodologia ativa mostra que, seja o ensino básico, fundamental ou até na graduação, a aprendizagem deve vir com possibilidades de amadurecimento para os estudantes e não com excesso de conteúdo e pouca oportunidade de colocar a mão na massa, de provar suas habilidades e aprimorar conhecimentos. Da mesma maneira, a aplicação da mesma torna o ensino mais agradável e gratificante.
Os projetos permitem que os professores trabalhem mais próximos dos estudantes envolvidos, que realizam trabalhos de alta qualidade e significativos. E, em muitos casos, os docentes redescobrem a alegria de aprender ao lado de seus alunos. É um ciclo que se torna um presente para ambos os lados. Vale lembrar que ensinar através de projetos também ajuda a trabalhar as deficiências de cada estudante e a descobrir suas verdadeiras aptidões. Isso gera maior atenção sobre as crianças e os jovens e seu desempenho escolar. E aulas mais dinâmicas, exemplos práticos e troca de experiência entre professores e os próprios alunos pode ser uma experiência mais rica do que apenas apresentar toda a teoria e vê-la aplicada somente em testes e provas.
A ideia é esquecer aquela famosa mecanização do ensino brasileiro e deixar a criatividade e experiências fluírem mais nas salas de aula, para que o aluno se torne cada vez mais proativo e estimulado a estudar. É uma via de mão dupla que engaja os estudantes e professores. No final das contas, isso vai de encontro ao nosso objetivo, que é buscar sempre o melhor resultado pedagógico. Por isso, assim como a reformulação do ensino básico está prestes a acontecer no Brasil, docentes e escolas de todo o país poderiam aproveitar a oportunidade para mudarem juntamente com a base curricular seu enfoque sobre a abordagem do ensino em seus escolas.
Adotar a prática como aliada da teoria é a chave para despertar o interesse de todos na escola. Engaja os alunos, os professores e a comunidade pedagógica. Por isso, a aprendizagem baseada em projetos é uma das maiores apostas para uma sala de aula mais dinâmica e interessante.
Vamos aperfeiçoar cada vez mais as aulas? 😉
KÁTIA
30/janeiro/2018 @ 23:38
ENSINAR ATRAVÉS DE PROJETOS FAVORECE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS… ENRIQUECE SEUS CONHECIMENTOS E TORNA A AULA PRAZEROSA. SENDO ASSIM, A CRIANÇA APRENDE.