Pedagogia Waldorf: como funciona a metodologia?
A pedagogia Waldorf é conhecida por respeitar o desenvolvimento da criança e estimular a sua autonomia. Entenda, neste artigo, de que forma ela pode ser aplicada com os alunos!
A pedagogia Waldorf trata-se de uma metodologia pedagógica baseada na Filosofia de Rudolf Steiner (1861- 1925), filósofo, educador e fundador da Antroposofia.
Este método consiste em capacitar o aluno, primordialmente, em seus aspectos espirituais, físicos, sociais e intelectuais.
Seu principal objetivo é desenvolver na criança uma personalidade livre e autônoma, respeitando as características de seu processo de desenvolvimento. Além do seu ritmo de crescimento.
Notas e avaliações, não são as prioridades desta metodologia. A pedagogia Waldorf visa o desenvolvimento integral e holístico da criança.
Mais do que notas nas provas, o aluno é avaliado em seu comportamento e maturidade emocional.
Quais são os principais objetivos?
Esta pedagogia, diferentemente, propicia ao pequeno as principais ferramentas para buscar seu próprio conhecimento, através da arte, música e atividades manuais.
A pedagogia Waldorf tem como meta desenvolver e construir a personalidade da criança, de forma equilibrada e integrada.
Assim, consegue estimular as suas potencialidades, como a clareza de raciocínio, equilíbrio emocional e iniciativa de ação.
Esta metodologia estimula a criatividade da criança, conduzindo-a à imaginação e ao pensamento livre e autônomo.
Nossa sociedade, hoje, está caótica. Conflitos por toda a parte. Esta pedagogia tenta preparar a criança para a vida, capacitando-a a viver equilibradamente em sociedade.
Em outras palavras, tenta formar cidadãos, educando-os para a sua responsabilidade.
De que forma a pedagogia é aplicada?
Nas escolas Waldorf as crianças têm aulas de tricô, alemão, instrumentos musicais de corda, como violino e violoncelo.
Nenhum professor usa livro didático ou caderno. Utiliza-se a pintura, com aquarela, brincadeiras tradicionais.
Tudo, como antigamente, não se parecendo, em nada, com a maioria das escolas modernas. É um outro mundo. É uma outra cultura. É uma outra filosofia. A meu ver, belíssima.
Este método propicia a brincadeira livre da criança, estimulando desafios para o seu autoconhecimento. Os currículos escolares são determinados pela escola e professores.
Mas, sempre seguindo o conteúdo indicado pelo MEC (Ministério de Educação).
Matérias como português, matemática, história e geografia, sem dúvida, são igualmente, ministradas.
No entanto, o seu diferencial em relação às demais escolas, é que aqui, as crianças são educadas para explorar as suas potencialidades e criatividade.
Como a metodologia desenvolve os alunos?
A educação é realizada de forma natural e espontaneamente, tudo fluindo harmoniosamente. O conteúdo e o potencial de cada criança são respeitados, e o seu processo de desenvolvimento ocorre de forma interna e externa.
A criança vivencia o seu interior, aprendendo a lidar com o seu mundo externo. A criança aprende a conhecer a sua alma e o seu ser.
Todo e qualquer conhecimento só lhe é apresentado quando ela estiver “pronta” para adquiri-lo, ou seja madura para absorvê-lo. O aprendizado, torna-se assim, uma consequência.
Esta metodologia nos propicia, em um futuro, seres humanos mais equilibrados emocionalmente, capazes de respeitar os seus valores, assim como os do próximo.
Serão seres conscientes de sua liberdade e responsabilidade.
A pedagogia Waldorf é um dos maiores movimentos educacionais independentes do mundo. E, eu, assino embaixo.
Magdalena Barbera (Magda) é Publicitária, Psicóloga Clínica, Escritora e autora do livro Conversando com os pais, um livro sobre o desenvolvimento e educação infantil.
vania silva
07/dezembro/2019 @ 22:11
Com minhas crianças costumo usar o livro: Dandara e as princesas perdidas, onde a representatividade se faz presente, pois conta -se sobre uma princesa negra perdida. E pode-se utilizar trabalhando vários aspectos.