Estante Mágica é premiada por ação inclusiva
Estante Mágica é premiada por tornar livro de autora mirim acessível à família com deficiência visual. Saiba mais!
Tudo começou com um e-mail e um pedido especial da auxiliar administrativa, Adriana Magalhães, do Colégio Chave de Davi Escola de Príncipes, de Curitiba.
Tratava-se de um caso particular na escola, que estava realizando o projeto literário da Estante Mágica: a aluna Isabelli Mizelaque, de 3 anos, morava com mais 10 adultos deficientes visuais – sendo ela a única que enxerga.
A autora, que escreveu e ilustrou o próprio livro, intitulado “Uma girafa bem legal”, precisava de um exemplar diferente para que sua família também pudesse ler a obra: um livro em braile!
“Assim que me vi nessa situação, percebi que precisávamos dar esse passo para poder continuar impactando ainda mais crianças e deixar a leitura e a escrita acessível para todos”, revelou Maria Lorrana, consultora da Estante Mágica que liderou a iniciativa.
Com muito esforço, a busca para realizar uma inesquecível experiência para todos, principalmente para Isabelli e sua família, motivou toda a equipe responsável pelo projeto literário na escola.
Mas o processo para atingir o êxito com o caso especial não foi fácil.
Mesmo com 6,5 milhões de pessoas com alguma deficiência visual no país, a produção de livros em braile ainda tem um custo muito alto.
“No caso da Isabelli, fomos verificar a possibilidade da impressão do miolo da história com a Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro, pois lá eles têm uma impressora em braile para casos como esse”, explica Maria.
“Tivemos que levar apenas o papel para impressão do miolo, depois disso levamos o material para nossa gráfica parceira para finalizar o acabamento do livro”, conta.
Após passar por essas dificuldades iniciais, o livro foi produzido e a aluna Isabelli teve direito a dois exemplares em braile, acessíveis à sua família.
Para Lulu Teixeira, coordenadora da área de atendimento ao cliente da Estante Mágica, a produção desses livros foi algo gratificante:
“Quando recebemos o livro… nossa! Foi muito emocionante ver que todo o nosso esforço trouxe aquele resultado brilhante”, conta.
Para a a coordenadora da escola, Elisângela Marega, o pedido especial para atender tanto a aluna quanto a sua família foi realizado com sucesso:
“Ficamos pensando em como seria para a pequena, pois a mesma ainda não lê. Mas o resultado final para nós, como escola, foi bem importante. Nos sentimos honrados!”, comenta.
E para a professora Jéssica, que foi responsável por instruir a Isabelli em sala de aula, toda a experiência foi extraordinária:
“Como professora, agradeço pela generosidade, nobreza e excelência da Estante Mágica, por proporcionar algo tão fora do comum, e ao mesmo tempo tão importante, fazendo essa inclusão com o livro e abrindo portas para que outras famílias possam ser beneficiadas”, agradece.
A iniciativa foi tão reconhecida que venceu o Prêmio Experiência do Cliente, que valoriza as iniciativas que são destaques na experiência do cliente no Brasil.
Através dos votos técnicos e popular, a Estante Mágica venceu na categoria de História de Destaque.
“Nós comemoramos muito! E estar lá representando a Estante Mágica foi uma sensação incrível!”, comemora Maria Lorrana.
Para Lulu, o caso foi uma grande inspiração para motivar ainda mais a equipe a oferecer novas experiências com a aplicação do projeto.
“O nosso objetivo é levar a leitura para todos. E, após passar por essa experiência que gerou alegria a todos, já estamos em contato com a Fundação Dorina Nowill para firmarmos parceria para esse ano”, revela, também comentando sobre o impacto do prêmio para a Estante Mágica:
“O nosso troféu está em um lugar de destaque na Estante Mágica. Esse prêmio, que chegou no final de 2018, foi para dar um gás nas conquistas de muitas Histórias de Destaques que estão por chegar em 2019″, vibra Lulu.
Jeane Marcia dos Santos Feitosa Pereira
13/maio/2019 @ 22:44
Boa noite, gostaria muito que minha escola participasse do projeto Estante Mágica, nossa escola tem uma sala Multifuncional, Sala do AEE.
Gostaria muito de participar!
Victoria Fernandes
30/maio/2019 @ 15:37
Uauuu! Que incrível, Jeane!
Já inscreveu a sua escola no nosso site?
É muuuito fácil! Basta clicar aqui e se cadastrar 😀
claudecilia marques silverio
06/fevereiro/2019 @ 22:58
ola queridos amigos
parabens pelo lindo e imenso trabalho de vcs vou me enpenhar bastante esse ano para que meus alunos possam ter uma oportunidade dessa de mostrar seus potenciais literarios e pedagogicos meus anjos so me informe uma coisa tenho um sonho muito antigo de publicar um livro meus relatos de praticas minhas vivencias com os alunos e nunca consegui gostaria de saber se tem alguma coisa que vcs da estante magica poderia me ajudar desde de ja agradeço de coração td apoio e ideias que vcs oferecem para nos educadoras beijocas claudecilia marques silverio
Victoria Fernandes
05/julho/2019 @ 10:05
Oiii, Claudecilia!
Ficamos muito felizes em saber que fica tão empolgada ao pensar nos seus alunos se transformando em autores do próprio livro 🤗
Todos os professores de escolas parceiras do projeto têm direito a fazer um livro, assim como sua turma.
Não é incrível?! 💙