Escrever um livro: 11 motivos para o seu aluno fazer isso já!
Não há nada mais inspirador do que ver materializado todo o conhecimento adquirido pelo aluno em sala de aula. E poucos projetos são tão recompensadores – e divertidos – quanto escrever um livro.
Incentivar os alunos a não apenas escrever, mas publicar seus próprios livros, dá a eles uma oportunidade única de aprender. E além disso, crescer e explorar os limites do seu próprio potencial.
E todo estudante merece essa oportunidade. Mas por que exatamente escrever um livro pode inspirar e motivar os alunos? Quais são os benefícios?
Confira as 11 razões pelas quais os estudantes devem escrever suas próprias histórias já!
1. Concede aos alunos uma compreensão e apreciação mais profunda da escrita
Livros podem parecer objetos misteriosos que simplesmente aparecem por vontade própria nas prateleiras de salas de aula, bibliotecas e livrarias.
No entanto, depois que os alunos mergulharem e descobrirem o processo de publicação por si mesmos, eles entenderão quanto esforço e dedicação dedicaram a cada livro que leram.
Tendo escrito um livro, os alunos se lembrarão das escolhas deliberadas que fizeram ao contar suas histórias. E assim, poderão comparar e contrastar suas próprias estratégias de escrita com as de outros autores publicados.
Isso, por sua vez, ajuda a melhorar a compreensão de leitura e escrita, levando a discussões de classe mais interessantes!
Exemplo prático: Organizar uma oficina de escrita onde os alunos criem e revisem suas histórias em pequenos grupos. Isso pode proporcionar uma visão prática das diferentes abordagens e estilos de escrita.
2. Motiva os alunos a aprender e desenvolver valiosas habilidades do mundo real
É claro que há mais no projeto de um livro do que apenas boa prática de leitura e escrita. Durante o processo de escrever um livro, os alunos aprenderão como se comunicar de forma mais eficaz.
Além de que, pensando no processo de publicação, os alunos aprenderão também a importância da edição. Revisar seu próprio trabalho é valioso, muito além de sua utilidade na sala de aula.
É a chave para fazer um ótimo trabalho e alcançar coisas incríveis, tanto agora quanto no futuro – e isso é algo que todas as crianças devem saber.
Exemplo prático: Busque envolver os alunos em todas as etapas do processo de publicação, desde a escrita inicial até a revisão final e a escolha da capa. Isso pode ajudá-los a desenvolver habilidades como atenção aos detalhes e organização.
3. Gera um valioso entretenimento
Como humanos, contamos histórias por muitas razões, mas talvez a principal razão seja que queremos nos entreter. Ao encorajar as crianças a escreverem suas próprias histórias, elas podem descobrir o que as diverte.
E da mesma forma, perceber o que entretêm os outros, como histórias bem contadas e envolventes.
Desta forma, elas enxergarão na atividade da escrita algo além de apenas aprender ortografia e semântica. O poder de escrever traz excelentes benefícios, como liberdade para se expressar, se tornando, por exemplo, um exercício terapêutico.
Ou também pode ser adaptado para crianças que têm dificuldades para se concentrar e podem encontrar na escrita uma nova forma de ajuda.
Exemplo prático: Incentivar os alunos a lerem suas histórias em voz alta para a turma ou em um evento escolar. Isso pode reforçar a ideia de que suas criações são valiosas e dignas de atenção.
4. Estimula a imaginação e a criatividade
Criando do nada uma história cheia de personagens e enredos originais, a imaginação de uma criança cresce e se desenvolve. E nada melhor do que incentivar os alunos com um projeto que traga muitos benefícios criativos.
Afinal de contas, sabemos que a educação atual exige cada vez mais o engajamento dos estudantes. Por isso, ajudá-los a desenvolver o lado criativo é uma ótima forma de prepará-los para o mundo.
Exemplo prático: Que tal investir em uma História inspiradora? Incentive os alunos a criar histórias completamente novas, com personagens únicos e cenários imaginativos.
Este exercício não só expande a imaginação deles, mas também os prepara para pensar de maneira inovadora. E essa é uma habilidade mais do que essencial para enfrentar os desafios do mundo atual.
5. Inspira e fortalece a autoestima
Uma das coisas que torna o projeto de escrever um livro tão especial é o entusiasmo e a confiança que inspira as crianças pequenas.
Escrever seu próprio livro já é excitante o suficiente, mas sabendo que será um livro profissionalmente encadernado em uma prateleira onde todos possam vê-lo e lê-lo? Isso é algo poderoso!
A perspectiva de ser publicado motiva os alunos a darem o seu melhor por causa do público mais amplo que vai alcançar.
Melhor ainda: mostra-lhes que eles também têm o poder não apenas de consumir, mas de criar. Ou seja, de serem autores de suas próprias histórias.
E isso os leva a trabalhar suas habilidades emocionais, como estar aberto a receber críticas e saber transformá-las em aprendizagem. Assim como lidar com frustrações, ter autoconhecimento, ser persistente e ter coragem para enfrentar desafios.
Isso fortalece a autoestima e automotivação não só do aluno, como também do professor. Afinal, ele se orgulha por ter auxiliado o estudante no processo criativo.
Neste vídeo, por exemplo, uma professora conta, em depoimento emocionante, o que significou ver seus alunos publicando o próprio livro.
Exemplo prático: Realizar uma noite de autógrafos na escola, onde os alunos possam assinar cópias de seus livros para amigos e familiares. Essa pode ser uma experiência memorável que reforça sua autoestima.
6. Faz com que o estudante aproveite o tempo ocioso
Entre atividades escolares e extracurriculares, reservar tempo para o seu filho escrever lhes dá a oportunidade de se expressar e praticar. Isso dá à criança o dom de uma saída para todos os pensamentos, ideias, perguntas e criações que preenchem sua mente.
Os professores podem criar um centro de redação com diferentes ferramentas de escrita, que pode se expandir como lições de casa também. Desta forma, o aluno pode escrever sempre que quiser.
Exemplo prático: Implementar um “canto do escritor” na sala de aula, com materiais de escrita, livros de inspiração e um espaço confortável para trabalhar. Esse espaço pode incentivar os alunos a escreverem durante seu tempo livre.
7. Leva à construção e reafirmação da identidade
A escrita é uma poderosa ferramenta de construção de identidade, pois é com ela que a criança irá expor seus pensamentos, criações e valores.
Assim como construir uma identidade, escrever leva tempo para se desenvolver. Outras formas de incentivar a identidade do aluno são compartilhar o trabalho dele com outras pessoas.
Essa ação serve para que ele trabalhe suas habilidades socioemocionais.
Vale lembrar que escrever um livro vai além do texto por extenso. A criança pode estruturar uma narrativa apenas com desenhos, colagens, fotografias, origamis ou gravações de áudio.
Deixe-a descobrir o que mais lhe interessa, para que ao mesmo tempo ela se conheça. Esse processo artístico é realmente comprometido com a livre criação!
Exemplo prático: Organizar um clube de escritores onde os alunos possam compartilhar suas histórias e dar feedback construtivo uns aos outros. Esse projeto pode ajudar a fortalecer seu senso de identidade e comunidade.
8. Melhora vocabulário e gramática
Não adianta: as crianças precisam exercitar a leitura e a escrita para aprimorarem sua compreensão e atributos da língua portuguesa.
Não só a escrita ajuda as crianças a aprender a ler, mas também pode ajudá-las a compreender os dispositivos literários (suspense, ficção, ironia dramática, etc.) e estruturas gramaticais.
Exemplo prático: Introduzir mini-lições focadas em aspectos específicos da gramática e do vocabulário, baseadas nas necessidades observadas durante o processo de escrita dos alunos.
Essa tarefa pode, então, ser uma maneira eficaz de melhorar suas habilidades linguísticas.
9. Transforma as crianças em protagonistas
Como a própria BNCC prega em suas competências, a educação brasileira deve prezar cada vez mais em transformar o aluno em o protagonista do seu próprio ensino.
Por isso, nada melhor do que aplicar atividades práticas. E atividades como incentivar o estudante a escrever seu próprio livro e praticar todas as boas razões citadas acima.
Com o exercício, os alunos terão a oportunidade de se desenvolverem na aprendizagem de forma mais inovadora. E com isso, poderão abrir novos caminhos pedagógicos.
Exemplo prático: Criar um projeto de culminância onde os alunos possam apresentar suas histórias a toda a escola, talvez em um festival de livros. Esse projeto pode promover um senso de protagonismo e realização.
10. Incentiva escola e pais a conhecerem novos projetos literários
Além de saber todos os motivos benéficos para estimular as crianças da educação infantil e ensino fundamental a escreverem um livro, é necessário também planejar bons projetos para a escola.
Para isso, tanto a instituição quanto os pais podem procurar e conhecer novos projetos literários que consigam atender à maioria – senão todas – as razões para oferecer novos horizontes de uma educação de qualidade.
E mais: aplicar dinâmicas deste tipo estimula a aproximação da escola com os familiares, tendo o “aluno artista” como o grande astro da conexão.
Exemplo prático: Parcerias com autores locais para workshops e palestras, ou até mesmo visitas a editoras. Essas parcerias podem enriquecer o projeto e fornecer modelos inspiradores para os alunos.
11. Estimula o desenvolvimento das competências socioemocionais
E por fim, escrever um livro não é apenas um exercício de criatividade e técnica literária; é também uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos.
Durante o processo de criação, os estudantes trabalham diversas habilidades importantes para a vida:
- Autoconhecimento: Ao expressar seus pensamentos e sentimentos através da escrita, os alunos refletem sobre suas próprias experiências e emoções, desenvolvendo uma melhor compreensão de si mesmos.
- Empatia: Criar personagens e narrativas permite que os alunos explorem diferentes perspectivas e realidades, promovendo a empatia e a compreensão do outro.
- Resiliência: A escrita é um processo que envolve desafios e revisões. Ao lidar com dificuldades e perseverar até a conclusão de seu livro, os alunos aprendem a ser resilientes.
- Comunicação: Escrever histórias ajuda os alunos a aprimorarem suas habilidades de comunicação escrita, aprendendo a articular ideias e sentimentos de forma clara e eficaz.
- Trabalho em equipe: Se a atividade for realizada em grupos, os alunos aprendem a colaborar, compartilhar responsabilidades e respeitar as contribuições dos colegas.
- Gestão de emoções: Lidar com críticas e feedback durante o processo de escrita e revisão ajuda os alunos a desenvolverem a capacidade de gerenciar suas emoções de maneira saudável.
Essas competências são fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes. Afinal, os prepara para os desafios pessoais e profissionais que enfrentarão no futuro.
Exemplo prático: Incentive que seus alunos escrevam sob a temática “A aventura da turma no Reino das Emoções”. A ideia é que cada aluno escreva sobre uma emoção diferente, compartilhando suas experiências e aprendendo a lidar com elas.
A revisão coletiva pode promover empatia e habilidades de comunicação, fortalecendo o espírito de equipe e a resiliência dos alunos.
Razões para escolher a Estante Mágica: uma parceria que transforma alunos em autores
Para transformar a experiência de escrita dos alunos em algo ainda mais impactante, as escolas podem se beneficiar de parcerias com plataformas especializadas. E um excelente exemplo disso é a Estante Mágica.
Sendo a maior experiência literária da América Latina, a Estante pode ser aproveitada como uma ferramenta poderosa para auxiliar escolas a publicar os livros escritos pelos alunos. E o melhor: de forma GRATUITA para as escola.
Confira as série de vantagens que o projeto proporciona:
- Facilidade de implementação: A Estante Mágica oferece um sistema simples e intuitivo para que professores e alunos possam escrever, revisar e publicar seus livros.
- Apoio completo: Desde o início do projeto até a publicação final, a Estante Mágica fornece suporte contínuo, garantindo que todas as etapas do processo sejam bem-sucedidas.
- Qualidade: Os livros são publicados com alta qualidade, seja na versão digital ou impressa, proporcionando aos alunos a satisfação de verem suas obras com um acabamento profissional.
- Eventos de lançamento: A Estante Mágica ajuda com seu suporte na organização dos eventos de lançamento que celebram o trabalho dos alunos, envolvendo toda a comunidade escolar e familiares.
- Desenvolvimento integral: Além de estimular a criatividade e a escrita, a parceria com a Estante Mágica contribui para o desenvolvimento emocional e social dos alunos, ao verem seus esforços reconhecidos e celebrados.
Portanto, ao escolher a Estante Mágica como parceira, a escola garante que os alunos terão uma experiência enriquecedora e transformadora. E dessa forma, pode os tornar em verdadeiros autores e protagonistas de suas histórias.
Então, quer saber mais sobre o impacto da Estante Mágica e como ela pode beneficiar sua escola? Então confira essa leitura!
Conclusão
Em resumo, o que não falta é razão para seu aluno escrever um livro, certo?
Escrever um livro é mais do que um simples exercício acadêmico; é uma jornada que pode transformar a forma como os alunos veem a si mesmos e o mundo ao seu redor.
Por isso, com planejamento, apoio e um pouco de inspiração, podemos ajudar nossos alunos a se tornarem narradores de suas próprias histórias, prontos para compartilhar suas vozes com o mundo.
Vamos, então, transformar nossas crianças em grandes autoras? =)
RUBENS PINHEIRO GUIMARAES
29/maio/2018 @ 18:59
Quero muito que minha Escola mergulhe nesse universo mágico dos livros! Será um prazer receber esse Projeto! Obrigado.