Um profissional estratégico e sensível. O que faz um Orientador Educacional?
O Orientador Educacional é um sujeito chave na articulação aluno-escola-responsáveis-comunidade
A Base Nacional Comum Curricular destaca a importância das competências socioemocionais (autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável) para um aprendizado social e emocional do aluno. Observar o desenvolvimento dessas competências nos alunos não é papel apenas do professor, há outro sujeito de grande importância nesse processo, o Orientador Educacional.
Na década de 1930-40 o orientador era encarado no Brasil apenas como um profissional da área vocacional. Contudo, esse papel há muito tem sido revisto, por conta do desenvolvimento dessa carreira e porque a construção de valores e relações interpessoais dentro do ambiente escolar tem se destacado como algo vital no processo de ensino-aprendizagem, e deve acontecer desde a educação infantil. Isso ainda se constitui como um desafio, porque em geral a sociedade e, consequentemente, as escolas ainda prezam as competências cognitivas/acadêmicas acima das outras.
A figura do Orientador Educacional é o mediador dessa necessidade de equilíbrio, porque muitas vezes um baixo desenvolvimento em competências cognitivas/acadêmicas pode ser o resultado de um igual baixo desenvolvimento de competências socioemocionais. Além disso, um bom desenvolvimento de competências cognitivas/acadêmicas não garante a formação de um cidadão apto a pensar os desdobramentos de suas ações na sociedade.
Acompanhamento
Em grupo e/ou individualmente, o Orientador Educacional acompanha as atividades do dia a dia da escola. Dessa forma, se consegue perceber as mudanças, as necessidades e também as potencialidades dos alunos. Esta é uma atividade vital para a manutenção de um ambiente escolar saudável e permite que a escola tenha uma relação com os responsáveis baseada em argumentos sólidos sobre a experiência do educando, construindo uma relação aluno-escola-responsável pautada na transparência. Um processo que pode se dar de forma individual ou coletiva, por exemplo, nas reuniões com os responsáveis.
A relação dos professores com os alunos também é pauta do acompanhamento educacional. Assim, em conjunto com a Coordenação Pedagógica, o Orientador Educacional pode mediar a interação aluno-professor ou professor-responsável, garantindo que as situações ou dificuldades sejam direcionadas àquilo que as causou, evitando desgastes entre as partes.
Um profissional conectado às pessoas
A função do Orientador Educacional é regulamentada pela Lei nº 5.564. É importante conhecê-la, porque, por exemplo, ela nos lembra que o Serviço de Orientação Educacional pode tanto ser voltado à escola quanto à comunidade, isso porque a formação de um cidadão que esteja comprometido com seu tempo e sua comunidade vai além da sala de aula. Afinal, educação é para a vida.
Além disso, dispõe acerca das profissões que podem assumir essa carreira. São elas:
I – Dos licenciados em pedagogia, habilitados em orientação educacional, possuidores de diplomas expedidos por estabelecimentos de ensino superior oficiais ou reconhecidos.
II – Dos portadores de diplomas ou certificados de orientador educacional obtidos em cursos de pós-graduação, ministrados por estabelecimentos oficiais ou reconhecidos, devidamente credenciados pelo Conselho Federal de Educação.
III – Dos diplomados em orientação educacional por escolas estrangeiras, cujos títulos sejam revalidados na forma da legislação em vigor.
Para a escola e para o mundo
Uma prática social ampla se constrói em conjunto. É com o trabalho integrado de todos os sujeitos da escola – alunos, professores, Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional, colaboradores em geral, família, comunidade etc. – que se constrói a escola que queremos, um ambiente saudável, que respeita as diferenças e procura fazer do mundo um lugar melhor. Neste ecossistema complexo o Orientador Educacional tem o papel de construir pontes.
O Orientador Educacional é aquele que terá escuta ativa e empatia, em contato com os alunos. Discutindo, refletindo, interpretando o orientador auxilia o desenvolvimento dessas mesmas competências no educando, e também do ambiente escolar. Para além do mercado de trabalho, os alunos são o legado de uma escola para o mundo, ajudá-los a entender seu lugar nisso tudo e saber como agir de forma ética e humana em relação a realidade talvez seja a principal missão dos profissionais da educação em geral e do Orientador Educacional em específico.