Dicas para melhorar o desempenho dos alunos
Um dos maiores desafios do professor (e também um dos seus maiores objetivos) é aumentar o desempenho do aluno em sala de aula. Tornar o aprendizado algo divertido e prazeroso. Como sabemos, pode ser uma tarefa árdua. Afinal de contas, conciliar a disciplina necessária para bons resultados com a dispersão inerente à personalidade infantil requer muita habilidade.
Separamos, abaixo, cinco dicas para te ajudar nessa questão =)
1) Seja lúdico – Sim, isso mesmo. Brincar é uma poderosíssima ferramenta para captar a atenção das crianças e também acompanha a forma de processar informações nessa idade. Já pensou em transformar aquele conteúdo de história em um game? Ou ensinar a tabuada através de uma amarelinha? Entreter e ensinar são duas atividades que podem, sim, caminhar juntas. E, no processo de aprendizagem, são ainda mais eficazes agindo simultaneamente.
2) Elogie – Sabe aquele ditado “precisamos comemorar as pequenas vitórias”? Então, é esse o ponto. Muitas vezes, cometemos o erro de elogiar os outros apenas quando um grande objetivo é atingido. E o elogio não precisa vir só quando o aluno mostra resultados concretos, como uma nota alta. Elogie sua dedicação ao realizar uma atividade, a pergunta feita durante uma aula. São pequenas atitudes como essa que ajudam a manter o engajamento do pequeno – e, consequentemente, elevam o desempenho dele.
3) Fique atento às novidades – Você pode estar estranhando um pouco este tópico. Vamos entender o porquê dele estar aqui. Os pequenos têm uma linguagem própria e são bem ligados no que acontece ao redor deles, principalmente ao que é novidade. Saiba trabalhar com essa percepção e contextualize conteúdos pedagógicos com fatos, tendências atuais. Você sabe o que eles têm visto? Qual desenho eles amam assistir? Pegue como gancho esses interesses para repassar conteúdos pedagógicos. Isso vai tornar sua linguagem mais didática, adaptada aos seus alunos!
4) Trabalhe inteligência emocional em sala de aula – Estudos científicos já demonstraram o impacto que emoções, como a ansiedade, podem ter sobre o nosso desempenho em tarefas rotineiras. Atividades como meditação, exercícios físicos e pintura nos ajudam a relaxar. Além disso, em sala de aula, o professor pode se atentar aos comportamentos do aluno. Ele está mais agitado que o normal? Pergunte a ele o motivo, procure compreender o que está acontecendo. Reconhecer emoções é, sempre, o primeiro passo para administrá-las.
5) Estimule a autorreflexão – Uma forma de trabalhar a inteligência emocional mencionada acima é por meio da autorreflexão. Em termos práticos, como você pode orientar seu aluno? No caso de uma prova, por exemplo, em vez de dizer diretamente onde ele errou, você pode perguntar: “Onde você acha que poderia ter feito diferente aqui?”. E, ao final de cada período, uma autoavaliação pedindo para ele se dar uma nota, com justificativa, para a tal avaliação. É uma forma bacana de trabalhar raciocínio, autocrítica e autonomia.
Você, educador, com certeza deve ter várias outras dicas bem legais para aumentar o rendimento dos pequenos. Compartilhe aqui! 😉
Brazilina Maria doSantos
22/novembro/2017 @ 10:18
Adorei as dicas.
Katiuscia Passos Martins
18/outubro/2017 @ 21:03
muito bom os conteúdos colocados, parabéns!
MARIA APARECIDA Itaborahy SANDIN
13/outubro/2017 @ 10:26
Muito bom,tenho certeza que isso fará muita diferença no trabalho com nossas crianças.
Maria Aparecida Paschoal Góes
12/outubro/2017 @ 23:12
Boa explanação para trabalhar com crianças. Grata
Emiliana
10/outubro/2017 @ 21:25
sempre é bom ter coisas para trabalhar com crianças, principalmente nessa Era digital, gostando muito……obrigada.
Cleufer
05/outubro/2017 @ 15:25
Estou adorando