Prêmio Educador Mágico 2023: Finalista Nauane Barbosa Araujo
Nauane Barbosa Araujo, da Escola Municipal Major Aviador Y Juca Pirama de Almeida, de Campo Grande/MS, é finalista na categoria Livros Encantadores do Prêmio Educador Mágico 2023. Saiba mais sobre a sua experiência:
A parte escrita do projeto foi realizada comigo e com a auxiliar Jéssica, a auxiliar Ilma e a professora Josi me auxiliaram com o aluno autista, a parte dos desenhos foi realizada com auxílio professora de Arte Eliane.
Escolhi utilizar o tema “CONTOS DE FADAS”. Realizamos o encantamento com os alunos, mostrando como seria o projeto e que se tornaria um game.
Explicamos que os alunos poderiam inventar uma história ou recontar. Alguns conseguiram realizar a escrita sozinhos, outros precisaram que nós fossemos a escriba.
Os alunos conseguiram colocar suas emoções em suas histórias.
Como o F. que escreveu sobre seu irmão: “Felipe tinha um irmão que o ajudava em suas lutas. Eles eram amigos, mas também brigavam às vezes. Juntos faziam muitas coisas legais”
Como a E. que não estava bem emocionalmente. “Era uma vez uma menina que não gostava de rir”.
Como a A.C. que não gostava de dividir a amizade. “Quando todo mundo pensava que ia ser só maldade, a menina estranha só queria ter amigos para brincar”.
Como a A. que era muito amada pela família. “Mamãe percebeu tudo com seu poder do amor”.
Na sala temos o D. que é autista, realizamos com ele o tema FAMÍLIA, como recurso utilizamos fotos e os relatos que ele deu sobre elas.
A professora Eliane orientou os alunos sugerindo cores, dando dicas de como desenhar, como colorir o fundo, o que estava faltando…
Nessa etapa, os desenhos deram muito mais vida as emoções.
Foi uma linda experiência tanto para os alunos, quanto para as professoras.
Gostou desta história? Vote no Prêmio Educador Mágico 2023 neste link! 😉