Como falar sobre política com crianças
Congresso, projetos de lei, gestão pública, corrupção… o Brasil está em um dos seus momentos políticos mais agitados atualmente. Cada vez mais urgente, o assunto precisa ser trabalhado desde cedo para ser bem desenvolvido na vida adulta. Portanto, como falar sobre a esfera política com os pequenos?
Para início de conversa, um bom ponto é começar com questões éticas e morais. E podemos fazer uso de desenhos que tragam essa discussão. O clássico O Rei Leão pode te ajudar. Faça uma reunião e pergunte aos pequenos algumas questões sobre o vilão Scar, sobre a disputa de poder, peça para eles opinarem sobre o que acham que leva as pessoas a brigarem por territórios etc. Em seguida, faça conexões com alguns conceitos históricos, como, por exemplo, imperialismo. Essa já uma forma de começar a falar sobre conceitos de política.
Procure explicar didaticamente o funcionamento do nosso sistema governamental ligando o conteúdo apresentado a conteúdos já vistos em outros lugares, como nos games. Metáforas são muito bem-vindas nesse sentido. Vamos supor que você esteja falando sobre gestão na Prefeitura. Por que não simular um jogo e, a partir disso, exemplificar de que modo se dá a ação do prefeito? Sabe os games digitais? Escolha um deles para ilustrar sua explicação. O jogo Minecraft é uma excelente referência. Nele, a proposta de construir blocos e criar aparatos que detenham os monstros da noite pode ser ligada à ideia de que o governante precisar tomar medidas para garantir o bom funcionamento da cidade. Os tais “monstros da noite”, que representam perigo, podem fazem alusão ao tema de segurança pública, por exemplo.
Convide as crianças também a refletirem e opinarem sobre problemas cotidianos. Estimule um debate: peça para eles pesquisarem em casa e perguntarem aos familiares quais são os principais problemas do nosso estado e do nosso país. Quando o pequeno responder, pergunte se é o que ele também acha. Pergunte o que ele vê no caminho diário da escola que poderia ser melhor – pode ser um semáforo com defeito, uma rua com buraco – e depois peça para que ele pense em como poderia consertar isso.
Em meio a essas conversas, é importantíssimo lembrar também que órgãos como o Ministério Público contam com um portal exclusivo para traduzir notícias políticas para o vocabulário infantil, fornecendo um excelente suporte didático. No caso do MP, o site é o Turminha MPF. O Plenário também tem um portal bem interessante para explicar tudinho aos pequenos: é o plenarinho. Essas são referências complementares que tornam ainda mais acessível o ensino de política nas salas de aula. Afinal de contas, política não é apenas assunto de gente grande, não: é assunto de todos nós =
Arinete Ferreira Barroncas dos Santos
02/janeiro/2018 @ 09:46
Que bom que pensem assim .Pois penso também .Se explicarmos as crianças e entendem tudo e é muito importante que façamos isso para o seu melhor desenvolvimento. Parabéns.
Neuza de Lourdes Santos Arquerlei.
13/dezembro/2017 @ 14:03
Gostei muito do assunto tratado aqui, e obtive informações que até então não sabia. Referente Turminha MPF E plenarinho.
Lucia Pinheiro
12/dezembro/2017 @ 16:42
Muito interessante!