Como ajudar o professor a fazer um bom projeto didático?
Quer uma ajuda para orientar os professores durante a criação de um projeto didático? Leia as dicas deste texto!
Com o calendário apertado de datas comemorativas e reuniões, é um desafio para o coordenador dar um apoio pedagógico mais próximo aos professores como, por exemplo, em relação aos projetos didáticos.
Pensando nisso, eu elaborei algumas dicas para que os coordenadores possam ajudar a sua equipe a realizar projetos com qualidade de maneira simples e prática. Veja:
Mantenha o foco
Para desenvolver um projeto é imprescindível manter o foco.
Sendo assim, é fundamental que o professor tenha clareza quanto ao que se pretende com a vivência, qual seu objetivo principal (geral), quais são os objetivos secundários (específicos) e quais as atividades que serão desenvolvidas baseadas nos objetivos que se quer atingir.
Soa redundante, mas essa fase é primordial para o começo de um projeto e a “âncora” que irá nortear as atividades e permitir que se explore novas vivências.
Provoque a originalidade dos projetos
Geralmente, até mesmo por falta de tempo, os projetos elaborados soam como cópias de outros já elaborados por outras escolas.
Para desenvolver projetos originais, auxilie as professoras a, utilizando a vivência com a turma, estabelecer uma conexão entre os alunos e o projeto: livros que eles estejam lendo, desvios de comportamentos que poderão ser sanados através da experiência de novos valores entre outros.
Projetos já existentes com veia inovadora, como o projeto gratuito da Estante Mágica, que transforma crianças em autoras do próprio livro, podem ser um bom caminho para os professores que estão com dificuldade de criar algo mais original.
Mantenha as reuniões de equipe em dia
As reuniões com a equipe, bem como as coordenações individuais são imprescindíveis para a boa orientação e execução dos projetos.
Lembre-se: a comunicação clara e objetiva entre todos os envolvidos é uma forte aliada para garantir a boa qualidade dos trabalhos.
Crie maneiras diferenciadas de apresentar os projetos desenvolvidos
A boa apresentação na culminância dos projetos é imprescindível para que todos entendam o trabalho que foi realizado e desenvolvam uma facilidade e vontade de participar de novos projetos.
Inove, crie novas maneiras de apresentar cada projeto engajando os alunos e valorizando o trabalho desenvolvido!
Seja por meio de uma apresentação aberta ao público ou na hora do recreio, uma ação social, um dia de apresentação dos projetos, uma festa de culminância em um outro local…
Eu garanto que todos os envolvidos serão motivados e encantados cada vez mais pelos projetos em sua escola.
Tenha boas ferramentas de gestão
Essa é uma ótima dica para que o coordenador obtenha maior autonomia da equipe. Na minha experiência como consultora de projetos em escolas, considero três ferramentas imprescindíveis para a gestão:
- Metodologia
Através dela, é estabelecido um escopo geral do projeto, o objetivo geral, os objetivos secundários e as descrições das atividades que serão desenvolvidas.
- Cronograma
É no cronograma do projeto que serão descritas as atividades que serão desenvolvidas e o tempo para cada uma delas.
- Plano de ação da culminância do projeto
Fundamental para encerrar um projeto com chave de ouro. Ele traz um roteiro de apresentação do projeto finalizado à comunidade escolar ou apenas para turma.
Faz-se importante avaliar o projeto a fim de aprimorar os próximos que virão.
Com essas ferramentas, você poderá, de forma mais efetiva, ajudar a sua equipe de professores a cumprir os prazos das atividades e solucionar quaisquer problemas de execução que possam surgir.
Espero que vocês tenham gostado das dicas. Agora, compartilhe conosco: como você tem auxiliado a criação de um projeto didático na sua escola?
Verônica Vincenza é escritora e consultora de projetos educacionais. Membro de diversas Academias de Letras, com premiações nas áreas da literatura, arte e difusão da língua portuguesa. Oferece dicas sobre desenvolvimento infantil no blog Amiguinhos da Veronica e na página Histórias das Verônica.
João Batista Duarte Do Lago
01/julho/2019 @ 13:52
Tudo sobre projeto de leitura para que os nossos alunos tenham o gosto pela leitura
Victoria Fernandes
05/julho/2019 @ 11:28
Isso aí, João! O gosto pela leitura pode levar a grandes desempenhos pelos pequenos 😍