Dia Nacional do Livro Infantil: escritores mirins que você deve conhecer!
Para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, conheça as obras de escritores mirins formados pelo projeto da Estante Mágica!
No dia 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil.
Para comemorar essa data tão importante, além de homenagear os escritores importantíssimos para a literatura infantil, como Monteiro Lobato, que tal conhecer os escritores mirins que temos em nosso país?
Nessa matéria, apresentamos crianças que participaram do projeto da Estante Mágica e tornaram-se autoras do próprio livro, escrevendo narrativas que transformaram sua relação com a leitura 🙂
Confira:
• Giovana Gomes, autora do livro “Princesinha Aventureira”
No livro “Princesinha Aventureira”, conhecemos a história de uma princesa que vive em um castelo e é impedida de sair dele para conhecer o reino.
Até que um dia ela deseja se aventurar pela floresta e foge para conhecê-la.
Segundo a autora da história, Giovana Gomes, a história do livro foi inspirada por uma conversa com os pais.
Além de sentir-se empolgada ao lançar o próprio livro, ela afirma que sente-se muito grata por saber que também serve de inspiração para novos escritores:
“Fiquei surpresa quando a Estante Mágica entrou em contato com meus pais pedindo autorização para usar o livro como modelo para outros pequenos autores. Felicidade pura!”, comemora.
Leia a história da escritora clicando aqui.
• Luiza Chami, autora do livro “Escola querida do meu coração”
No livro “Escola querida do meu coração”, as páginas são alternadas entre inglês e português e a autora conta como é apaixonada pela escola onde estuda e como recebe apoio de todos por lá diariamente.
“Quando escrevi o meu livro, me senti de certa forma poderosa, me sentia independente por ter aquela autonomia toda. Foi uma experiência tão boa e tão mágica!”, revela a autora Luiza Chami.
A escritora mirim, hoje com 12 anos, conta que sua intenção foi transmitir em palavras todo o seu amor pela instituição que estuda.
“Quem leu deve ter percebido que tenho fortes laços com a escola, lá foi onde eu cresci, me desenvolvi, conheci pessoas incríveis e tive experiências incríveis, como escrever um livro!”, explica.
Leia a história da escritora clicando aqui.
• Isaque Cardinale, autor do livro “O Homem que gostava de cantar”
Em “O homem que gostava de cantar”, Isaque relata a história de um cantor que perde sua voz e pede a Deus para recuperá-la.
Uma clara analogia ao desafio enfrentado pelo próprio Isaque, que tem apraxia grave da fala e só conseguiu falar pela primeira vez no ano passado, aos 6 anos.
“Eu escrevi um livro muito legal sobre meu artista preferido. Estou muito feliz por esse meu trabalho e quero escrever muito mais livros assim”, comemora Isaque.
O mais recente autor mirim está animado com toda a experiência vivida e tem sido prestigiado pela sua história. Ele ganhou até mesmo como presente um boneco do seu personagem!
“Me sinto feliz por ter realizado um dos meus sonhos que é ter escrito um livro”, conta.
Leia a história do escritor clicando aqui.
Nesse Dia Nacional do Livro Infantil, qual escritor mirim você também recomenda? =)
EVANIDA BARROS
07/maio/2019 @ 09:36
sou encantada com o projeto.Ano passado tentei inscrever as crianças e não deu certo. Mas esse ano quero fazer o possível pra dar certo, principalmente porque estou na função de bibliotecária da escola.
Espero que em breve estarei realizando este projeto aqui.
Victoria Fernandes
25/junho/2019 @ 14:35
Oiii, Evanida!
Ficamos muito felizes em saber do seu entusiasmo para participar do nosso projeto 😍
Essa parceria já deu certo!
Nilma Tavares da Silva Brito
28/abril/2019 @ 10:44
Como faço para aprender esta técnica de construção literária?
sou professora quero oportunizar alunos carentes, no regate da auto estima devolvendo a capacidade de sonhar e construir possibilidades.
Victoria Fernandes
25/junho/2019 @ 14:41
Poxa, Nilma! Que lindo saber que quer incentivar seus alunos através da leitura 💙
Nós, da Estante Mágica, temos o mesmo objetivo!
Se inscreva agora no nosso site para fazer parte do maior projeto de incentivo à leitura do Brasil, basta clicar aqui: https://estantemagica.com.br/