Educação financeira nas escolas: como promover?
A educação financeira é um tópico bastante discutido no Brasil nos últimos tempos. Apesar disso, o cenário de endividamento e inadimplência continua pessimista. Neste artigo, você vai conhecer atividades para ensinar educação financeira nas escolas!
Desde que foi incluída como um dos temas transversais a serem tratados na BNCC, muitas dúvidas sobre como desenvolver educação financeira entre alunos surgiram.
A educação financeira nas escolas vai muito além de ensinar os estudantes a utilizarem seus conhecimentos em matemática para resolver questões relacionadas à dinheiro e economia.
Durante a apresentação do tema, os alunos precisam desenvolver a capacidade de tomar boas decisões relacionadas à suas vidas financeiras e de suas famílias.
A apresentação do assunto pode não ser tão atrativa, principalmente para os alunos que não se identificam com a área de exatas.
Por isso, separamos quatro atividades que vão te ajudar a ensinar educação financeira de maneira divertida e interativa:
1) Utilização de fábulas em sala de aula
A abordagem do assunto pode começar desde cedo, na educação infantil. Nesse caso, a utilização de fábulas é uma ótima alternativa para desenvolver o tema de forma lúdica.
Utilizar fábulas como “A cigarra e a formiga” abre uma grande possibilidade de reflexão sobre as atitudes dos personagens e suas consequências, entre os pequenos.
Apresentar o conto e pedir para que eles apontem pontos em que a cigarra poderia ter feito algo diferente em prol do seu próprio bem estar é uma boa opção para gerar uma consciência sobre planejamentos a longo prazo.
2) Organização de visitas à instituições e exposições financeiras
Ter contato com a educação financeira através de especialistas no assunto pode ser um diferencial para seus alunos.
Algumas instituições como o Museu da Casa da Moeda e o CCBB, no Rio de Janeiro e o Museu da Casa dos Contos, em Ouro Preto, possuem um vasto acervo monetário e visitas guiadas para grupos de estudantes.
Além de conhecer de perto todas as gerações de edições especiais do nosso dinheiro, os alunos terão contato com toda a história das condições de desenvolvimento econômico no Brasil ao longo de centenas de anos.
3) Organização de uma feira de empreendedorismo e educação financeira
Transformar os alunos em agentes ativos da aprendizagem é a chave para tornar a educação mais atrativa e envolvente.
Muitas escolas já possuem feiras de ciências previstas em seu calendário escolar. Aliada à uma feira existente ou realizando a criação de uma nova, o tema pode ser desenvolvido através de projetos ao longo dos dias do evento.
A proposta é que cada grupo de alunos crie um empreendimento e, baseado no conteúdo passado em sala de aula, possa explicitar o que será feito para garantir a saúde financeira do negócio.
4) Criação do “Dia de jogos”
Jogos de tabuleiro como “Monopoly”, “Jogo da vida” e mais jogos que envolvem raciocínio lógico e a arquitetura de ações financeiras com um objetivo bem definido, são ótimas opções para desenvolver educação financeira nas escolas.
Organizar um “Dia de jogos”, com partidas orientadas pelos professores, pode transformar a dinâmica do aprendizado sobre educação financeira.
Além de tornar o aprendizado mais lúdico e divertido, esse tipo de iniciativa promove integração entre os alunos da escola.
5) Aplicação do projeto “Educação financeira” da Estante Mágica
Com o projeto “Educação financeira”, disponível para escolas parceiras na plataforma da Estante Mágica, os alunos vão ter a oportunidade de aprender como a educação financeira pode impactar seus futuros de forma positiva.
Em sala de aula, os professores vão trazer questionamentos e desenvolver o tema de maneira interativa com os alunos.
O resultado final são livros escritos por cada aluno, contendo manuais com instruções sobre educação financeira desenvolvidos por cada um.
E você, já desenvolve educação financeira em sua escola? Deixe aqui nos comentários os meios que você utiliza para tratar o assunto!
Beatriz Helena Alves de Paiva
30/outubro/2019 @ 12:11
Olá, meu nome é Beatriz, sou professora dos anos iniciais, este ano estou lecionando no 2º ano, na escola Dirce Moura Leite, em Alfenas-MG.
No início do ano quando foi proposto para os professores trabalharem com a educação financeira, logo me veio a ideia de propor aos alunos um sistema de comercio em sala de aula. Onde eu pagaria aos alunos um certo valor pelas atividades concluídas e pelo bom comportamento, em contra partida, eles me pagariam um certo valor, previamente combinado, pelas aulas de educação física, biblioteca, para ir ao banheiro ou beber água.
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre este método de trabalho.
Obrigada.