3 dicas criativas para conseguir crianças com os próprios livros no Evento de Autógrafos!
O grande momento da Experiência Estante Mágica sem dúvidas é o Evento de Autógrafos. Mas sabemos que nem sempre todas as estrelas literárias conseguem seus exemplares físicos – seja por questões financeiras ou outras. Portanto, para evitar isso e conseguir mais crianças com os próprios livros no seu evento, separamos 3 dicas criativas. Confira!
1) Divulgue as obras com o QR Code da Estante Mágica
No ano passado, a professora Michele Aparecida, da EMEB Professora Euza Neuza Marcondes Lários, acompanhou a aplicação da Estante Mágica em sua escola, inicialmente, mais distante.
Depois, quando retornou 100% às atividades em sala de aula, deparou-se com uma boa surpresa.
As professoras que estavam conduzindo a experiência tiveram a ideia de criar um QR Code do site da Estante Mágica para incentivar a compra dos exemplares dos autores.
Como Michele já tinha familiaridade com essa tecnologia, este ano otimizou ainda mais a ótima ideia.
Ao perceber que a própria Estante já fornecia o QR Code de cada obra, aproveitou esse código e montou um folheto. Depois, imprimiu e espalhou pela escola (foto abaixo).
Também dividiu os folhetos com os alunos para entregarem para os seus familiares. Assim, fortaleceu toda a divulgação para garantir crianças com os próprios livros.
Mas Michele reforçou que essa iniciativa foi aliada a diversas outras de engajamentos dos responsáveis dos alunos, incluindo um grupo no whatsapp com eles:
“A gente vem conversando com os familiares há bastante tempo. Então, todas as atividades que desenvolvemos foram compartilhadas. Os links da Estante Mágica, as tarefas que poderiam ser feitas em casa com a família… tudo isso”, reforçou.
2) Incentive o empreendedorismo com a compra dos livros
Essa brilhante ideia veio do Leandro Garozi, pai do pequeno grande autor Theo.
Aproveitando a oportunidade de reconhecer a estrela literária e incentivar seu lado empreendedor, ele criou uma arte para divulgar a obra entre familiares e amigos.
O objetivo? Incentivar a compra de exemplares (confira abaixo):
O resultado emocionou o pequeno, que viu vários livros seus vendidos. Para demonstrar sua gratidão, ele gravou um vídeo de agradecimento a todos os seus leitores.
Segundo Leandro, o principal motivo dessa divulgação intensa foi incentivar o filho a valorizar seu trabalho desde cedo:
“Acredito que incentivar nossos filhos a acreditarem no valor do que fazem desde cedo é fundamental para sua autoconfiança. Nesse sentido, receber por seu trabalho pode intensificar essa motivação”, explicou.
E por que é tão importante garantir crianças com os próprios livros no evento? Na opinião do papai coruja, sem dúvidas é por conta da sensação especial que autografar o próprio livro proporciona:
“A criança está autografando um livro que ela mesma criou, o que é emocionante para ela. Além disso, essa experiência estreita os laços familiares e agrega muitas histórias significativas”, opinou.
3) Estimule um segundo Evento de Autógrafos particular
Karina Lemos, mãe da autora Duda Macieira que, com 12 anos, já escreveu 10 livros (8 lançados pela Estante Mágica), trouxe uma ideia pra lá de criativa.
Além do dia de autógrafos na escola da filha caçula, Maria Luiza, ela também fará um evento intimista para familiares e amigos.
A ideia é reconhecer ainda mais a conquista da pequena:
“De novo, ela vai se sentir prestigiada, ver que a produção dela é importante. E isso com certeza vai incentivá-la aos próximos passos”, afirmou.
Com isso, o vínculo entre família e escola fica ainda mais forte, inclusive. Afinal de contas, um evento escolar será desdobrado no âmbito familiar também.
Incrível essa sugestão, né? Haja caneta para a estrela literária autografar tantos livros! 🌟
Leia também: Família na escola: conheça o case de sucesso de uma escola
Dicas extras:
Participe do Clube dos Educadores Mágicos
Essa também foi uma dica da professora Michele, que faz parte do Clube de Educadores Mágicos.
O Clube é uma comunidade exclusiva da Estante Mágica com educadores de todo o Brasil para troca de experiências e dicas.
Segundo Michele, o contato com outros educadores que também estão realizando a Estante Mágica é fonte de muitas ideias criativas.
Afinal, são escolas de diferentes perfis e vivências, compartilhando ideias para engajar não apenas os alunos, mas também os familiares na escola.
Por meio do Clube, você pode se inspirar em quem já realizou Evento de Autógrafos e pegar dicas para tornar o seu igualmente inesquecível.
Para participar, é só cadastrar seus alunos na plataforma da Estante Mágica.
Uma vez cadastrados os alunos, a própria Estante Mágica envia um convite para os professores via e-mail ou Whatsapp (então, fique atenta (o)!).
Incentive que os familiares façam a famosa “vaquinha”
Talvez todas as estrelas literárias da sua escola já tenham exemplares impressos, talvez não…
Independentemente da situação, a famosa “vaquinha” é uma estratégia criativa e muito eficiente para garantir crianças com os próprios livros no Evento de Autógrafos.
Então, incentive que os responsáveis comuniquem sobre o livro entre parentes e até mesmo colegas.
Peça para que contribuam com o valor que puderem e, caso o exemplar comprado seja um extra, sorteie entre os contribuintes.
Com inspiração no pequeno grande autor Theo (mencionado na dica 2), peça que a estrela literária grave um vídeo agradecendo a quem contribuiu para a vaquinha.
Isso vai aumentar ainda mais o seu senso de uma verdadeira estrela!
Peça para a família e a estrela literária escreverem a biografia da obra
Já pensou em incentivar que os familiares criem a biografia da estrela literária junto com ela?
Essa atividade para casa pode ser fonte de conexão entre responsáveis e crianças.
Afinal, ao realizarem a biografia, ambos pensarão nas qualidades da estrela literária, o que fortalece o vínculo afetivo.
Consequentemente, isso aumenta a chance de compra dos exemplares a tempo do grande Evento de Autógrafos.
Dê (mais) visibilidade ao trabalho pedagógico na escola
Ok, você provavelmente já comunica aos familiares sobre a Estante Mágica. Mas que tal aumentar a visibilidade do trabalho pedagógico nas reuniões?
Isso pode ser feito com uma apresentação curta sobre a etapa do processo criativo, dividindo um pouco os avanços percebidos nesse período.
Exemplo: está na etapa de desenhos e percebeu como os alunos melhoraram na aula de artes desde que começaram a desenhar o próprio livro? Compartilhe!
Esse acompanhamento do progresso em sala de aula é valioso e deve ser comunicado aos familiares.
Isso vai aumentar não apenas o envolvimento deles com a experiência Estante Mágica, mas também levá-los a valorizar ainda mais o trabalho da escola.
Crie uma contagem regressiva nas circulares
Ciente da importância do engajamento dos familiares não só no Evento de Autógrafos, como em toda a experiência Estante Mágica, que tal uma estratégia mais criativa para alertá-los dos prazos da iniciativa?
Colocar uma contagem regressiva em circulares avisando que falta um mês para o último dia da compra de exemplares, por exemplo, pode ser uma excelente forma de atentar os responsáveis para esse lembrete.
E, por outro lado, o “relógio” também vai engajar as estrelas literárias – que ficarão mais animadas para o grande Evento de Autógrafos.
Por falar em evento, quer mais dicas para tornar seu evento mágico?
Clique aqui e confira o Manual para Evento de Autógrafos, um material completo para te ajudar. 💙