Aluno com dificuldade de leitura: como ajudar?
Texto originalmente publicado em 23/05/18 e atualizado em 17/06/24
Na sala de aula, os desafios podem ser vários. E um deles é saber como ajudar um aluno com dificuldade de leitura.
As causas para esse problema podem ser várias, mas a forma de lidar com ele passa por alguns pontos conhecidos. Assim, como outras necessidades, os professores podem reverter a dificuldade com o método certo.
E isso pode ser feito ao lado da ajuda dos pais e incentivo ao desenvolvimento do estudante. E, claro, as atividades lúdicas ajudam (e muito) nessa missão.
No texto de hoje falaremos um pouco sobre como aplicar essas atividades no dia dia e estratégicas importantes para isso. Confira abaixo:
Desafios comuns enfrentados por alunos com dificuldade de leitura
Primeiramente, é preciso entender quais são os desafios comuns que um aluno com dificuldade de leitura pode enfrentar.
Isso porque, quando se trata de ajudar alunos com esse tipo de barreira, é fundamental reconhecer e compreender os desafios que eles enfrentam.
Por isso, essa compreensão é o ponto de partida essencial para os educadores desenvolverem estratégias eficazes de apoio e intervenção.
Afinal, cada aluno é único e pode enfrentar desafios específicos que impactam sua capacidade de ler e compreender textos.
Agora, vamos destacar alguns dos desafios mais comuns enfrentados por alunos com dificuldade de leitura. E além disso, oferecer insights valiosos para educadores que buscam ajudar esses alunos a superar obstáculos e alcançar sucesso acadêmico.
1 – Dislexia
A dislexia é uma das dificuldades de leitura mais conhecidas, caracterizada pela dificuldade em decodificar palavras e reconhecer padrões de letras.
Os alunos com dislexia podem ter dificuldade em associar sons a letras e em lembrar-se de palavras comuns, o que pode afetar sua fluência e compreensão da leitura.
2 – Dificuldade de decodificação
Alguns alunos podem ter dificuldade em decodificar palavras individualmente, o que afeta sua capacidade de ler fluentemente.
Eles podem ter problemas em reconhecer padrões de letras, identificar sons fonéticos ou aplicar regras de fonética de forma consistente.
3 – Compreensão limitada
Além da decodificação, muitos alunos com dificuldade de leitura enfrentam desafios na compreensão do texto que estão lendo.
Eles podem ter dificuldade em fazer conexões entre ideias e identificar informações importantes. E ainda, não saber como inferir o significado de palavras desconhecidas com base no contexto.
4 – Falta de fluência
A fluência na leitura envolve a capacidade de ler suavemente e com precisão, sem hesitação ou interrupção.
Alunos com dificuldade de leitura podem ler de forma hesitante, lenta ou com erros frequentes. E por isso, podem ter sua compreensão global do texto prejudicada.
5 – Motivação e autoestima
Alunos que lutam com a leitura podem enfrentar desafios emocionais, como baixa autoestima e falta de motivação.
Eles podem sentir frustração, vergonha ou desânimo em relação à leitura. Isso pode afetar negativamente seu desempenho acadêmico e seu interesse em aprender.
6 – Fatores ambientais e sociais
Além dos desafios cognitivos, fatores ambientais e sociais também podem influenciar a dificuldade de leitura de um aluno.
Por exemplo, falta de acesso a materiais de leitura em casa, falta de apoio familiar ou exposição limitada à linguagem escrita podem afetar o desenvolvimento da leitura.
7- Necessidades específicas de aprendizagem
Alunos com dificuldade de leitura podem ter necessidades específicas de aprendizagem que precisam ser atendidas para alcançar sucesso acadêmico.
Isso pode incluir estratégias de ensino individualizadas, adaptações curriculares ou suporte adicional de professores ou especialistas em educação especial.
Reconhecer e entender esses desafios é essencial para desenvolver estratégias eficazes de intervenção e apoio para alunos com dificuldade de leitura.
Ao abordar esses desafios de maneira holística e colaborativa, educadores podem ajudar esses alunos a superar obstáculos. E mais do que isso, a também alcançar seu pleno potencial na leitura e na aprendizagem.
Atividades que ajudam alunos com dificuldades de leitura
Cartazes de sílabas
Use cartolinas para colar várias sílabas coloridas. Peça aos alunos observarem as sílabas e depois tentarem ler no seu próprio tempo.
A ideia é que eles fixem as parte de uma palavras aos poucos, até conseguirem unir. Vale também ressaltar que o uso das cores ajuda a mente da criança a associar a sílaba em questão.
Os cartazes de sílabas são uma ferramenta valiosa no processo de ensino da leitura. Ao usar cartolinas coloridas para criar sílabas visivelmente distintas, os alunos são incentivados a observar e reconhecer as diferentes partes que compõem as palavras.
A abordagem colorida não apenas torna o aprendizado mais envolvente, mas também auxilia na associação visual, facilitando a compreensão e memorização das sílabas.
Bingo de sílabas
A atividade consiste em trabalhar com a criança a formação das palavras por meio de uma gincana saudável e bem eficaz.
Baseado no sistema do bingo, a brincadeira procura estimular a capacidade da criança em descobrir e memorizar as sílabas.
Além de estimular a capacidade das crianças em descobrir e memorizar as sílabas, o Bingo também promove habilidades sociais e de trabalho em equipe.
Os participantes aprendem a interagir de forma colaborativa, compartilhando suas descobertas e celebrando o sucesso uns dos outros.
Os educadores podem personalizar o jogo de acordo com o nível de habilidade e interesse dos alunos, oferecendo uma variedade de sílabas para diferentes níveis de dificuldade.
Dado de palavras
Este jogo é ótimo para concentração. Crianças jogam dados e leem as palavras que correspondem aos números. O primeiro a completar todas as suas palavras ganha!
Essa atividade oferece uma maneira multissensorial divertida de praticar a leitura de palavras e código básicos. Perfeita para o jardim de infância e uma excelente maneira de ajudar aluno com dificuldade de leitura.
Ao lançar os dados, as crianças estão envolvidas em uma experiência física e tátil, enquanto buscam visualmente as palavras correspondentes em seus cartões.
Isso ajuda a reforçar a associação entre símbolos escritos e suas representações sonoras, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades básicas de decodificação e reconhecimento de palavras.
Locutores
Que tal estimular os alunos a serem locutores de rádio por um dia? Crie um texto com espaços em branco para serem preenchidos com algumas opções de palavras e depois peça que cada aluno leia algumas frases.
Grave todo o processo e depois reproduza para a turma, para que o aluno possa ouvir seu pronunciamento e ver onde está com dificuldade também.
Essa atividade estimula a habilidade de leitura dos alunos e também promove a expressão oral e a criatividade.
Ao preencher os espaços em branco com as palavras corretas, os alunos estão praticando o reconhecimento e a aplicação de vocabulário, ao mesmo tempo em que exercitam suas habilidades de pronúncia e entonação.
Além disso, essa tarefa também pode ser adaptada para atender às necessidades individuais dos alunos, oferecendo opções de palavras que correspondam ao seu nível de habilidade e interesse.
Isso garante que todos os alunos possam participar plenamente e se sentir confiantes em sua capacidade de se expressar oralmente.
Encontre as palavras
Separe textos de revistas, jornais, folhetos, livros e propagandas. Dite uma palavra e peça que os alunos a encontrem.
O professor pode escrever no quadro a primeira letra ou sílaba da palavra pedida. Quando todos acabarem, peça para cada um ler em voz alta uma das palavras solicitadas.
Essa é uma forma de ajudar o estudante a aprender maneiras de “gerenciar” suas dificuldades de leitura ou a prática contínua de leitura prejudicada.
A remediação efetiva cria diretamente as habilidades necessárias para que o aluno possa avançar na leitura.
E, para ler proficientemente, ele precisa converter a impressão em som e desenvolver caminhos de processamento fonológico.
Após o estabelecimento do processamento fonêmico fundamental, o aluno precisa desenvolver outras habilidades, dessa vez mais avançadas. Programas de remediação de leitura são os mais indicados para atingir o objetivo final: alcançar a proficiência na leitura.
Além de aplicar as atividades em sala de aula ou oferecer aulas particulares, explicar o porquê desse processo também é uma forma de ajudar o aluno com dificuldade de leitura. Por isso, fique atento a algumas atitudes para prepará-lo para o programa:
Explique ao aluno
Antes de iniciar um programa de remediação de leitura eficaz com um leitor em dificuldades, é importante explicar o programa ao estudante.
Você precisa que ele entenda que a correção efetiva ensina diretamente e desenvolve habilidades essenciais para elevar o aluno ao nível proficiente.
O esforço e a atitude dele afetarão a rapidez com que aprendem. As crianças motivadas progridem mais rapidamente do que os estudantes com uma atitude ruim.
Ajude o aluno a desenvolver uma atitude positiva em relação à remediação. Ajude-o a compreender que:
- a leitura é uma habilidade complexa aprendida;
- problemas de leitura são comuns;
- problemas de leitura não têm nada a ver com inteligência ou habilidade;
- com algum trabalho direto, você tem certeza de que desenvolverá habilidades proficientes de leitura.
Apresente informações de forma sistemática
Para ajudar os alunos a aprender e dominar a difícil e complexa tarefa de leitura proficiente, ensine as informações de maneira deliberada e cuidadosamente planejada.
A apresentação sistemática do material ajuda os alunos a gerenciar e dominar as complexidades da leitura.
Uma abordagem passo a passo permite que o aluno tenha tempo para praticar e dominar habilidades individuais antes que informações e complexidades adicionais sejam adicionadas.
Comece de maneira simples, construa a base e depois adicione progressivamente habilidades e conhecimentos à medida que o aluno aprende.
Essa abordagem gradual e progressiva cria uma base sólida para o aprendizado contínuo. E ainda permitinde que os alunos desenvolvam confiança em suas habilidades e avancem com segurança para desafios mais complexos.
Use um cronograma intensivo
Um programa intensivo é necessário para superar hábitos incorretos e estabelecer as habilidades corretas de leitura.
Se o professor prosseguir muito devagar, será difícil ajudar o aluno a desenvolver as habilidades necessárias. Isso é verdade para muitas atividades.
O cronograma intensivo e consistente é um dos essenciais caminhos de como ajudar o aluno com dificuldade de leitura de maneira eficaz.
Ele não é apenas eficaz no desenvolvimento de habilidades, mas permite que o aluno progrida rapidamente. Esse progresso rápido fornece benefícios adicionais à medida que o aluno percebe melhorias e ganha confiança.
Além disso, um cronograma intensivo oferece a oportunidade de fornecer feedback frequente e ajustes individualizados. E dessa forma, permite que os professores adaptem sua abordagem de ensino às necessidades específicas de cada aluno.
Aulas individuais são o ideal
A instrução individual é a maneira mais eficiente e eficaz porque oferece a melhor oportunidade para instrução direta, monitoramento cuidadoso e um feedback instantâneo.
O professor pode monitorar exatamente o que o aluno está fazendo instruir o foco e corrigir imediatamente. E além disso, adaptar-se para atender às necessidades específicas e garantir que o aluno adquira as habilidades necessárias.
Porém, sabe-se que em uma sala de aula isso pode ser um pouco difícil, a não ser que a escola proponha aulas à parte para tal processo.
Por isso, oferecer atividades diversas para os seus alunos pode ser uma das formas de atender às necessidades de diferentes alunos.
Enquanto uns treinam habilidades que já adquiriram, outros podem estar em fase de compreensão e vice-versa.
A ideia é que o professor saiba direcionar o aluno a desenvolver as habilidades específicas que ele está carente. Por isso, é essencial que uma boa avaliação de leitura seja feita logo de início, para ajudar a identificar deficiências de habilidades e direcionar sua instrução.
Outras atividades literárias também podem ser aplicadas aqui. É claro que tudo vai depender do desenvolvimento de cada estudante.
Além disso, ajudar aluno com dificuldade de leitura é também um teste de como saber lidar com diferentes níveis de alfabetização em sala de aula.
Conclusão
Em resumo, é evidente que o enfrentamento das dificuldades de leitura requer uma abordagem holística e colaborativa por parte dos educadores.
Ao reconhecer e compreender os desafios comuns enfrentados pelos alunos, os professores podem desenvolver estratégias eficazes para ajudá-los a superar obstáculos e alcançar sucesso acadêmico.
Desde atividades lúdicas e personalizadas até programas de remediação intensiva, há uma variedade de ferramentas disponíveis para apoiar o desenvolvimento da leitura.
Além disso, é crucial promover uma atitude positiva em relação à remediação. E dessa forma, incentivar os alunos a compreender que a leitura é uma habilidade complexa que pode ser aprimorada com esforço e prática.
Portanto, com uma abordagem sistemática e individualizada, os educadores podem capacitar os alunos a superar suas dificuldades de leitura. E mais do que isso, fazê-los e embarcar em uma jornada de aprendizado contínuo e crescimento pessoal.
E vocês professores, quais são as dicas de como ajudar aluno com dificuldade de leitura?
Denise Barreto
24/maio/2018 @ 21:50
Ótimas dicas.
RUBENS PINHEIRO GUIMARAES
24/maio/2018 @ 20:38
Bom noite! Sensacional. Bom saber que existem pessoas e Instituições sérias e comprometidas com a Educação. Estou encantado com vocês! Obrigado!