Pequenos escritores: Light apoia a Estante Mágica em escolas públicas
Parceria entre Light e Estante Mágica estimula crianças do ensino fundamental a trabalharem a escrita e a criatividade.
Alunos das Escolas Municipais Nações Unidas, Barata Ribeiro, Mário Fernandes Pinheiro e Municipalizada Oswaldo Cruz, vencedores do Prêmio Light nas Escolas do ano passado, tiveram a oportunidade de escrever e lançar livros de autoria própria.
O projeto literário da Estante Mágica, que foi desenvolvido em sala de aula, deu origem a 224 títulos que abordam o tema energia elétrica em suas vidas.
As obras escritas e ilustradas pelos estudantes foram transformadas em livros de verdade com o apoio da Light, companhia de energia elétrica do Rio de Janeiro.
O objetivo foi transformar crianças em jovens escritores, além de fomentar e estimular a escrita e a leitura dentro da sala de aula.
Cada escola preparou uma sessão de autógrafos para que seus pequenos escritores pudessem assinar os livros e levá-los para casa como lembrança desse momento único em suas vidas.
Light e Estante Mágica
A parceria entre a Light e a Estante Mágica surgiu durante a Bienal do Livro no Rio de Janeiro, realizada em 2017, quando a Light ofereceu aos visitantes mirins do seu estande a possibilidade de serem autores de seus próprios livros.
Para Estela Alves, especialista de marketing da Light, o sucesso desta atividade foi tanto que a empresa trouxe a ideia para o Centro Cultural Light (CCL) e para o Museu Light da Energia.
“Nós desenvolvemos oficinas gratuitas nas férias escolares, que estimularam a criatividade dos pequenos em nosso espaço que estimula o lúdico e o interativo. Acreditamos que aprendizado e diversão devem andar juntos”.
Sobre o prêmio
O que os estudantes e os professores estão levando de concreto para suas vidas a partir da experiência no Museu Light da Energia?
Essa foi a pergunta que a Light fez em 2014, quando aconteceu a primeira edição do Prêmio Light nas Escolas.
O prêmio foi criado com o objetivo de estimular o desenvolvimento de projetos educativos que promovam o uso eficiente e seguro da energia elétrica, o combate ao furto de energia, o combate aos desperdícios e sua relação com o meio ambiente (sustentabilidade).
Desde a sua criação, 20 escolas foram vencedoras e mais de 800 alunos já foram beneficiados.
Thalita Cardoso é jornalista e Agente Administrativa do Centro Cultural Light.
marinete fernandes lopes
19/novembro/2018 @ 17:35
Preciso saber como funciona. Meus alunos trabalharam num projeto que consiste em ler e resumir. Contos, musicas e outros textos. Agora sugeri que criassem suas histórias e ilustrassem. Feito isso estou digitando as histórias e gostaria que cada um tivesse seu livrinho. Preciso que alguém faça a montagem e encadernação. Não sei como fazer. Preciso de instruções e apoio.