Projeto Amigos na Praça oferece atividades literárias e artísticas para crianças
Atividades culturais ao ar livre, ocupando praças e áreas públicas. Essa é a proposta do projeto Amigos na Praça, que tem como objetivo oferecer criativas dinâmicas de leitura e atividades artísticas para crianças!
O mundo da leitura pode ser encantador e divertido quando a abordagem também é criativa. E é isso que a Christina Martins propõe com o Projeto Amigos na Praça!
Focado em oferecer uma oficina literária gratuita, o projeto, que já tem dois anos de existência, busca aproximar cada vez mais as crianças com o hábito de ler e escrever livros.
Aberto para todas as idades, a iniciativa tem mais participação e engajamento de crianças de 2 a 10 anos e já atingiu cerca de 5 mil leitores por toda a cidade do Rio de Janeiro.
De acordo com Christina, o “Amigos na Praça tem como objetivo promover a ocupação do espaço público com cultura. Tem a troca de livros e atividades que levem as crianças (e seus familiares) a desenvolver ações de cidadania e sustentabilidade”.
A iniciativa nasceu de um projeto anterior, o Sebinho nas Canelas, que era uma troca de livros entre crianças, idealizado por Christina e a jornalista Angela Tostes, em 2004.
O evento acontecia a cada dois meses e a proposta era uma manhã de leituras na praça, considerado primeiro espaço de sociabilização da criança pelas autoras.
“A Angela acabou deixando o projeto e eu segui sozinha, criando o Amigos na Praça que tem o Sebinho como troca de livros, dentro do evento”, comenta.
Apesar de não ter uma frequência exata, o planejamento para 2019 é de que o projeto ocorra a cada dois meses e seja expandido para outras regiões do estado:
“Fechamos o projeto em janeiro, com uma edição na Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, e vimos o quanto essas regiões carecem de programação cultural para crianças”, revela a idealizadora.
“Estamos fazendo contato com parceiros. Esse ano conseguimos uma parceria com o Museu de Astronomia, que montou o projeto O Museu vai à praça, com atividades para as crianças e foi bem produtivo. Minha intenção é fechar outras parcerias nessa linha”, conta.
Além disso, o Amigos na Praça aceita voluntários para suas edições, assim como também engaja muitos pais com o incentivo à leitura e participações de outras atividades artísticas, como apresentações teatrais e oficinas de pintura.
E, para atingir seu público-alvo, Christina ressalta como é necessário uma boa divulgação, principalmente em escolas:
“Normalmente, depois que escolhemos a praça, fazemos contato com as escolas no entorno”, explica.
Fazendo um balanço sobre o projeto, Christina sente-se realizada com o incentivo e a participação de todos os públicos no seu projeto cultural.
Segunda ela, há diversos marcos que o Amigos na Praça já atingiu, como o aumento da presença de crianças e pais, que apostam na iniciativa como um bom e diferente programa educacional e familiar.
“São muitas histórias bacanas. O mais legal é ver o quanto os pais curtem o nosso evento. Tanto que esse ano já estou elaborando um projeto mais amplo, que envolve toda a família. Ouço muito os pais quando o evento acontece e ele manifestam que gostariam também de ter atividades”, diz Christina, que ainda acrescenta:
“Acho que o importante do projeto é levar os moradores para ocupar as praças do seu bairro. Isso aconteceu na Praça Pio XI, no Jardim Botânico. As pessoas passam tomar conta do espaço público, cria um envolvimento com a vizinhança, engajamento. Acho que é a solução para a conservação desses espaços”, opina.
Para saber mais sobre o projeto, envie um e-mail para christinamartins1@gmail.com ou acesse a página Projeto Amigos na Praça! 🙂
Jovana
16/outubro/2019 @ 10:42
Trabalho importante no processo de desenvolvimento das crianças.
Verônica Silva
27/fevereiro/2019 @ 11:03
Lindo Projeto, Christina! Gostaria de participar de um desses eventos. Moro em Itajaí, SC, e amo contar histórias para crianças.
Victoria Fernandes
25/junho/2019 @ 15:27
Poxa, Verônica! Que legal!
Já pensou em levar o evento aí para a sua cidade? 😃😉
Jaíra
22/fevereiro/2019 @ 10:23
Trabalho de importância relevante para o desenvolvimento do hábito de leitura nas crianças.