Inteligência artificial na educação: quais os desafios e as oportunidades?
Que o uso de Inteligência artificial na educação ficou bastante popular nos últimos meses você já ficou sabendo, né?
Mas e que a IA pode ser utilizada dentro (e fora!) das salas de aula para auxiliar no aprendizado, você já sabia?
E foi pensando nisso que trouxemos uma reflexão sobre os desafios e as oportunidades do uso da Inteligência artificial na educação. Confira a seguir!
O que é Inteligência artificial?
Trazendo um breve contexto sobre a Inteligência artificial (IA), podemos defini-la como a “inteligência das máquinas ou softwares”.
É uma tecnologia que permite a criação de diversos conteúdos de forma quase automática com a ajuda de computadores. As IAs podem criar filtros para redes sociais, textos, artes, vídeos, fotos e até mesmo músicas!
E essas máquinas são desenvolvidas e treinadas para pensar como nós humanos. Parece até coisa de filme, né? Mas eu te garanto que é realidade!
Esse treinamento acontece com a ajuda das bases de dados incorporadas nas inteligências artificiais: seus sistemas conseguem fazer uma pesquisa de informações em pouquíssimos segundos.
Apesar de ser uma ferramenta bem útil, é preciso ter cuidado com a sua utilização, afinal, as máquinas não substituem 100% o trabalho humano.
Continue lendo o texto para conferir alguns desafios do uso da Inteligência artificial na educação.
Desafios e pontos de atenção
Por mais que as IAs sejam um grande adianto em muitos aspectos, é preciso ter uma certa atenção com o seu uso. Isso porque, como explicado acima, nenhuma criação substitui o cuidado humano.
Sendo assim, alguns dos pontos de atenção que precisamos considerar em relação à Inteligência artificial e educação são:
1) Acessibilidade
Acessibilidade é um critério muito importante para se levar em conta na hora de usar Inteligência artificial na educação.
Isso porque a exploração de IAs pelos alunos requer o uso de dispositivos eletrônicos – como computadores e celulares.
Por isso, muitas instituições de ensino podem não ter os recursos necessários para adquirir os dispositivos ou para disponibilizá-los no volume necessário.
Além disso, algumas IAs não são tão acessíveis a pessoas com deficiências, o que impossibilita o uso pelas crianças. Portanto, é preciso considerar se essa tecnologia será acessível a todos os alunos.
2) Qualidade das informações
Por mais que as inteligências artificiais sejam um grande adianto para acessar informações, descobrir dinâmicas e ficar por dentro das novidades, é preciso ter uma atenção dobrada.
Porque nem todas as informações compartilhadas por IAs são verdadeiras. Pois é, você não esperava por essa grande reviravolta, né?
Mas isso acontece porque algumas bases de dados podem ser limitadas a um ano específico.
Por exemplo: se você deseja pesquisar por um acontecimento de 2023, pode ser que não encontre o que deseja, uma vez que é algo muito recente.
Muitas IAs já estão trabalhando para manter suas bases de dados o mais atualizadas possível, mas nunca se sabe, né?
Então, é importantíssimo checar todas as informações desse recurso – até mesmo para ajudar no combate a fake news.
3) Preconceitos e discriminação
Como as IAs são robôs que utilizam informações de diversos bancos de dados diferentes, muitas delas podem não ser muito corretas.
Portanto, podem acabar reproduzindo acidentalmente discursos de ódio e preconceitos enraizados em nossa sociedade.
Por exemplo, algumas pessoas já apontaram discursos racistas em imagens criadas por inteligência artificial. E, infelizmente, esse é só um exemplo de muitos.
Então, é bom ter atenção às imagens e aos textos gerados por IAs, para que não reproduzam estereótipos e discursos de ódio.
Uma boa prática para o uso de Inteligência artificial na educação é: use as ferramentas, mas revise todos os conteúdos antes de passá-los adiante.
Ou seja: não entre no “piloto automático” e deixe esses furos passarem! É muito importante que você tenha bastante atenção e sirva como pessoa guardiã dos alunos.
Leia também: Preconceito racial na escola: de que forma combater?
Oportunidades do uso
Apesar dos pontos negativos apresentados, Inteligência artificial e educação podem andar de mãos dadas, sim!
Confira abaixo algumas oportunidades de melhoria no processo de ensino e aprendizado:
1) Economia de tempo de pesquisa
Economizar tempo de pesquisa é uma das principais vantagens de usar a Inteligência artificial na educação.
Isso porque essa ferramenta gera respostas para seus pedidos de forma quase imediata.
Então, é uma ótima ferramenta para trazer novas sugestões de atividades que divirtam e inovem a forma dos alunos aprenderem.
Além disso, podem ajudar com ideias para incluir todos os alunos e evitar os bloqueios de aprendizagem!
Como elas analisam um grande volume de dados em poucos segundos, as recomendações de temas e atividades serão bem criativas e vão te ajudar a pensar “fora da caixinha”.
2) Expansão do aprendizado
Com a ajuda das IAs, o aprendizado dos alunos não fica mais restrito aos materiais disponíveis na escola (ou até mesmo ao nosso país!).
Isso porque muitos aplicativos e plataformas que utilizam de IAs trazem novas atividades interativas, até mesmo traduzidas de outros idiomas, o que possibilita que as crianças aprendam de diferentes maneiras.
Então, com a ajuda da Inteligência artificial na educação, o processo de aprendizagem fica cada vez mais rico e coloca os alunos em contato com uma grande diversidade cultural de outros países.
Leia também: Diversidade cultural, sala de aula… e Oscar!
3) Correções automáticas
Como tudo no uso das IAs é automático, não seria diferente para as correções.
Essas ferramentas podem ser muito úteis para apontar aspectos de melhoria em textos escritos pelos alunos.
Claro, a Inteligência artificial serve apenas para complementar o trabalho do profissional da educação, uma vez que é uma ferramenta muito útil para tornar o processo de aprendizado muito mais dinâmico.
E foi pensando nisso, inclusive, que a Estante Mágica desenvolveu a Revisão Inteligente, um novo recurso para ajudar na revisão das histórias das crianças.
Com ela, você pode economizar tempo e otimizar a revisão dos livros antes de enviá-los.
Esse é um processo automático que permite que nenhum detalhe passe despercebido e que a edição das histórias fique ainda melhor.
É mais tecnologia para apoiar o seu trabalho. ✨
Inscrições para a Estante Mágica
Em 2024, transforme seus alunos em protagonistas e torne seu ano ainda mais mágico. Inscreva a sua escola agora na Estante Mágica clicando aqui.