5 dicas para se tornar um professor inesquecível
Durante a nossa trajetória como estudantes, temos diversos professores. No entanto, há aqueles que nos marcam mais – que despertam a paixão por uma disciplina ou simplesmente são lembrados com ótimas memórias. Existe sempre aquele professor inesquecível! O que há em comum entre eles? Separamos, abaixo, cinco dicas que apontam o que esses professores fazem para impactar tanto a vida dos alunos. Dá uma conferida 😉
1) Desenvolva relacionamentos
A primeira dica para se tornar um professor inesquecível é provavelmente a mais importante. Ela se trata de construir relacionamentos. Não apenas ser educado ou sustentar pequenas conversas. As pessoas que nos marcam são aquelas com as quais nós mantemos relacionamentos genuínos. Independente da pessoa, estudantes, colegas de trabalho ou as pessoas em nossas casas, a melhor maneira de nutrir um relacionamento genuíno é demonstrar para elas que são importantes. Deixá-las cientes que cada uma delas importa e ser verdadeiro quanto a isso.
Os relacionamentos florescerão baseados na confiança mútua. No entanto, muitas vezes, o mais difícil é começar. Em um primeiro momento, pode ser mais fácil optar por fazer algo tangível, como bilhetes ou cartões. Mensagens de gratidão ou citações que sejam inspiradoras. Você pode deixar esses cartões na mesa dos alunos, na mesa dos seus colegas professores ou entregá-los para os pais nas reuniões escolares. Essa é apenas uma sugestão para abrir portas e sorrisos. Você pode ser criativo, mas o ideal é que seja algo personalizado e único. E lembre-se: apesar desse primeiro momento ser importante, os relacionamentos devem ser nutridos diariamente.
2) Seja um (a) treinador (a)
Além de professor, seja também um treinador. Sim, isso mesmo! Treinadores de atletismo e outros esportes estão acostumados a construir relacionamentos baseados em confiança com aqueles que treinam. Há algumas lições que podemos incorporar desse tipo de relacionamento:
- Os alunos precisam saber que podem confiar em você;
- Eles precisam saber também que você acredita neles.
- Eles precisam conhecer quais são os objetivos deles e que você é alguém que está lá para ajuda-los a alcançarem essas metas.
- Portanto, o que podemos aprender desses pontos é que os relacionamentos se baseiam em confiança mútua e que, além de ensinar, o professor pode se disponibilizar também como um guia, alguém que está presente para ajudá-los quando precisarem, não só no dia a dia escolar.
3) Enfrente seus medos
Essa dica baseia-se na crença de que ninguém segue em frente se permanece parado, estático. Isso serve para todos, como um conselho para que paremos de procurar por desculpas e aceitemos os riscos de seguir em frente. Hoje em dia, o conhecimento global dobra a cada três meses, aproximadamente. Sabe-se mais hoje do que se sabia ontem. Caso nós não tenhamos uma postura ativa para nos atualizarmos, ficaremos para trás. Os professores, em seu papel de transmitir conhecimento, precisam estar prontos para abraçar os avanços e as mudanças.
Como falamos no texto 5 escolas inovadoras para inspirarem seu ano letivo, os educadores podem aprender muito também com seus alunos, principalmente sobre as novidades. A ideia aqui é a de troca de conhecimentos. O que poderia marcar mais uma criança do que um professor que insere os assuntos do interesse delas em suas aulas?
No entanto, é natural que essa necessidade pela atualização e mudança possa causar medo. Pois da mudança, pode vir também o fracasso. O importante é que se mude essa percepção de que o fracasso é algo ruim. Tanto para os alunos, quanto para qualquer um. O fracasso não é necessariamente algo que fazemos errado ou que não completamos. Ele pode ser encarado como algo que ainda vamos aprender e que nos levará a um novo lugar, que fará com que nós sigamos em frente. E seus alunos também podem aprender isso.
4) Supere expectativas
Supere expectativas – as dos seus alunos e também as suas próprias. Fale sobre Ciências e super-heróis. Ensine Matemática com jogos. Discutam sobre a Língua Portuguesa com músicas do momento. Ao superar expectativas e ensinar de formas inesperadas, você certamente estará construindo momentos marcantes e experiências inesquecíveis. O conhecimento não é um corpo alienígena, ele pode estar associado ao nosso cotidiano, ao cotidiano dos seus alunos.
5) Escute seus alunos
É provável que essa dica seja a mais desafiante. Muitos dizem que os que realmente estão aprendendo são aqueles que estão falando, mas não é exatamente essa a ideia. É lógico que haverão muitos momentos em que o professor precisará falar e os alunos precisarão ouvir. No entanto, pode mudar a convivência de todos se existirem momentos para que essa dinâmica se inverta. O diálogo, a discussão e a colaboração podem mudar tudo dentro de sala de aula.
Para ilustrar essa dica, o professor norte-americano Chuck Poole fez o seguinte: ele separou um horário às sextas-feiras e literalmente tirou uma disciplina da grade. No lugar dela, ele faz uma reunião com seus alunos para aplicar 3 tipos de atividade: avaliação do professor, reunião sobre formas de aprendizado e planejamento coletivo. Na avaliação do professor, os alunos têm o espaço para avaliar o professor diretamente, em uma conversa franca. Eles têm toda a liberdade para dizer o que acham que o professor fez de positivo e o que não gostaram e acreditam que pode ser melhorado.
O mais importante desse momento é que o professor realmente esteja pronto ouvir as críticas e adaptá-las para mudar para melhor. Na reunião, o professor expõe quais serão os assuntos focados na semana seguinte e convida os alunos para sugerirem maneiras de abordagem temas associados. Ele escuta, vê o que é aplicável e adapta às suas aulas. Importante explicar, sempre, o porquê de determinada ideia não poder ser praticada. Isso mostra que você ouviu o que o estudante disse e se preocupou em mostrá-lo que a ideia não foi descartada, mas apenas não estava ideial para aquele momento da aula.
Dessa forma, você aumenta o interesse e o engajamento dos alunos nos encontros seguintes. Como última dica, para finalizar, todos, literalmente, planejam em conjunto. Planejam aulas e atividades. Chuck Poole diz que os alunos permanecem engajados mesmo nas matérias mais entediantes, quando fazem parte do planejamento. Essa estratégia chama o protagonismo do estudante, que se vê como parte do processo.
E aí, está pronto para se tornar um (a) professor (a) inesquecível? =)