4 motivos que explicam a falta de vontade do aluno de ir à escola
“Eu não quero ir para a escola!”. O que pode estar escondido por trás dessa frase de recusa escolar? É claro que, de vez em quando, é normal que uma criança mostre vontade de ficar em casa, pelo simples fato de estar mais tempo próxima de seus pais, de seus brinquedos ou, simplesmente, por preguiça.
Entretanto, se a recusa escolar se tornar uma rotina, é possível que esteja escondendo um pedido de ajuda. Logo, os pais precisam estar atentos e, antes de obrigar a ida à escola, devem analisar os motivos que levam seu filho a recusar-se de frequentar as aulas.
Diversos são os motivos que podem levar uma criança a não querer ir à escola. Todavia, a boa notícia é que, na maioria das vezes, o problema é passageiro.
Por isso, converse com ela, reforce a importância dos estudos e fique atento às seguintes situações:
1) Medo
O não querer ir à escola pode revelar um problema que não ocorre necessariamente no ambiente escolar, mas na rotina familiar.
Isto porque muitas crianças acabam alimentando uma dependência pelo pai ou mãe e sentem medo quando se afastam de um deles ou dos dois.
Além disso, o receio do distanciamento pode aumentar quando ocorre alguma perda ou mudança na rotina familiar (divórcio, viagem ou falecimento de algum ente querido, por exemplo).
Portanto, se o seu filho está vivendo alguma situação semelhante, o medo de se afastar e perder os pais é natural, o que acaba por gerar ansiedade e medo de sair de casa.
2) Cansaço
Verifique a qualidade de sono do seu filho e avalie se ele dorme a quantidade de horas suficientes. Não esqueça de avaliar também se a agenda dele não está cheia de compromissos e repleta de atividades extras.
Uma agenda muito lotada, pode levar a criança a não querer ir à escola para, simplesmente, poder descansar, curtir momentos livres para brincar ou assistir seu desenho preferido.
3) Bullying
A recusa escolar pode ser um sinal de que a criança está sendo vítima de bullying. Se realmente for o caso, mostre que ele não está sozinho e que juntos vão resolver o problema.
Reúna os fatos, descubra quem está envolvido e marque uma reunião com o professor. Para mais informações sobre este tema, leia também o artigo “Meu filho sofre bullying na escola”.
4) Dificuldade de aprendizagem
Às vezes, um simples pedido da professora de ler determinado texto em voz alta pode gerar uma ansiedade e até um medo em ir à escola, o que pode se agravar quando, ainda por cima, existe uma dificuldade de aprendizagem.
As crianças que estão passando por algum problema de aprendizagem preferem, muitas vezes, evitar a experiência do fracasso, alegando que não querem ir mais à escola.
Por isso, fique atento e converse com seu filho, verifique quais conteúdos ele considera mais interessantes e quais tem mais dificuldade, busque sempre elogiar seus pontos positivos e seus avanços, bem como mostre que você o ajudará a superar os conteúdos que ele apresenta mais dificuldade.
Quer uma dica? Conte um pouco sobre suas experiências pessoais e sobre como você superou seus desafios, pois isso ajuda bastante!
Em todas essas situações, os pais precisam ficar atentos e ajudar seus filhos a enfrentar esse momento. Assim, não deixe que tais situações se prologuem, pois quanto mais tempo a criança ficar longe da escola, mais difícil será seu retorno.
Entretanto, se a ajuda dos pais não for suficiente e o problema persistir, procure ajuda de um especialista. O psicopedagogo é o profissional capacitado para ajudar a criança a se sentir segura e feliz na escola!
Aline Ferro é pedagoga, psicopedagoga e mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Desenvolve trabalhos educacionais e psicopedagógicos com a finalidade de ajudar crianças com dificuldades ou transtornos de aprendizagem. Também compartilha dicas de atividades pedagógicas no site www.alineferro.com.br.
Ricardo
15/janeiro/2019 @ 13:35
Meu filho de uns tempos p ca chora.,treme de medo de ir p escola que ele frequenta desde um aninho de idade..agora com 5 anos ,diz que tem medo da mãe não ir buscá-lo,de ficar sem ela …conversamos…levamos a psicóloga,conversamos com as professoras da escola,conversamos muito com ele,mas nada faz que esse medo que ele tem de se afastar da mãe acabe…ele tem cinco anos e já está começando a se alfabetizar.. já não sabemos o que fazer além de ama-lo e tentar descobrir o que acontece…
Lilian Bonafé
19/maio/2018 @ 11:38
Obrigada pelas dicas Aline. Meu filho passou por essa fase, mas graças a Deus, já está adorando ir para a escola.
Com certeza conversar com a criança e contar as suas experiências é muito importante. Acredito que aprendendo a identificar o que está causando esse medo ajuda muito na conversa também.
Aline Ferro
21/maio/2018 @ 11:14
Sim, Lilian… a conversa com a criança é fundamental!
Que bom que gostou do artigo! Quando tiver um tempinho, entre no meu site http://www.alineferro.com.br . Lá tem outros artigos e muitas dicas de atividades! Me acompanhe também nas redes sociais!
Rafael Jaime
18/maio/2018 @ 15:57
Parabéns pelo artigo!! É sempre bom saber como podemos ajudar nossos filhos! Obrigado!
Aline Ferro
21/maio/2018 @ 11:35
Que bom que gostou! Muito obrigada Rafael!
No meu site http://www.alineferro.com.br tem outros artigos como esse!
Me acompanhe também pelo Face https://facebook.com/Dificuldade_de_aprendizagem-143203346471829 e pelo Instagram https://www.instagram.com/dificuldade_de_aprendizagem pois lá sempre coloco dicas de atividades pedagógicas!
Edgar
18/maio/2018 @ 13:32
Excelente artigo. Se fato são questoes muito atuais e que preocupam muito os pais.
Aline Ferro
21/maio/2018 @ 11:34
Que bom que gostou! Muito obrigada Edgar!
No meu site http://www.alineferro.com.br tem outros artigos como esse!
Me acompanhe também pelo Face https://facebook.com/Dificuldade_de_aprendizagem-143203346471829 e pelo Instagram https://www.instagram.com/dificuldade_de_aprendizagem pois lá sempre coloco dicas de atividades pedagógicas!
Jaíra
18/maio/2018 @ 10:12
Excelente material para acompanhamento de alunos e pais.
Aline Ferro
21/maio/2018 @ 11:32
Que bom que gostou! Muito obrigada Jaíra!
No meu site http://www.alineferro.com.br tem outros artigos como esse!
Me acompanhe também pelo Face https://facebook.com/Dificuldade_de_aprendizagem-143203346471829 e pelo Instagram https://www.instagram.com/dificuldade_de_aprendizagem pois lá sempre coloco dicas de atividades pedagógicas!