3 livros infantis sobre diversidade para sua aula
Diversidade e respeito: como você tem trabalhado esses temas em sala de aula ou em casa?
É importante que as crianças tenham contato desde cedo com a pluralidade. Tratar as diferenças de forma positiva e refletir sobre os preconceitos é importante para criarmos crianças conscientes e uma sociedade com mais respeito.
E os livros são uma ótima ferramenta para tratar o tema de forma leve e lúdica.
Por isso, aqui vão 3 dicas de livros sobre diversidade de gênero para ler com as crianças!
💡 Confira também: 4 livros de autores indígenas para trabalhar em sala de aula
Minhas duas avós – Escrito por Ana Teixeira
A partir da observação dos próprios netos sobre Ana e Paula, as duas avós da história e da vida real, o livro conta a história de duas mulheres muito diferentes, que vivem juntas na Casa das Formigas. Os desenhos dos meninos interagem com fotos da autora dos ambientes em que a história se desenrola. E reforçam as diferenças entre as duas personagens justamente para mostrar que todos nós somos iguais em nossas peculiaridades.
Onde você pode comprar:
- Editora Jandaíra
- Amazon (versão física ou digital)
Julián é uma sereia – Escrito por Jessica Love
Enquanto andava de metrô com a avó, Julián avistou um grupo de mulheres extremamente arrumadas. O cabelo delas era esvoaçante e em tons vivos, seus adornos reluziam, e os vestidos terminavam numa belíssima cauda de sereia. A alegria delas era contagiante. Já em casa, ainda encantado, Julián sente vontade de se arrumar como uma sereia. Mas o que será que a avó vai achar da bagunça que ele fez – e, ainda mais, o que ela vai pensar sobre a forma como Julián se vê? Um livro delicado e colorido sobre amor e, principalmente, respeito.
“Julián é uma sereia” ganhou inúmeros prêmios, entre eles o da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, categoria Opera Prima. A obra aborda com delicadeza temas como individualidade, apoio familiar e diversidade.
Onde você pode comprar:
É proibido miar – Escrito por Pedro Bandeira
Bingo é um cachorrinho brincalhão e curioso, que faz amizade com um gato misterioso. Fascinado por esse amigo, Bingo decide imitá-lo e… Resolve aprender a miar! Pra quê! “Onde já se viu um cão miar? Que vergonha!”, logo berram os preconceitos e o mundo passa a perseguir o nosso pequeno herói. Narrada com muita tensão e suspense, esta história é um brado de protesto contra o preconceito em todas as suas formas.
Onde você pode comprar:
Nunca é cedo demais para ensinar respeito. 💙
Existem muitos outros livros infantis para trabalhar diversidade, mas esses já serão um ótimo início. Boas histórias!