Síndrome de Down: como incluir alunos na sala de aula
Hoje é um dia especial, pois se comemora o Dia Internacional da Síndrome de Down. E com a data, é muito interessante pensar em maneiras de gerar mais conhecimento sobre as crianças portadoras da síndrome e sua inclusão nas escolas.
Esse dia reforça a importância da luta pelos direitos das pessoas com Down e pela sua normatização na sociedade. 21/3, que faz alusão à trissomia do cromossomo 21, propõe uma reflexão sobre respeito às diferenças e amor ao próximo.
E trazendo para a rotina das escolas, professores e pais, como o dia de hoje pode ajudar a aprimorar a vivência das crianças com Down no ambiente pedagógico?
As crianças com certas peculiaridades precisam de estratégias especiais para ter um ambiente de aprendizagem positivo. É possível que elas aprendam e sejam produtivos na escola. Os alunos simplesmente precisam estar no ambiente correto e ter acesso aos materiais necessários. Para ajudar as crianças com Síndrome de Down a aprender, os professores devem planejar alguns métodos de ensino adequados para obter resultados positivos.
Entenda alguns tópicos para definir essas boas ações inclusivas:
Síndrome de Down e Aprendizagem
A colocação de uma criança em um programa educacional varia de acordo com suas habilidades específicas. Em alguns casos, as crianças com Síndrome de Down são integradas ao programa de educação regular da escola local.
Esses alunos são capazes de aprender, mas geralmente precisam de recursos adicionais fora da sala de aula tradicional. Muitas escolas têm aulas para alunos com peculiaridades que podem não aprender bem em um ambiente padrão. Há também escolas voltadas para pessoas com certos perfis.
Inclusão
Esforce-se para tornar sua sala de aula um lugar onde cada aluno, independentemente da idade ou do nível intelectual, se sinta parte do grupo e se sinta à vontade para interagir com os outros colegas. Incentive-os a conversar e interagir positivamente um com o outro. Ensiná-los a se sentirem confortáveis em seu ambiente ajuda a aumentar sua confiança.
Autoestima
Devido às diferenças faciais que esses pequenos têm, é importante que eles se sintam atraentes e orgulhosos de sua aparência. Ensiná-los a se sentirem bem consigo mesmos permite que eles tenham uma atitude melhor e se sintam especiais. Toda garota quer se sentir bonita e todo garoto quer ser bonito. Certifique-se de que você e sua turma façam comentários positivos sobre suas habilidades e aparência.
Distrações
As crianças com Síndrome de Down geralmente sofrem com um curto período de atenção. Elas são facilmente distraídas pelas coisas mais simples, como uma luz na parede ou uma mosca na mesa. Para envolver suas capacidades de aprendizado, é importante dividir a lição em partes. Eles devem ser ensinados lentamente e fazer pausas frequentes para mantê-los focados. Esteja aberto à flexibilidade e mudança.
Prática da fala
Essas crianças geralmente têm dificuldade em falar claramente. É importante praticar a conversa de forma clara e coerente. Certifique-se de estimulá-las a falar claramente, assim como o professor deve falar claramente com elas. Preste atenção à palavra ou às frases que os alunos têm dificuldade em transmitir e incentive-os a tentar falar da maneira cera.
Trabalho em conjunto com os pais
Faça contato com os pais. Muitas escolas direcionadas para ensinar alunos portadores da síndrome, por exemplo, operam um sistema diário de casa/escola onde pais e professores podem anotar informações e relatar o progresso diariamente. Isso é menos frequente nas escolas regulares, mas representa uma maneira valiosa e muito conveniente de compartilhar informações regularmente com aqueles que conhecem melhor as crianças.
A importância de um bom plano de aula
Consulte atentamente o planejamento das aulas e como incluir a criança com Down na aprendizagem. Todas as crianças com Síndrome de Down terão um plano de aula e acompanhamento mais específico, e é responsabilidade do professor conhecer as metas estabelecidas para cada criança e adaptar o ensino para reduzir as barreiras à aprendizagem.
O planejamento deve ser revisto regularmente e o professor da turma deve ter todas as oportunidades para participar na revisão de quaisquer metas definidas pela escola. Lembra da importância de ter uma boa reunião pedagógica? Esse é um ótimo momento para estabelecer metas e aprimorar o ensino do aluno que demanda uma atenção maior.
Atenção às novas formas de ensinar matemática
Pessoas que têm Síndrome de Down frequentemente acham, em especial, que aprender matemática é um desafio e demoram a adquirir conceitos matemáticos básicos, como os conceitos de igual/diferente, classificação e cardinal/ordinal.
É importante tornar as aulas breves e atraentes, com ênfase na numeração em contextos cotidianos, como o uso de dinheiro, por exemplo. Também é importante consolidar e reforçar a aprendizagem anterior, concentrando-se nas competências básicas e numa compreensão da linguagem matemática básica.
Reforço do comportamento positivo
A forma mais comum de mau comportamento entre as crianças com Síndrome de Down é o comportamento que visa obter atenção. No entanto, também pode haver frustração decorrente de sua dificuldade em lidar com o nível do trabalho que lhes é dado em sala de aula.
Como professor, assegure-se de prestar atenção ao comportamento da criança e garantir também que o trabalho planejado para ela esteja em um nível apropriado. Sempre tenha expectativas comportamentais elevadas para a criança com Síndrome de Down, assim como qualquer criança, e ofereça oportunidades para a pequena interagir e desenvolver amizades com os colegas, ensinando-os a compartilhar e revezar.
Muitas vezes há um grau de imaturidade social, mas os professores devem reforçar as regras básicas, especialmente no início do ano, quando os hábitos são formados. Assim, os alunos terão uma consciência coletiva maior sobre atitudes boas e ruins, tanto dentro quanto fora da sala de aula.
E então, coordenadores e professores, como vocês se preparam para incluir alunos com Síndrome de Down em suas escolas? 🙂