6 elementos que transformam o trabalho de um professor
O que facilitar o trabalho do professor no ambiente escolar? Um pesquisa mostrou 6 pontos importantes que podem ajudar o profissional no dia a dia. Confira!
O trabalho de um professor depende de diversos fatores e cada um deles pode impactar no desenvolvimento da aprendizagem.
Pensando nisso, o Instituto Península fez uma pesquisa com alguns docentes do Brasil e chegou a 6 elementos muito importantes que interferem no trabalho do professor. Veja quais são:
Identidade
Um dos maiores desafios do professor é despertar o interesse dos estudantes por suas aulas.
O primeiro movimento para engajar os alunos é preciso que venha do professor ao querer entender quem são essas pessoas que estão sentadas à sua frente.
Quais são suas emoções, suas histórias de vida, suas dificuldades e suas motivações? Saber as respostas para essas perguntas pode criar uma conexão com o aluno.
Essa conexão é de muita vantagem para o aprendizado, pois a didática pode ser o resultado aplicado dessa descoberta.
Um exemplo de como isso pode ser praticado é com o projeto “Mulheres Inspiradoras”, idealizado pela professora Gina Vieira.
Quando esteve aqui na Estante Mágica, Gina relembrou sua trajetória como aluna e comentou sobre a sua motivação para criar esse projeto.
Uma professora em especial quis entender o porquê dela estar com dificuldades para se alfabetizar e essa atenção inspirou Gina a querer fazer o mesmo pelos seus alunos.
Para criar um vínculo maior e entender a história por trás de cada aluno, sugeriu que eles contassem histórias sobre as mulheres que os inspiravam.
Esse reconhecimento de identidade de cada aluno e do próprio docente é um caminho para uma prática de ensino mais positiva.
Reciprocidade
A ideia de ter o professor como referência pode levar à mudanças positivas nos alunos. Porém, é preciso ter em mente que o professor também é um ser humano.
Dotado de qualidades e erros, mostrar esse lado mais real de uma figura de autoridade pode ser o diferencial para você se aproximar da sua turma.
É preciso que a aproximação do professor com seus alunos consiga criar uma relação de confiança, e não de autoridade.
Cada vez mais a escola vem transformando o paradigma de um ambiente “transmissor” para “produtor” de conhecimento.
E muito tem a ver com o incentivo para a colaboração coletiva e uma interação mais direta do professor com seus alunos.
O espaço de troca e de reconhecimento é uma ideia potencialmente poderosa para a escola desenvolver o aprendizado a partir dessas características.
Afeto
Ainda que a docência seja um constante estudo e sempre uma busca pelas melhores técnicas e inovações, antes mesmo disso é preciso pensar em uma abordagem afetiva.
A mudança na educação acontece coletivamente, entretanto é por meio do autoconhecimento e o autodesenvolvimento que ela começa a criar raízes.
O professor é o ponto inicial para essas conexões coletivas.
As pessoas são complexas e uma atenção a essas especificidades é o que pode ajudar na hora de diferenciar as abordagens utilizadas.
Até mesmo para os próprios professores, é fundamental entender que o crescimento satisfatório vai muito além do intelectual.
Elementos que envolvem a mente, o corpo e os sentimentos podem ser essenciais para compreender questões mais individuais.
Eles afetam diretamente o desenvolvimento do trabalho em sala de aula e no processo da aprendizagem.
Uma das alternativas para dar mais atenção a essas questões é o tema do projeto da Estante Mágica, chamado “Meus sentimentos”.
Com ele, os alunos desenvolvem a inteligência emocional a partir da discussão e reconhecimento dos próprios sentimentos.
O resultado final do projeto é um livro, de autoria do próprio aluno, onde ele registra tudo o que aprendeu durante o projeto de educação socioemocional.
Ambiente
Um dos elementos para transformar a vivência em sala de aula é o ambiente escolar.
Seja o ambiente físico da sala de aula, as ferramentas tecnológicas para otimizar a aprendizagem dos alunos ou até mesmo o próprio incentivo da equipe gestora.
Tudo isso pode ser um diferencial para que o professor consiga pensar em inovações para suas aulas.
Um bom exemplo para pensar em estratégias para mudanças colaborativas no meio escolar é aplicar o Design Thinking na escola.
Essa ideia consiste em discutir sobre um problema e buscar refletir o que é possível se fazer para que isso seja solucionado.
Ou seja, uma forma de saber como está sendo a experiência dos seus alunos é propor a eles que pensem em melhorias para o ambiente da escola.
Além de botá-los no centro do próprio aprendizado, pois são eles que vivenciam as instalações da escola diretamente, também é uma forma para ver quais competências precisam ser aprimoradas na sua aprendizagem.
Não somente a turma pode fazer essa atividade: o corpo docente, juntamente com a gestão escolar, podem propor otimizações para que o terreno escolar fique mais produtivo.
Coletividade
A experiência escolar é feita por vários elementos: alunos, pais, corpo docente, gestão pedagógica…
Então, pensar em uma docência isolada seria um engano. A troca de vivências da comunidade docente pode ser um excelente caminho para combater essa tendência individualista.
A formação coletiva dos alunos também é uma ótima forma de colaboração escolar.
Pensando nisso, o professor Jayse Ferreira desenvolveu projetos que o levaram a entrar na lista dos 50 melhores professores do mundo.
Um de seus projetos envolvia o reconhecimento da diversidade racial da sua turma e como a representatividade poderia impactar positivamente seus alunos.
Assim, Jayse criou o projeto “Eu Sou Uma Obra de Arte: Etnias do Mundo”, em que, com a ajuda dos seus alunos, reproduziu fotos que representavam etnias diferentes com cada um da turma.
Os alunos se dedicaram a fazer a produção e a caracterização de cada uma das fotos, pois sentiram a valorização da diversidade dentro de sala. E assim colocaram em prática o conceito de coletividade.
Reputação
Cada escola está inserida em um contexto diferente. E sabendo disso, é preciso que a comunidade escolar esteja atenta para suas limitações e possíveis incentivos.
Antes mesmo de buscar recursos financeiros, o incentivo da própria comunidade e consequentemente a busca por melhorias é um diferencial para que a sala de aula seja também impactada positivamente.
Quebrar alguns preconceitos, que acabam sendo recorrentes na sociedade, é uma forma de tornar a comunidade ainda mais forte.
A verdadeira transformação na educação é feita em conjunto e com a ajuda de todos que estão relacionados a ela.
Assim, o trabalho feito pelo professor para ajudar no aprendizado do aluno é transformador e vital para o sistema educacional.
É preciso pensar no seu desenvolvimento integral dos estudantes, no fortalecimento da comunidade escolar e também no conhecimento em sala de aula.
Tudo isso auxilia o profissional a encarar os desafios, a se aproximar da sua turma e a influenciar positivamente os alunos e o ambiente escolar.
Quais desses pontos você procura incentivar na sua escola? Conte nos comentários para a gente!