Uso de ferramentas tecnológicas para estimular o aprendizado
O avanço da tecnologia mudou tudo ao nosso redor, desde uma simples compra até o relacionamento humano. Nas escolas, alguns professores simpatizam com a novidade, outros nem tanto. Mas um fato inquestionável é que a tecnologia está aí e os jovens gostam bastante dela.
Pensando em otimizar essa relação entre inovação e ensino, a Estante Mágica separou alguns exemplos bem interessantes de ferramentas tecnológicas que estimulam o aprendizado em sala de aula.
Google Classroom: Plataforma voltada para a criação de salas de aula virtuais. Qualquer um que tenha uma conta no gmail pode fazer isso. De forma prática, o professor reúne os alunos na plataforma digital, realizando as tarefas ali mesmo. A ideia é que seja uma ferramenta de organização, criação e avaliação de atividades.
Muuvit: Plataforma criada na Finlândia que mistura movimento, interdisciplinaridade e ferramentas digitais. O objetivo é combinar exercícios com aprendizado. A proposta é que o aluno adquira pontos por meio de atividades físicas, para conseguir realizar uma viagem virtual pela América do Sul.
Formulando: Sabe aquelas fórmulas complicadas de química, matemática e física? Então, esse aplicativo é perfeito para facilitar a memorização delas. De forma descontraída, os alunos estudam o conteúdo através de um quiz, o que ajuda na assimilação da matéria. O aplicativo está disponível para Android e iPhone.
ClearLock: Block Distractions – Com tantos estímulos, um dos maiores inimigos no processo de aprendizagem é a falta de concentração. Para evitar que aquela notificação do Whatsapp ou do Facebook interrompa o seu fluxo de estudos, o ClearLock bloqueia temporariamente, alguns aplicativos do celular que são os que mais causam distração. O aplicativo está disponível somente para Android.
Fit Brains Trainer: Projetado por neurocientistas, o Fit Brains Trainer é um programa de aptidão cerebral que busca desenvolver áreas do cérebro através de games desafiantes. Com treinamentos pensados para aprimorar a memória, concentração, velocidade e inteligência emocional, o programa também disponibiliza o chamado “índice cerebral”, que mede seu desempenho cognitivo. O aplicativo é gratuito para Android e iPhone.
Abraços Mágicos!
08/janeiro/2019 @ 21:38
One of the main problems in the educational process is the lack of concentration of students. And using these technologies, you can succeed in learning. Great post!
06/dezembro/2018 @ 10:16
Thinking about optimizing this relationship between innovation and learning, I identified some interesting examples of technological tools that stimulate classroom learning.
03/agosto/2017 @ 09:59
Ola. Obrigado.Eu amo seu post obrigado.
31/julho/2017 @ 21:23
Ola. Obrigado por compartilhar! este é um grande recurso.
27/julho/2017 @ 15:42
MINHA ESCOLA ADERIU A UM PROJETO PARA ESTIMULAR OS ALUNOS A UTILIZAREM AS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA E ESTAMOS PRECISANDO DE SUGESTÕES.
26/julho/2017 @ 11:59
Q bacana! Gostei muito, pois além de usá-Los na escola, posso usar tbm em casa…. Tenho filhos q precisam aprimorar mais a concentração…
Abraços mágicos….
23/julho/2017 @ 09:03
Muito bom isso…