Atividades para ajudar o desempenho dos estudantes de forma simples!
Encontrar novas formas de engajar os estudantes e auxiliar aqueles com dificuldades na sala de aula pode ser uma tarefa árdua, ainda mais quando falamos de crianças. Mas algumas atividades para ajudar o desempenho dos estudantes vão te ajudar nessa!
Confira algumas ações que separamos para você aumentar a produtividade dos pequenos:
Comece com o final
Pode ser difícil para algumas crianças visualizarem como deve ser o produto final de uma tarefa ou projeto. E isso pode afetar seu próprio desempenho na tarefa.
Por isso, sempre que possível, mostre aos alunos exemplos do produto final da mesma tarefa que foi previamente preenchida por ex-alunos. Se isso não for possível, tente modelar seu próprio exemplo da tarefa.
Estimule parcerias
Os colegas de estudo ou os parceiros de laboratório podem ajudar a copiar tarefas, transcrever respostas verbais ou ler instruções em voz alta para ajudar a esclarecer as instruções.
Incentive a oratória
Se as respostas escritas estiverem criando um grande obstáculo para os alunos, considere a possibilidade de permitir respostas orais para o trabalho em sala de aula ou durante os testes.
Você também pode deixar as crianças fazerem as respostas gravadas em áudio de seus trabalhos de casa, estimulando, assim, a oratória das pequenas.
Altere os testes
Se o professor sabe que uma criança tem muita dificuldade em se concentrar no final do dia, mas um exame está agendado para o último período, tente testar o aluno pela manhã.
Se uma grande sala de aula cheia de alunos distrair demais, deixe o estudante sentar em uma sala de estudos em sua sala de aula. O educador também pode deixá-los fazer o exame em uma sala diferente.
Cante uma música
Quando o professor coloca uma música para informações importantes, muitas vezes é mais fácil para as crianças lembrarem.
O docente pode criar suas próprias músicas ou usar algumas que já foram escritas – como vídeos de música matemática sobre tudo, desde pular a contagem até a geometria.
Use e abuse de marcadores
Destaque, em itálico ou negrito palavras-chave ou frases em livros didáticos, lição de casa, guias de estudo e testes para ajudar as crianças a casa sobre as informações mais importantes.
Eventualmente, as crianças podem destacar o texto antes de iniciar uma tarefa ou um exame.
Use gráficos para facilitar a aprendizagem da matemática
Muitas crianças têm dificuldade em manter os números alinhados ao resolver problemas de matemática.
Usar apenas um papel milimetrado para organizar e alinhar os números nas colunas corretas é uma boa forma de aumentar a produtividade das crianças na disciplina.
Faça uma lista
Pode ser difícil fazer atribuições que exigem várias etapas. Assim, ajude a colocar as coisas em perspectiva, numerando as etapas de uma tarefa e escrevendo-as em um pedaço de papel que os alunos possam manter em suas mesas.
Quando os alunos eliminam itens concluídos da lista, isso ajuda a mantê-los no caminho certo e também proporciona uma sensação de realização.
Tire os pequenos das cadeiras
Alguns alunos têm dificuldade em se concentrar se precisarem ficar sentados em uma cadeira. Para essas crianças, tente deixá-las em pé enquanto elas estão trabalhando.
Se a escola tiver acesso a um banquinho tipo T ou a uma bola de equilíbrio, esses itens poderão ser usados para ajudar as crianças a tirarem a mão e realizarem o trabalho.
Faça uma pausa no cérebro
Às vezes, as crianças precisam deixar de lado o estudo por alguns minutos de atividade física para voltar ao trabalho.
Pensar em atividades para ajudar o desempenho dos estudantes é também saber o tempo de relaxar. Por isso, faça alguns exercícios simples de ioga ou alongamento.
Use audiolivros
Se a turma tem leitores com dificuldades, os audiolivros são uma ferramenta inestimável para ajudá-los a encontrar seu amor pela leitura e permanecer engajados.
Mesmo que a escola não tenha uma assinatura em um site de audiolivros, existem algumas opções gratuitas, como, por exemplo, o Zing!
Configure uma estação de relaxamento
Designe um lugar seguro onde os alunos possam ir para se refrescar ou se reagrupar quando ficarem frustrados. Esse espaço pode ser uma cadeira confortável ou uma mesa longe do grupo.
O professor também pode fazer uma caixa de desaquecimento com coisas como quebra-cabeças ou outros brinquedos inquietos para ajudar as crianças a reduzir o estresse.
Escreva em cores
Forneça diferentes tipos e cores de papel quando os alunos estiverem escrevendo ou fazendo anotações.
Canetas de cores diferentes são especialmente úteis para organizar pensamentos ao escrever (por exemplo, vermelho para ideia principal, verde para detalhes, etc.).
Fique perto das crianças
Se você tem um aluno que tem dificuldade em seguir as instruções, tente ficar ao lado dele quando estiver dando orientações, porque, às vezes, apenas ficar perto ajuda o aluno a absorver melhor as informações.
Crie sua própria linguagem de sinais
O professor pode evitar interromper a aula e destacar os alunos que precisam de atenção, apresentando sinais ou sinais pré-organizados e não verbais.
Como uma das atividades para ajudar o desempenho dos estudantes, por exemplo, se um aluno precisar sair da sala ou precisar se refrescar, o sinal pode ser para levantar dois dedos.
Coloque menos perguntas na página
Alguns alunos ficam sobrecarregados e têm dificuldade em se concentrar quando há muitas perguntas ou problemas em uma planilha.
Portanto, tente colocar apenas alguns em cada página para ajudá-los a manter o foco e concluir a tarefa.
Minimize o ruído
Essa é outra boa opção dentre as atividades para ajudar o desempenho dos estudantes. Deixe as crianças usarem fones de ouvido como cancelamento de ruído ou tampões de ouvido enquanto concluem o trabalho independente.
A música clássica, inclusive, é altamente recomendada por estimular o trabalho cerebral. O professor também pode acomodar alunos em áreas de baixa circulação da sala de aula. Portanto, há menos distrações enquanto eles tentam realizar seu trabalho.
Aposte em flash cards
Flash cards não são úteis apenas para aprender fatos matemáticos. O educador também pode usá-los para assuntos como ciência e estudos sociais.
Se você está ensinando um conceito, como o ciclo de vida de uma borboleta, tente incluir gráficos em cada cartão para dar às crianças uma sugestão visual adicional.
E você, quais atividades para ajudar o desempenho dos estudantes tem usado por aí? ?