BNCC e cultura digital: o que a Base diz sobre tecnologia?
A Base Nacional Comum Curricular trouxe diversas mudanças para a educação brasileira e uma delas é o importante foco na tecnologia nas salas de aulas. Então, qual a maior relação da BNCC e cultura digital? O que o documento realmente diz sobre isso?
Lembrando das 10 competências gerais da BNCC, duas delas abrangem o uso da tecnologia pelos alunos de maneira direta e expressiva.
Enquanto uma diz respeito ao digital como uma das linguagens a serem utilizadas, a outra foca totalmente no aprofundamento de seu uso com senso crítico.
As duas competências que trazem a tecnologia como ferramenta de desenvolvimento pedagógico e habilidades são:
• Competência 4: Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
• Competência 5: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Refletindo sobre a proposta da competência 4, a BNCC procura oferecer o meio digital como uma das diferentes linguagens necessárias para serem utilizadas como uma das formas de comunicação.
Além disso, o tópico relembra a importância de uma experiência mais completa através de diferentes formatos de expressão e plataformas.
Sabemos que hoje o ensino brasileiro possui um foco maior na leitura e escrita, enquanto há outras maneiras mais dinâmicas e próximas do dia a dia a se usar.
Vale também ressaltar como o documento deixa claro que o uso do digital não vem para substituir por completo a forma de se comunicar dos alunos.
Mas sim para que eles encontrem uma maneira de absorver e sintetizar o conhecimento por diferentes linguagens e com o propósito de vê-las em prática.
Quanto à quinta competência, o texto foca na tecnologia digital de maneira mais específica.
Ao entender a importância do seu uso e como não podemos ignorar tal meio, o tópico apresenta o objetivo de mostrar aos estudantes uma forma de uso acompanhado de compreensão, responsabilidade e criatividade.
Dessa maneira, é possível perceber que, em essência, os dois itens têm forte ligação com as novas maneiras de se assimilar informação e se expressar com objetivos que impactam não só a realidade individual como a coletiva.
A relação da BNCC e cultura digital vem com o cuidado em pensar que a tecnologia possui uma cultura fortemente ligada à internet e às interações em rede sociais.
A intenção é, junto com a elaboração das outras competências, desenvolver um senso crítico em cada estudante sobre o uso da tecnologia.
E mais: após entender qual a melhor utilização, os alunos também devem saber tirar o maior proveito dela e enxergar o meio digital como uma tecnologia que possibilita novos caminhos, estímulo da criatividade e práticas pedagógicas, sociais e inovadoras. ?
No contexto geral, a relação entre BNCC e cultura digital, até o Ensino Fundamental, se baseia em (segundo o site Nova Escola):
Utilização de ferramentas digitais: saber usar ferramentas multimídia e periféricos para aprender e produzir;
Produção multimídia: utilizar recursos tecnológicos para desenhar, desenvolver, publicar e apresentar produtos (como páginas de web, aplicativos móveis e animações, por exemplo) para demonstrar conhecimentos e resolver problemas;
Linguagens de programação: usar linguagens de programação para solucionar problemas;
Domínio de algoritmos: compreender e escrever algoritmos, utilizar os passos básicos da solução de problemas por algoritmo para resolver questões;
Visualização e análise de dados: interpretar e representar dados de diversas maneiras, inclusive em textos, sons, imagens e números;
Mundo digital: entender o impacto das tecnologias na vida das pessoas e na sociedade, incluindo nas relações sociais, culturais e comerciais;
Uso ético: utilizar tecnologias, mídias e dispositivos de comunicação modernos de maneira ética, sendo capaz de comparar comportamentos adequados e inadequados.
Depois de compreender todos os princípios, é preciso que as escolas e os educadores planejem como aplicá-los. Por mais que não haja uma regra definitiva de como isso deve ser feito, as competências gerais da BNCC são ótimos nortes para ajudar a encontrar alguns métodos e recursos ideais para cada colégio, turmas e alunos.
Assim como também vale saber que é preciso dar atenção a quais metodologias e recursos serão adotados e como eles são necessários para conseguir transpassar o conhecimento ideal proposto pela reforma educacional.
Ou seja, planejar como incluir a tecnologia na sala de aula é o primeiro passo antes de pensar em múltiplas abordagens.
Para começar, os professores podem pensar em atividades que incorporem a tecnologia para a rotina pedagógica dos alunos, com por exemplo, o auxílio das Edtechs.
Voltando para os impactos da relação da BNCC e cultura digital, também é bom lembrar como a comunicação digital se expande para muito além das salas de aula.
A maneira como os estudantes enxergam a tecnologia pode resultar em excelentes benefícios futuros. E a adesão desta prática nas escolas podem trazer consequências mais profundas em hábitos que hoje são muito mais espontâneos do que guiados. Ou seja, novos olhares, novas necessidades.
Desta forma, a base se preocupa em como cada competência pode se relacionar com a tecnologia. De acordo com o documento oficial, a tecnologia pode usada como novas formas de elaborar trabalhos artísticos e bilíngues, em Linguagens e Artes.
Já em Ciências Humanas, a tecnologia surge como uma ferramenta de compreensão e debate sobre o mundo digital. Ou seja: falando de BNCC e cultura digital, a ideia é despertar conversas e reflexões sobre o uso e os impactos da tecnologia. Como ela pode afetar os comportamentos, pensamentos, conflitos etc.
Em Matemática, o desenvolvimento é em lógica da programação e pensamento computacional, enquanto em Ciências da Natureza ela é vista como instrumento de busca de conhecimento e produção de informações.
Ou seja: de acordo com a Base, a tecnologia ajuda os alunos a serem mais responsáveis.
Possuir seu próprio dispositivo ou utilizar os dispositivos da escola dá aos alunos a oportunidade de melhorar suas habilidades de tomada de decisão e cuidado de uma dispositivo valioso (e muitas vezes caro).
Novamente, isso precisa ser complementado por um treinamento adequado de cidadania digital para obter os melhores resultados.
E o argumento mais interessante da BNCC é que a tecnologia transforma a experiência de aprendizado, já que os estudantes têm acesso a uma incrível quantidade de novas oportunidades.
Desde aprender a codificar até aprender a colaborar melhor entre as equipes e com seus instrutores – a tecnologia capacita os alunos a serem mais criativos e estarem mais conectados. A nova tecnologia superou a forma como aprendemos hoje e é preciso reformular isso nas escolas.
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