Sua escola receberá novos alunos no meio do ano? Preste atenção nisto!
A entrada de alunos na escola na metade do ano pode ter diversos motivos, por isso é importante que a gestão esteja atenta para saber o contexto da mudança. Entenda como o gestor pode ajudar nessa etapa!
Após o momento de recesso, tanto o final quanto o meio do ano, a escola costuma receber novos alunos.
Esse novo desafio pode gerar uma certa ansiedade, tanto para o próprio aluno quanto para a instituição que vai recepcioná-lo.
Por isso, é fundamental que a gestão da escola entenda bem os motivos dessa mudança.
Eles podem ser diversos: desde a falta de adaptação com o método de ensino da antiga escola até a mudança de cidade.
Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas para o gestor escolar estar atento na hora de receber novos alunos no meio do ano letivo!
Recepcionar os alunos de forma acolhedora
A chegada dos novatos já é razão suficiente para gerar uma inquietação no ambiente escolar, pois requer uma atenção de toda a equipe pedagógica.
No meio do ano, a equipe deve se atentar também para o momento em que a escola e as respectivas turmas já se encontram.
O conteúdo já está avançado nas matérias e as relações, tanto entre professor e alunos quanto dos alunos com os alunos, já estão adaptadas ao ritmo das aulas.
Por isso, é indispensável que toda a escola se junte nesse momento para ajudar nessa mudança de ambiente que o novo aluno está passando.
O gestor escolar pode ser uma ponte para integrar a todos da comunidade escolar nessa missão de demonstrar uma atenção cuidadosa.
Pensar em ações juntamente com a equipe para amenizar ao máximo as dificuldades e transmitir segurança e otimismo para o pequeno é um dos meios para que ele se sinta cada vez mais à vontade.
Conferir o histórico escolar
Uma das partes fundamentais para se entender o contexto em que o aluno vivia na antiga escola é observar o seu histórico escolar.
No momento da matrícula, os responsáveis entregam documentos à escola e este, em específico, pode ser a chave para entender o motivo da transferência.
A partir das notas do aluno, o gestor consegue perceber quais são as matérias em que há um baixo ou alto desempenho.
Mas atenção redobrada com as notas baixas! Converse com o professor responsável pela turma ou pela disciplina que o aluno tem dificuldade sobre a possibilidade de aulas de reforço.
Outra questão a se acompanhar em conjunto com o professor é o estágio de conhecimento letivo do novo aluno.
Ele pode vir de uma escola em que ainda não tenha dado alguma matéria já aplicada à turma em que o pequeno entrará.
A ideia é elaborar estratégias de ensino para que o aluno atinja um grau de nivelamento com a turma.
Marcar uma reunião com os pais
O contexto familiar também é muito importante para entender onde a escola pode ajudar na adaptação.
No primeiro momento, marque uma conversa com os pais da criança para saber mais um pouco sobre o porquê de optarem pela mudança de escola no meio do ano.
Foi por mudança de estado ou de bairro? Foi por problemas de integração na última escola? Foi pela procura de uma escola mais inovadora?
Veja quais são as expectativas dos pais em relação à escola e à aprendizagem do aluno em um novo ambiente escolar.
Procure entender com eles o que pode ser feito para casar essas expectativas com os objetivos da escola.
Além disso, pergunte a eles como eles percebiam a relação do aluno com a outra turma e com a outra escola. Essa pode ser outra chave para auxiliar na abordagem do comportamento do aluno!
Certifique-se, também, de que a escola dará o suporte necessário para que o objetivo principal em comum seja alcançado: o aprendizado do aluno.
Criando essa relação logo nos primeiros momentos, tanto o aluno quanto a sua família podem desenvolver confiança na instituição ao perceber a atenção da escola com a integração do pequeno.
Integrar o aluno com os novos colegas de classe
Fazer amizades em um novo lugar não é nada fácil, ainda mais quando a turma já se conhece e está estudando junta a alguns meses.
O risco de bullying nesses momentos pode ser alto, pois os novos colegas de classe já têm mais intimidade e já desenvolveram alguma relação, enquanto o novo aluno pode se sentir um pouco deslocado.
Faça atividades em grupo que estimulem a interação entre eles e sempre repare nas relações desenvolvidas além da sala de aula, como na hora do recreio.
Isso também pode ajudar a dar atenção àquele colega que até agora também não conseguiu se aproximar do resto do grupo.
Uma maneira bacana de integrar novos alunos no meio do ano letivo é indicar um grupo de veteranos para servirem de tutores do novato.
Proponha uma volta na escola entre eles para apresentar a escola, chame outro aluno para tirar as dúvidas do que chegou agora…
Deixe que os outros alunos também sugiram maneiras de recepcionar o novo colega.
Além de ser uma forma de socialização, o novato pode se sentir mais à vontade com colegas de classe do que com os próprios professores, por questões simples de idade e de identificação.
Tanto os responsáveis quanto os novos alunos ficam esperançosos com a nova oportunidade que uma nova escola pode trazer.
A escola deve ter um papel ativo na adaptação dos novos alunos que chegam no meio do ano letivo.
É fundamental trabalhar aspectos pedagógicos e comportamentais na hora de pensar em estratégias para que essa etapa escolar aconteça da melhor maneira possível.
Dedicar um tempinho com a sua equipe pedagógica para ajudar os novatos na integração do novo ambiente escolar pode ajudar tanto a alavancar o ritmo da turma quanto melhorar o desempenho dos que chegam!
E aí, já sabe qual dessas iniciativas irá aplicar para a chegada do seu novo aluno? 😉