Interdisciplinaridade, a receita para uma valiosa aprendizagem!
Todo professor provavelmente já se perguntou em algum ponto em como oferecer aos seus alunos um projeto divertido e estimulante e que, ao mesmo tempo, aprofunde o aprendizado. Uma forma de ensino que circula no mundo da educação é a famosa interdisciplinaridade. Mas, afinal, por que ela é tão importante?
Problemas do mundo real são interdisciplinares
Pense em qualquer grande problema no mundo. Em sua maioria o problema não é “eu preciso resolver esse tipo específico de equação matemática”.
Em vez disso, um problema poderia estar relacionado à pobreza, sustentabilidade, condições sanitárias, transporte e divulgações pela cidade.
Esses tipos de problemas exigem que muitas disciplinas diferentes se unam para formar uma solução.
A interdisciplinaridade leva as crianças a focar na aprendizagem das habilidades da vida
O aprendizado interdisciplinar concentra o aprendizado em habilidades para a vida, como pensamento crítico, colaboração, criatividade, inovação e resolução de problemas.
Isso vai ao das competências da BNCC, que coloca como objetivo mergulhar o aluno em diversos ensinamentos.
Pode ser muito valioso, já que as habilidades adquiridas são encontradas em vários assuntos ou fluxos de estudo e são projetadas para levar os alunos a aplicar o que aprenderam em novos contextos.
• Como abordar um projeto de aprendizagem interdisciplinar
Conheça seus alunos e escolha um tópico ou conjunto de tópicos que os intrigue
– Escolha uma grande questão para os seus estudantes pensarem criticamente e com a intenção de resolver um problema. Eles devem trazer habilidades e conhecimentos de vários assuntos e experiências para resolver a questão.
– Faça as crianças desenvolverem questões essenciais – o que elas querem e precisam saber sobre esse assunto? Como elas podem formar seu próprio projeto para entender melhor esse problema?
– Apresente o propósito do projeto. Os alunos devem saber três coisas: por que estamos fazendo isso? O que devo saber antes de começarmos a resolver este problema? Qual é a grande coisa que eu deveria saber no final disso? Tudo está aberto para a inovação e a criatividade, mas esses três pontos principais devem ser planejados antes do início do projeto.
– A internet está repleta de ótimas ideias para projetos interdisciplinares, então, definitivamente, confira o Google ou o Pinterest como inspiração. É importante planejar atividades que chamem atenção dos alunos e estimule a criatividade.
• Projetos interdisciplinares são versáteis o suficiente para serem aplicados em quase todos os ambientes de ensino
Se você está procurando um projeto interdisciplinar para planejar uma unidade para a aula na escola, usar uma abordagem interdisciplinar é altamente benéfico.
Uma vez que eles são projetados para serem baseados em problemas da vida real, eles podem se encaixar em qualquer faixa etária, dado que o projeto corresponde aos seus contextos atuais.
Entendeu a teoria e agora quer saber a prática dela? Então fique atento às dicas a seguir =D
Figuras históricas
Personalize a aula de história – desenvolvendo habilidades de escrita criativa no processo – dedicando tempo a essa atividade contínua.
Cada aluno assume o papel de uma figura histórica e escreve para um colega sobre os eventos que ele enfrentou.
Com base em recursos, como vídeos e livros didáticos, o exercício permite que o escritor processe conteúdo de assuntos diferentes e relevantes.
Digamos que um aluno assuma o papel de Galileu Galilei. Ele pode escrever sobre as descobertas do polímata, construindo conhecimento de matemática e outros assuntos no processo.
Matemática e exercícios físicos
Combine matemática e ciências com educação física, oferecendo lições contínuas que explicam e exploram certos movimentos.
Digamos que seja hora de praticar saltos longos. Você pode mergulhar brevemente na física e na mecânica do corpo, usando uma mola para ilustrar a aplicação descendente da força.
Em seguida, os alunos podem exercitar suas habilidades matemáticas estimando e medindo até onde chegaram.
Essas demonstrações e atividades também podem complementar as lições sobre levantamento, arremesso e outras ações – alunos potencialmente interessantes que não gostam de ginástica.
Viajante do mundo
Deixe que os alunos planejem as férias, desenvolvendo habilidades de pesquisa ao mesmo tempo em que abordam assuntos centrais.
Planeje tempo para estudo independente em uma biblioteca ou sala de computadores, enquanto os alunos trabalham para criar roteiros de viagem de uma semana para seus destinos ideais. O produto deve, por exemplo, incluir informações sobre:
-Marcos e seus significados históricos
-Comidas populares, pratos e a culinária predominante
-Línguas ou dialetos falados na área ou país – esse tópico inclusive pode render aulas bilíngues!
-Eventos culturais que ocorrem na área ou país
Para encerrar o exercício, o professor pode explorar alguns destinos com sua turma usando tecnologias como o Google Earth.
Estudo de campo
Introduzir novos ambientes de aprendizagem usando um estudo de campo ao ar livre é uma ótima opção. Por exemplo, o estudo de campo – que pode ser um dia no zoológico – pode se concentrar em encontrar insetos e animais locais. Os estudantes poderiam:
-Ler e escrever uma poesia sobre o tema
-Escrever sobre a vida selvagem que eles viram
-Pesquise e faça apresentações sobre como certos ambientes sustentam a vida selvagem
Tudo sobre o tempo
Conecte a ciência com estudos sociais apresentando uma unidade que explora o impacto do clima.
Muitos currículos de ciências elementares têm unidades sobre clima e atmosfera, que o professor pode complementar estudando como elas afetam as sociedades.
Por exemplo, examine diversas regiões e países, analisando como o clima influencia o trabalho, a agricultura e as práticas culturais.
Os estudantes podem entregar produtos que descrevam como o tempo historicamente moldou a vida e a ecologia na área. Assim como aprendem sobre a diversidade cultural, apresentando projeto literários e musicais.
No fim das atividades, é sempre bom os docentes avaliarem como a interdisciplinaridade funcionou para as suas turmas. Este não é apenas um exercício de dar feedback aos estudantes, mas de ter consciência do que realmente foi benéfico para eles.
Por isso, considere avaliar não só os trabalhos que foram realizados, mas também o trabalho em equipe, a participação e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Assim, o educador terá também noção sobre a eficácia das aulas e a relevância e aplicabilidade de questões essenciais.
Além disso, os alunos podem apreciar matérias que antes não gostavam.
A interdisciplinaridade tem também o valor de ensinar que muitos assuntos podem se tornar mais interessantes na prática ou quando aliados a outros conhecimentos.
Isso é porque eles aprenderam como as habilidades e os conceitos se relacionam com as disciplinas que eles gostam.
Juntamente com o tempo para praticar essas habilidades e usar esses conceitos, o professor deve sempre buscar ver resultados positivos em todas as classes. E é exatamente essa a proposta da interdisciplinaridade!
Vamos mostrar como todas disciplinas podem ser uma só? ?