Desenvolvendo o espírito coletivo nos alunos
O filme Vida de Inseto, um clássico da animação, transmite de forma didática e lúdica a importância do trabalho em equipe e do espírito coletivo. Nele, vemos a força que o sentimento de união e pertencimento a um grupo têm. O mesmo pode ser visto na história da humanidade: é só lembrarmos de grandes revoluções, como a francesa, que só foram possíveis graças à ação coletiva. Sabemos bem as vantagens do trabalho em equipe, mas como podemos colocar isso em prática na sala de aula?
Por meio de brincadeiras que envolvam união, que mexam com a ideia de time, de uma forma bem esportiva. Por que isso pode ajudar? É só lembrar de uma partida de futebol: um estádio lotado, com milhares de pessoas que não se conhecem torcendo pelo mesmo time. O gol é feito e todos se abraçam. Você interage com alguém que você nem conhece por um simples motivo: naquele momento, vocês estão compartilhando o mesmo objetivo, têm o mesmo interesse. Por que não replicar algo parecido em sala de aula?
Vale um jogo que envolva criatividade e produtividade. Por exemplo, após o término de um conteúdo, reunir a turma em grupos e pedir para que cada um traga uma sugestão de atividade sobre aquela matéria (pode ser uma questão, um trabalho, a criação de um game educativo…). Isso vai fazer com que eles tenham um brainstorm (isto é, várias ideias compartilhadas), empenhando-se coletivamente para alcançar um determinado objetivo. Assim, colocarão em prática a responsabilidade individual e coletiva, simultaneamente.
Crianças amam ter sua atenção e você pode oferecer isso estimulando a união entre os pequenos. Vamos aproveitar essa oportunidade para desenvolver o espírito comunitário deles?
Maria Tereza de Souza
21/dezembro/2017 @ 07:39
Não tem como humanizar as relações interpessoais no ambiente escolar, se não for começando com trabalhos relacionados ao sentimento fraterno… Tenho notado que até o terceiro ano escolar, as crianças são mais dóceis, carinhosas e fraternas umas com as outras… Têm mais facilidade para exercitarem a empatia, sentindo-se na pele do outro… São mais receptivas às intervenções reflexivas sobre seus comportamentos quando se envolvem em algum tipo de conflito… A partir do quarto ano, as relações tendem a ficar mais conflituosas… Por isso, o trabalho deve ser constante… Valeu a dica do filme!!! Vou aproveitar as férias para assistir…
Rosemeire
25/outubro/2017 @ 09:08
Ótima atividade!
Crianças adoram atividades que envolvam jogos interativos.
Parabéns a estante mágica pelas ideias.
Ana Melo Vasconcelos
19/outubro/2017 @ 03:59
Ideia maravilhosa!
marcelinageralda@gmail.com
06/outubro/2017 @ 09:29
Muito chique este ideia, tudo que incentiva a leitura merece destaque!!!
Ângela Cristina Nunes Calaça
04/outubro/2017 @ 04:31
Muito interessante
LUIZ CLAUDIO DA SILVA
02/outubro/2017 @ 15:06
muito legal. Gostei, parabéns