Captação de alunos: como aumentar com o marketing de conteúdo
Como aumentar a captação de alunos com o marketing de conteúdo? Entenda neste texto!
O final de ano está chegando e os investimentos em divulgação das instituições de ensino aumentam junto com a procura de pais e alunos. Com tantas escolas e faculdades disputando pela atenção dos seus futuros clientes, como uma instituição pode se destacar na captação de alunos?
Pensando nisso, no post de hoje iremos abordar uma estratégia de marketing praticada por 7 em cada 10 empresas do Brasil que não só vai lhe ajudar na captação de alunos no período de matrículas, mas também em todas as épocas do ano.
O nome dessa estratégia se chama marketing de conteúdo, conheça e saiba como aplicar de forma prática. Descubra como aumentar a quantidade de alunos na escola!
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é baseado em criar conteúdo relevante que prenda atenção do público e responda suas dúvidas sobre um determinado assunto.
À medida que uma pessoa consome seu conteúdo, isso faz com que ela se sinta engajada e convicta o suficiente para uma tomada de decisão, como é o caso de qual a melhor instituição de ensino se matricular.
Com tantas pessoas buscando por respostas e novas informações, as empresas que conseguem responder essas dúvidas de forma magistral não só conseguem captar o interesse mas também a confiança e desejo de compra dessas pessoas.
Criar conteúdo para atrair futuros clientes não é uma estratégia nova, mas graças à internet a disseminação dessa técnica aumentou bastante.
Frequentemente, preparar algum tipo de conteúdo digital tem custo baixo e um poder de alcance muito grande, por isso o marketing de conteúdo se popularizou tanto na rede.
Segundo diversas pesquisas, mais de 90% das pessoas recorrem a internet para responder a maior parte dos seus questionamentos relacionados à compra, incluindo dúvidas importantes relacionados a educação dos filhos ou qual faculdade escolher.
Estar presente na internet irá lhe ajudar a melhorar a captação de alunos.
Vale a pena investir em conteúdo para captação de alunos?
Independente do tipo de negócio já valeria muito a pena investir nesse tipo de estratégia, visto que ele tem uma capacidade muito grande de chamar atenção das pessoas e criar autoridade e reconhecimento de marca, mas considerando a realidade do mercado educacional, usar esse tipo de Marketing é indispensável.
Alguns resultados que a sua IE pode se obter ao usá-la:
Captar mais alunos e aumentar o número de matrículas na sua escola;
Capacitar os alunos sobre quais são as informações eles devem buscar para estudar na hora que estiverem em casa, assim como incentivá-los a dar o seu melhor durante as aulas e virem mais preparados para o ensino;
Educar os pais sobre quais pontos devem ser avaliados na hora de escolher uma instituição que será parte do dia-a-dia do seu filho.
Mostrar aos responsáveis como eles podem participar de forma mais ativa no processo de aprendizado dos jovens.
O papel da instituição de ensino é educar as pessoas e isso pode ser começado desde o Marketing com a criação de conteúdo, o que por sinal irá reforçar a qualidade do ensino desde o início.
4 passos para começar a praticar
Provavelmente você já deve ter entendido o que é marketing de conteúdo e qual a sua importância no mundo de hoje, mas como aplicá-lo de forma prática?
Listamos quatro etapas que irão lhe ajudar a tirar essa ideia do papel e aumentar a captação de alunos. Continue lendo e descubra!
1. Entenda as características do seu comprador
Marketing de conteúdo se trata de ter extrema empatia pelo seu cliente, afinal não adianta criar conteúdo se o seu futuro cliente não tenha interesse em consumi-lo.
Por isso é extremamente importante buscar entender muito bem seu público, sejam os alunos, os pais e os tomadores de decisão, todos precisam ser estudados e mapeados.
Uma boa dica é criar um documento que oficialize as características dos seus espectadores. Esse documento é popularmente denominado como ‘Persona’.
Persona é um personagem semi-fictício que descreve quem são seus potenciais clientes ou influenciadores dos seus futuros clientes. Nela teremos informações relevantes como atributos, interesses, desafios e motivações do seu consumidor.
É possível conseguir essas informações através de pesquisas, conversas, leitura de materiais relacionados com tema e até através do consumo do conteúdo que seus concorrentes produzem.
2. Planeje e documente sua estratégia
É muito comum no mundo empresarial, principalmente pelas escolas que estão começando, que a criação de conteúdo seja realizada sem uma documentação necessária.
Uma dica muito importante é justamente fazer o contrário, planejar e documentar é fundamental para que a estratégia seja executada de forma inteligente e com propósito.
Começar a escrever sem realizar um mínimo de planejamento não irá permitir que a qualidade do conteúdo seja relevante para o futuro comprador.
Assim como não documentar fará que com você se perca no futuro com vários textos escritos de forma separada e sem conexão.
Para documentar e planejar sua estratégia recomendamos que você use um calendário editorial, ou seja, siga uma ordem de temas que serão produzidos e suas respectivas datas de lançamento para divulgação.
Isso irá facilitar muito na hora de organizar seu conteúdo.
3. Comece a produzir conteúdo
Agora que você pesquisou e entendeu seu público, planejou e começou a fazer todas as suas ideias, o próximo passo é colocar a mão na massa e produzir conteúdo.
Estamos usando bastante exemplo do marketing de conteúdo escrito, pois ele tem um investimento baixo e pode alcançar muitos resultados.
Na hora de escrever textos, faça com que eles sejam claros e na linguagem da sua persona. Faça bem feito! Escreva com consistência e qualidade, esse é o segredo do sucesso nessa metodologia.
Nunca se esqueça que a qualidade é um reflexo do seu produto, principalmente quando pensamos no público escolar e universitário, o mínimo que é esperado é uma escrita de alta qualidade e sem erros ortográficos.
Uma boa dica é começar a divulgar seus textos no blog da sua instituição, mas nunca se esqueça de divulgar o conteúdo de todas as formas possíveis e em vários canais.
Aproveite principalmente da internet e da sua facilidade de viralização para que mais pessoas conheçam sua marca.
Outro ponto que não podemos nos esquecer é do SEO, que são um conjunto de técnicas para que seu conteúdo seja melhor ranqueado na internet.
Recomendamos a pesquisa dessas técnicas para conseguir uma performance melhor na internet e ajudar na captação de alunos.
4. Mensure os resultados
O próximo passo é mensurar os efeitos das ações feitas. De nada adianta planejar e executar se não for feita uma análise detalhada para identificar pontos de melhoria e corrigi-los.
Acredite, sempre tem o que melhorar.
Por mais que seu conteúdo seja feito com excelência, sempre é possível encontrar novos assuntos, novas formas de abordar os temas propostos e principalmente construir uma linguagem que convença o seu leitor a virar um cliente.
Especialmente no mundo digital, é possível mensurar vários dados e tirar diversas ideias do que deve ser feito.
Verifique quantas pessoas leram os seus textos, quanto tempo elas ficaram nas páginas para saber se estão de fato lendo, quantas páginas foram lidas e principalmente se elas estão se engajando a ponto de buscar um contato comercial.
Conclusão
Com certeza o marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para captar alunos, criando materiais que sejam do interesse de sua persona e logo conquistando sua confiança.
Mas para otimizar essa estratégia é essencial que a instituição de ensino tenha um sistema de gestão escolar atualizado e totalmente preparado para receber o alto volume de matrículas.
A AIX Sistemas, por exemplo, atua há mais de 27 anos desenvolvendo softwares de gestão escolar e utilizando essa tecnologia a favor de educadores e alunos.
Iuri França é estudante de publicidade e responsável pelo Blog Educação Infantil que tem por objetivo trazer orientação de assuntos relevantes para os profissionais da área e auxiliar as escolas numa gestão educacional eficiente.