8 dicas para tornar as aulas produtivas após férias e feriados
Originalmente publicado em 18/01/18 e atualizado em 03/06/24.
Aulas produtivas são essenciais para o retorno às aulas após períodos de férias ou feriados, como o feriado de Corpus Christi. No entato, é comum enfrentamos o desafio de manter essa produtividade que é fundamental para o progresso dos alunos.
Esse estilo de aula é importante para maximizar o tempo de aprendizado e também promover o engajamento dos alunos. Além do desenvolvimento de habilidades e a retenção de conhecimento.
Neste artigo, exploraremos a importância de aulas produtivas após esses períodos de pausa. E para isso, ofereceremos insights e estratégias eficazes para auxiliar educadores na execução desse objetivo essencial.
A importância de aulas produtivas
Imagine que nas férias, seu aluno Pedrinho viajou para outro estado para passar o natal com a família. Nessa viagem ele jogou Minecraft, assistiu a desenhos na TV e foi ao cinema.
Agora, Pedrinho está sentado, sonolento, bem na sua frente, para o primeiro dia de aula do ano. Depois de tantas atividades fora da escola, o pequeno ainda está com a cabeça bem longe daí. Familiar, não?
Quando voltam das férias, os alunos muitas vezes se sentem como o Pedrinho: distraídos e sem foco. E é nesse ponto que devem entrar as aulas produtivas.
Aulas produtivas são como a base sólida de uma casa. Quando as aulas são bem planejadas e executadas, os alunos têm a oportunidade de absorver o conteúdo de maneira mais eficiente.
E assim, desenvolver habilidades críticas e aplicar o que aprenderam em situações do mundo real.
Além disso, a produtividade em sala de aula está intrinsecamente ligada à motivação dos alunos. Quando se sentem envolvidos e desafiados, os alunos tendem a se dedicar mais aos estudos e a alcançar melhores resultados acadêmicos.
Portanto, investir na criação de aulas produtivas é fundamental para promover o sucesso acadêmico e o desenvolvimento pessoal dos alunos.
E não é só isso, as aulas produtivas não só ajudam na escola, mas também na vida. Elas ensinam aos alunos a trabalhar em equipe, a resolver problemas e a se comunicar melhor.
Mas sabemos que o retorno às aulas podem ser um grande desafio para todos nós. Afinal de contas, é comum que haja uma dispersão depois de tanto lazer. O que podemos fazer, então, para engajar os alunos após o período de férias?
Separamos 7 dicas para te ajudar!
7 dicas para ter aulas produtivas após férias e feriados
1 – Mude a estrutura da sala de aula
Essa é sem dúvida uma forma de garantir que os alunos se sintam motivados em aulas produtivas.
Logo no primeiro momento, mudar a organização da sala de aula vai prender a atenção dos alunos. Afinal, eles geralmente, estão acostumados às tradicionais fileiras de carteiras.
Faça um grande círculo com as mesas, para que todos, inclusive você, possam se sentar em uma grande roda. Antes de qualquer coisa, eles irão tentar, mesmo que inconscientemente, entender o que está acontecendo ali.
Além de surpreendê-los, há a grande probabilidade de que muitos deles não tenham se encontrado durante as férias. Portanto, o formato circular é ideal para esse momento de reencontro.
Isso porque dá a oportunidade de que todos vejam a todos, mesmo não quando não estão sentados lado a lado.
E você sabe que nós adoramos histórias, não é? Já que as crianças naturalmente ainda se encontram com a cabeça nas férias e possivelmente estão propensas a compartilhar todas as novidade.
Incentive-as a falar sobre as experiências que vivenciaram durante o recesso. O aprendizado pode vir de todos os lugares e sempre surgirão ganchos para ensinar a partir da experiência de cada aluno fora do contexto escolar.
Mesmo que as crianças não falem inicialmente, você pode sempre começar dando o exemplo.
Conte sobre suas próprias férias, sobre um filme que viu, um livro que leu ou um lugar para onde foi. Instigá-los com perguntas também pode ser uma boa opção para fazer a atividade fluir melhor.
Lembre-se: uma viagem para a Disney e uma ida para a casa da vovó podem ser interessantes na mesma medida!
2 – Use o método scrum
Scru… o quê? Calma, vamos te explicar o que é!
Antes, pense só na seguinte situação: você quer aproveitar o gancho das férias e feriados para estimular um debate coletivo. Troca de ideias, organização de conteúdos, metas para as próximas aulas.
Mas vem aquele pequeno grande problema: muitas crianças, muitas vozes, e o caos facilmente se instala.
Procurando formas de driblar esse agito? Pra te ajudar a lidar com esse obstáculo, o método scrum é uma ótima alternativa.
Ele é uma técnica usada para otimizar o trabalho em equipe. E faz isso estabelecendo questões básicas para orientar a discussão em grupo e tornar o mais produtivo possível o tempo gasto durante a reunião.
A premissa é que a equipe se reúna por um determinado tempo (por exemplo, 15 minutos) e responda a questões práticas, diariamente. Divididas as funções de cada estudante, o scrum é uma ferramenta para acompanhar o progresso da turma.
Se vocês estiverem realizando um projeto sobre inovação na sala de aula, por exemplo, conduza o encontro. Nela, faça perguntas como “o que você fez ontem para atingir seu objetivo?”, “quais são as principais dificuldades?” e “como você vai ajudar sua equipe?”.
Outra forma de implementar o scrum é criar um quadro, com os tópicos “a fazer”, “feito” e “sendo feito”. Dessa forma, a turma tem um panorama do que tem sido explorado e se conscientiza sobre o andamento do projeto.
Aqui, o professor atua como mediador. Ou seja, orientanda as atividades de cada aluno para que eles contribuam de forma efetiva para o projeto.
3 – Trabalhe com estímulos sensoriais
Primeiro de tudo, o que seriam esses estímulos sensoriais? Os estímulos sensoriais são informações captadas pelos nossos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar.
Nosso cérebro, com suas milhões de terminações nervosas, processa uma variedade de estímulos a todo momento.
Curiosamente, pesquisas sobre o funcionamento do cérebro humano indicam que ele prioriza o inesperado, uma resposta instintiva de sobrevivência. Mudanças repentinas capturam nossa atenção para nos alertar sobre possíveis perigos iminentes.
Essa característica pode ser explorada para despertar a curiosidade dos alunos.
Fazer pausas inesperadas durante as explicações ou introduções de silêncio podem aumentar a atenção dos alunos. E dessa forma, incentivar a absorção de informações importantes.
Além disso, Movimentos inusitados do professor também são eficazes, capturando o interesse e estimulando a participação ativa dos alunos.
Desafios surpresa também são uma excelente maneira de manter os alunos engajados. A distribuição de charadas para serem decifradas antes de entrar na sala de aula cria uma atmosfera de diversão e aprendizado simultâneo.
Essas estratégias tornam o ambiente de aprendizado mais dinâmico e promovem uma maior retenção de informações. E assim, garantiem uma experiência educacional mais eficaz e envolvente.
4 – Desperte o interesse das crianças
Você pode aproveitar a primeira semana para fazer atividades diferentes. Elas podem já introduzir temas que serão melhor explorados no decorrer do ano letivo ou mesmo transmitir algum conhecimento relevante.
Esse pode ser o momento perfeito para trabalhar o interesse dos seus alunos. E assim, engajar ainda mais nas atividades em sala.
Quais filmes estrearam durante o período de pausa? Garfield, Planeta dos Macacos: o reinado, Amigos Imaginários... qualquer um desses pode ser o suficiente para chamar a atenção das crianças. Não há a necessidade de que o filme inteiro seja didático.
A ideia é apenas uma cena é suficiente para introduzir um tema que será abordado. E, com certeza, as crianças estarão mais animadas pela menção inicial ao filme que gostam.
Traga vídeos, filmes, jogos! Descobrir maneiras de inserir o interesse das crianças em sala de aula pode resultar em um aumento considerável no engajamento. Afinal, nesse momento de volta às aulas, muitas crianças estão dispersas.
Traga um desafio e deixe que as crianças o resolvam, algo estimulante e interativo. Aproveitar um tempinho do recesso para planejar uma atividade nova pode significar toda a diferença não só na primeira semana, mas no ano todo.
Agora, que tal experimentar uma atividade inesperada nessa primeira semana de aula? Você já fez algo assim antes? Compartilhe com a gente como foi! =D
5 – Integre tecnologia de forma estratégica
A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para promover aulas produtivas quando utilizada de forma estratégica e intencional.
Os educadores podem aproveitar uma variedade de recursos digitais como aplicativos educacionais, plataformas de ensino online e ferramentas de colaboração. Seu uso enriquece o aprendizado e proporciona experiências mais dinâmicas e interativas.
Os aplicativos educacionais oferecem uma gama diversificada de atividades. Entre elas temos tutoriais a jogos educativos, que ajudam os alunos a consolidar o aprendizado de forma divertida e envolvente.
Já as plataformas de ensino online permitem que os educadores estendam o aprendizado além das paredes da sala de aula. E assim, proporcionam acesso a vídeos educativos, apresentações interativas e fóruns de discussão.
As ferramentas de colaboração online, como Google Classroom e Microsoft Teams, permitem que os alunos trabalhem em projetos em grupo e colaborem em tempo real, mesmo à distância.
Isso promove o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe e comunicação. E ainda prepara os alunos para o ambiente de trabalho do século XXI.
Ao integrar a tecnologia de forma significativa, os educadores podem atender às diversas necessidades dos alunos. E por meio dela, oferecer suporte individualizado e adaptar o ensino para diferentes estilos de aprendizagem.
Além disso, a tecnologia pode tornar o ambiente de aprendizado mais estimulante e relevante, proporcionando experiências educacionais que refletem o mundo em constante mudança ao seu redor.
6 – Fomente a colaboração e o trabalho em equipe
É fundamental investir em atividades que promovam a colaboração e o trabalho em equipe, pois essas habilidades são essenciais para o sucesso não apenas na sala de aula, mas também em todas as áreas da vida.
Ao trabalhar em equipe, os alunos aprendem a valorizar as contribuições individuais de cada membro do grupo e a reconhecer a importância da cooperação e do respeito mútuo.
Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e para o sucesso em ambientes acadêmicos, profissionais e sociais.
Além disso, a colaboração e o trabalho em equipe estimulam o pensamento criativo e inovador. Ao compartilhar ideias e perspectivas diferentes, os alunos são desafiados a pensar de forma mais ampla e a considerar novas abordagens para resolver problemas.
Isso não apenas enriquece o processo de aprendizado, mas também prepara os alunos para enfrentar os desafios complexos do mundo real, onde a criatividade e a inovação são altamente valorizadas.
Outra vantagem da colaboração e do trabalho em equipe é o desenvolvimento de habilidades de comunicação eficaz.
Ao trabalhar em conjunto, os alunos aprendem a expressar suas ideias de forma clara e concisa, a ouvir atentamente as opiniões dos outros e a resolver conflitos de maneira construtiva.
Essas habilidades são essenciais para o sucesso em qualquer ambiente, desde a sala de aula até o mercado de trabalho, e são altamente valorizadas pelos empregadores em todas as áreas.
7- Projetos de mídia digital
Incentivar os alunos a se envolverem em projetos de mídia digital, como a criação de vídeos, podcasts, animações e apresentações multimídia, oferece uma abordagem dinâmica e envolvente para o aprendizado.
Esses projetos fornecem uma plataforma para desenvolver habilidades técnicas em produção de mídia e permitem que os alunos expressem sua criatividade de maneira significativa.
Ao criar conteúdo digital, os alunos têm a oportunidade de explorar uma variedade de formatos e ferramentas, experimentar novas ideias e aprender com suas experiências.
Além disso, os projetos de mídia digital incentivam os alunos a comunicar suas ideias de forma clara e eficaz, bem como a colaborar com os colegas em projetos criativos.
Trabalhar em equipe para planejar, produzir e editar mídia digital promove habilidades importantes, como a resolução de problemas e a tomada de decisões colaborativas.
Além disso, ao compartilhar seu trabalho com um público mais amplo, os alunos desenvolvem confiança em suas habilidades e aprendem a valorizar o feedback construtivo.
8- Crie momentos de reflexão e autoavaliação
Incentive os alunos a refletirem sobre seu próprio processo de aprendizado e desenvolvimento pessoal.
Ao reservar tempo para a autoavaliação, os alunos têm a oportunidade de identificar seus pontos fortes e áreas que precisam de melhoria. Isso os capacita a definir metas realistas e criar planos de ação para alcançá-las.
Você pode implementar essa estratégia de várias maneiras, como diários de aprendizado, discussões em grupo sobre progresso pessoal ou atividades de autoavaliação.
Esses momentos de reflexão não apenas ajudam os alunos a se tornarem mais conscientes de seu próprio aprendizado, mas também promovem a responsabilidade e o autocontrole.
Ao capacitá-los a assumir um papel ativo em seu próprio processo de aprendizado, você os prepara para se tornarem aprendizes autônomos e motivados ao longo da vida.
Conclusão
Em resumo, o retorno às aulas após períodos de férias ou feriados é um momento crucial que demanda uma abordagem estratégica por parte das escolas e educadores.
Este texto destaca a importância de promover aulas produtivas e oferece insights valiosos para enfrentar esse desafio de maneira eficaz.
É fundamental compreender que a produtividade em sala de aula não apenas maximiza o tempo de aprendizado, mas também promove o engajamento dos alunos, o desenvolvimento de habilidades e a retenção de conhecimento.
Através de estratégias como a integração de estímulos sensoriais, o uso estratégico da tecnologia e a promoção da colaboração e trabalho em equipe, os educadores podem criar um ambiente de aprendizado mais dinâmico, atrativo e eficiente.
Portanto, é essencial que as escolas e educadores adotem uma abordagem mais estratégica para o período pós-férias ou feriados.
Ao investir na criação de aulas produtivas e na implementação de atividades que despertem o interesse dos alunos, podemos garantir um aprendizado mais significativo e impactante.
Somente através desse olhar mais estratégico e proativo poderemos proporcionar uma experiência educacional que prepare verdadeiramente nossos alunos para os desafios do século XXI.
Edna Cerqueira
04/fevereiro/2018 @ 11:10
Amei a ideia e vou colocá-la em prática. Planejei algumas situações diferentes para este ano e espero que dê tudo certo. Contarei pra vocês os resultados. Conheci a Estante Mágica no ano passado e trabalhei o 1º livro dos alunos, agora vocês se tornaram mais atraentes ainda, com projetos inspiradores. Amei!