5 benefícios do Ensino Híbrido para alunos e escolas
Você consegue pensar em alguma área da sua vida que não foi impactada pela pandemia?
Na educação infantil, não deu para escapar. De uma hora para outra, o dia a dia de educadores mudou completamente: o ensino presencial precisou ser repensado, e o ensino remoto – até então questionável – precisou ser testado.
E agora, depois de quase um ano de muitos desafios e aprendizados no ensino à distância, já se fala em unir o melhor dos dois mundos em um terceiro modelo: o ensino híbrido.
O que é Ensino Híbrido?
Basicamente, o ensino híbrido é a combinação do ensino online e offline. Apesar de ter vindo à tona com a pandemia, essa proposta já é antiga!
Ela defende o uso da tecnologia para aprofundar o aprendizado da sala de aula com vídeos, jogos, pesquisas e outros recursos digitais.
Por exemplo: o professor pode sugerir que cada aluno faça pesquisas em casa antes mesmo da aula, para ter acesso a conteúdos diferentes e compartilhar com o restante da turma. Ou dividir e rotacionar a turma em estações de trabalho, onde um grupo faz pesquisas, outro grupo desenvolve um projeto prático e o outro tira dúvidas com o professor.
Explicamos um pouco mais sobre o ensino híbrido e suas metodologias aqui!
Com algumas escolas se preparando para um retorno gradual ao ensino presencial, parece a solução perfeita para atender às turmas que estarão divididas entre casa e escola, né?
Mas vamos ainda além: o ensino híbrido veio para ficar mesmo no mundo pós-pandemia!
Veja abaixo o porquê.
Quais são os benefícios do Ensino Híbrido?
-
Tecnologia a favor do aprendizado
Crianças e adolescentes adoram telas. Smartphones e tablets fazem parte da sua realidade, então já é hora de começarmos a utilizar esse hábito a favor do aprendizado. Com um empurrãozinho, eles vão consumir cada vez mais todo o conhecimento que têm disponível ali na palma da mão!
-
Crianças protagonistas do seu próprio conhecimento
O ensino tradicional pode ser passivo: o educador fala, e o aluno ouve. Com a tecnologia, podemos expandir esse cenário e tornar o aluno cada vez mais ativo na construção do seu conhecimento. Desafios para que a própria criança busque e complemente seu aprendizado são muito bem-vindos e ainda estimulam a curiosidade!
-
Suporte e ensino personalizado
Com outras fontes de conhecimento além da sala de aula tradicional, cada aluno terá dúvidas específicas de acordo com os conteúdos que consumir. Debater esses pontos expande as possibilidades de aprendizado, além de aproximar a relação entre educador e aluno.
-
Otimização do tempo de professores
Já sabemos que a rotina dos educadores não é nada fácil, né? O tempo é precioso para eles! Com a inclusão de atividades online no planejamento ou até mesmo a antecipação do conteúdo pelos alunos, o foco fica em resolver dúvidas ou aprofundar os conteúdos.
-
Diferencial para escola, aluno e família
Todo mundo sai ganhando: o aluno aprende de uma forma divertida, a escola ganha destaque pela inovação, e as famílias têm a tranquilidade de saber que escolheram uma instituição que se preocupa genuinamente com o desenvolvimento de suas crianças.
Uma coisa é certa: a tecnologia guarda uma infinidade de possibilidades para que o aprendizado seja cada vez mais efetivo e completo.
Mas ó: tecnologia não se restringe apenas ao acesso à internet, ok? É possível inovar na educação com poucos recursos: um único celular com câmera pode ser dividido entre os alunos para gravarem vídeos, por exemplo. Uma música, um videoclipe, uma exposição fotográfica… Tudo é fonte de conhecimento, se usado com criatividade! 💙💛