5 dicas para ter projetos mais inovadores na sua escola em 2019
Quer garantir que o seu planejamento pedagógico contemple projetos inovadores? Confira as 5 dicas deste artigo!
A vida de coordenador e diretor não é fácil: atender os pais, primar pela boa condução trabalhos pedagógicos, criar e desenvolver festas e eventos da escola… isso demanda muito do gestor.
E, na hora de priorizar os projetos certos, pode bater uma dúvida. Afinal, qual é o mais inovador para a escola?
Nas 5 dicas abaixo, te ajudamos a compreender, escolher e gerenciar os projetos mais modernos para sua escola!
1- Apresente projetos que tragam vivência criativa aos alunos
Os projetos servem para dar vivência aos alunos dos conteúdos ministrados em sala de aula, agregando novos fatores que tragam aos alunos aptidão para lidar com os estudos e se tornarem pessoas realizadas.
Isso passa pelo aprendizado de diversas questões cotidianas, como uma alimentação saudável, uma inteligência emocional para saber lidar com problemas e frustrações, habilidades de oratória e até mesmo sentimento de gratidão.
Por isso, é essencial que pensemos em projetos que ajudem os alunos a se desenvolver como ser humanos utilizando as ferramentas pedagógicas e os conteúdos que ministramos de uma forma mais criativa.
2- Planeje bem os projetos inovadores
Projetos inovadores e criativos requerem um pouco mais de esforço, pois são feitos pelos próprios professores e auxiliados, geralmente, pelos coordenadores.
Nas dicas você lerá diversos temas que poderão ser trabalhados, porém, para que tudo saia como se espera, certifique-se de que seus coordenadores possuem o conhecimento para ajudar no planejamento destes projetos.
Costuma-se pedir para que os projetos tenham três instrumentos: a descrição do projeto, o cronograma do projeto e o plano de ação para a apresentação do projeto.
Na descrição do projeto é que serão abordados e detalhados os aspectos gerais do que se pretende: o tema, os objetivos (gerais e específicos), a metodologia, as atividades, os materiais e as datas. Neste ponto, tudo deverá ser descrito e premeditado.
O cronograma é uma ferramenta que servirá para o coordenador acompanhar o projeto do professor e ajudá-lo nas dificuldades encontradas.
Ele serve de mapa das etapas de um projeto e nele deverá estar: as etapas do projeto e suas datas, as atividades que serão realizadas e os materiais que serão utilizados.
E o plano de ação para a apresentação é o detalhamento de tudo que irá acontecer no dia em que os alunos irão apresentar os projetos.
Este plano deverá conter: a data, o horário e a sequência do que será apresentado. Outras informações também são úteis como os materiais que serão utilizados, a decoração, convites etc.
3- Priorize projetos que contenham interdisciplinaridade
Na vida, tudo está interligado e funciona de forma natural. Mostrar isso aos alunos de forma mais concreta facilitará o engajamento dos alunos ao conhecimento e as matérias.
Por exemplo: podemos desenvolver um projeto sobre alimentação saudável contendo vários conteúdos que poderão ser experienciados e que futuramente servirão de ferramentas.
Pode ser a leitura de um livro sobre alimentação, uma pesquisa sobre o preço dos alimentos e um estudo sobre a importância de cada alimento para o nosso corpo.
Com um simples e corriqueiro tema, você poderá ajudar os professores a criar novas abordagens interligando conteúdos disciplinares (matemática, português, geografia, história…) e dando aspectos práticos e funcionais a este tema.
Quanto mais desafiador e inovador for a abordagem do tema, mais engajamento e aprendizagens diferenciadas trará aos alunos. Isso nos leva à próxima dica!
4- Desenvolva projetos que estimulem diversas habilidades
Por que os jogos e vídeos são e sempre serão a principal diversão para crianças? Acho que você já sabe a resposta: porque geram desafios e os fazem testar novas habilidades.
Então por que não utilizar isso em projetos interligando os conteúdos de apostila?
Apresentar projetos com conteúdo teórico sólido e que contenham ludicidade em sua aplicação é uma grande chave para que os alunos testem novas habilidades.
A criação de um jogo de palavras ou quizz contendo um determinado assunto que os próprios alunos têm que confeccionar e apresentar em sala de aula é um bom caminho.
Ou, ainda, uma oficina de fantoche baseada em um livro com a dramatização do livro no final da atividade.
Tudo isso ajudará os alunos a testar novas habilidades e reforçar valores como resiliência e altruísmo.
5- Invista em projetos que estimulem a autoconfiança dos alunos
Esta dica é fundamental para que haja engajamento e motivação dos alunos em todas as etapas de um projeto, mesmo que as primeiras etapas sejam de pesquisa e teoria.
Um projeto inovador desperta o protagonismo e a autoconfiança do estudante. Por isso, cerifique-se de que as etapas de atividades e apresentação do projeto possam despertar orgulho e satisfação aos alunos.
Escolher fazer uma das etapas do projeto em outro lugar, em um cinema, uma feira, um museu, um jardim ou até mesmo em um lugar especial da escola pode fazer a diferença para os alunos se sentirem especiais. Isso tornará tal projeto inovador, o que ajudará sua instituição a crescer!
O projeto gratuito da Estante Mágica, por exemplo, tem se destacado quanto à inovação por sua proposta lúdica de valorizar o estudante dando a chance de ele lançar um livro em uma linda sessão de autógrafos.
Com estas dicas, espero ter contribuído com para que você possa escolher e gerenciar projetos criativos e inovadores para sua escola este ano!
Verônica Vincenza é escritora e consultora de projetos educacionais. Membro de diversas Academias de Letras, com premiações nas áreas da literatura, arte e difusão da língua portuguesa. Oferece dicas sobre desenvolvimento infantil no blog Amiguinhos da Veronica e na página Histórias das Verônica.
JANESCLEI DA SILVA ANDRADE
26/setembro/2019 @ 21:17
TENHO UM PROJETO “SARAU DE MATEMÁTICA”
Joselice da Silva Duarte
10/setembro/2019 @ 21:39
Gostei muito do projeto, inclusive a minha filha já participou,mas quero saber se o projeto atende as escolas públicas,pois nessa rede (Prefeitura Municipal de São Paulo) os alunos não dispõem de muitos recursos, porém só precisam de incentivos como esse da Estante mágica, que dá oportunidade dos meninos e meninas serem os protagonistas da sua própria história.