Tecnologia ajudando na avaliação do aluno
Os alunos atuais são nativos digitais, isso é um fato. Neste cenário, é preciso validar maneiras de avaliá-los de acordo com essa realidade. Seria possível realizar provas no celular, em vez de nas folhas? Já existe maturidade para acessar à internet durante a aula sem que haja desatenção?
O Google for Education, por exemplo, foi elaborado em cima dessa questão. Outra plataforma que é parceira do processo de aprendizagem é o Chromebook, que funciona no modo escola – função similar ao modo avião. Assim, o professor pode determinar a que conteúdos o aluno terá acesso, evitando que os estímulos virtuais interfiram na concentração do estudante. Para celulares esse recurso ainda não existe. Mas existem aplicativos como o ClearLock – Block Distractions que ajudam a combater as distrações do meio digital.
A tecnologia amplia horizontes e isso pode ajudar (e muito!) na hora de avaliar o estudante. Em vez de analisar o conhecimento de um aluno sobre determinado conteúdo apenas por meio da prova tradicional, por que não sugerir uma obra de autoria dele próprio que reflita tais ensinamentos? Professores têm pedido que os estudantes produzam filmes (documentários, curta-metragens, etc) com a temática estudada em sala de aula. Além de colocar em prática vários conceitos, o aluno ainda desenvolve criatividade, capacidade de trabalhar em grupo e protagonismo.
As avaliações tradicionais geralmente causam estresse e ansiedade nos alunos, como sabemos. Ao mesmo tempo em que são importantes, também precisam ser revistas. Alguns acreditam que fazer essas avaliações em meios tecnológicos – utilizando o celular, por exemplo -, pode ser um mecanismo que tira a tensão da prova. Por estar mais próximo, ligado a algo rotineiro, o aparelho poderia deixar o estudante mais à vontade. Essa é uma possibilidade que requer um olhar atento a várias questões – já que sabemos que implementá-la pode ser uma tarefa complexa. Mas, vale a reflexão.
O ponto principal é procurar olhar a tecnologia como auxiliar do processo educativo. Ela possibilitou a democratização do conhecimento. Como qualquer outro recurso, precisa ser usada com cautela. O professor é um grande mediador e é quem ajuda o aluno a filtrar e hierarquizar esse mundo de informações. Vamos dar as mãos à tecnologia nessa missão educativa? =)
Deizi
15/novembro/2017 @ 22:34
Meus respeitos, mas devo comentar. Há muitos alunos nas escolas estaduais e municipais que não possuem tecnologias muito menos internet acessível. Muitas escolas ainda não têm Wi-Fi não em todas as salas da escola. As coisas estão caminhando, a passos curtos. Há sim professores que não se interessam, outros que não gostam de tecnologias, outros que não sabem. Não podemos discriminá-los.
Abraço
Elusanara
22/setembro/2017 @ 20:29
Gostaria de saber mais sobre este assunto com sugestões e práticas que comprovem a eficácia de avaliações usando a mídia.
Muito bom este tema.
Maria Márcia da silvam
19/setembro/2017 @ 09:53
Olá bom dia
A tecnologia é uma ferramenta muito importante para o professor principalmente na hora de elaborar atividades e fazer avaliação .
Mas ainda tem muitos professores que não tem qualificação para usar a tecnologias na sala de aula aqui no Brasil .