10 atividades pedagógicas que a Páscoa traz para a sala de aula!
Depois de falar sobre como a Páscoa pode trazer diversos ensinamentos, como valores humanos, que tal propor aos alunos novas atividades pedagógicas? ?
Envolvendo a data que tem no imaginário ovos de páscoa e coelhinhos, planeje dinâmicas e exercícios que vão desenvolver diversos ensinamentos e habilidades cognitivas dos alunos!
O professor pode realizar um plano de aula que é simples e envolvente da mesma forma. Além disso, as crianças irão se engajar mais com os ensinamentos através dos exercícios, podendo explorá-los em casa, com a ajuda dos pais.
A ideia é usar ovos de plástico para criar tarefas que estimulem o intelecto e coordenação motora, através da leitura e desenvolvimento cognitivo. Confira 10 atividades pedagógicas para comemorar a páscoa em sala de aula de maneira bem divertida e valiosa!
1. Aprendendo o alfabeto
Com os ovos de plástico pequenos em mãos e uma caneta permanente, escreva as letras do alfabeto. Em uma metade escreva em maiúsculo e na outra em minúsculo. O objetivo é trabalhar a aprendizagem da ordem alfabética. Incentive toda a turma a cantar a música do ABC enquanto o exercício é realizado para ajudar a lembrar a ordem das letras.
Comece com A e depois adicione B no topo e assim por diante. No final, a criança vai ter uma torre em ordem alfabética. Repita a atividade quantas vezes achar necessário. Com o tempo, o aluno vai montar a torre cada vez mais rápido, assim como o professor conseguirá perceber aqueles que estão com maior dificuldade.
Depois, pegue a outra metade dos ovos e peça aos estudantes que encontrem as letras minúsculas e encaixem. A intenção é fazer a criança perceber as formas das letras e suas diferenças. Duas atividades pedagógicas em um só exercício! 🙂
2. Conectando sílabas
Com o mesmo material da atividade anterior, escreva palavras fáceis, com duas sílabas, e de preferência que estejam sendo usadas na sala de aula, com cada parte em uma metade do ovo. Entregue aos alunos os ovos abertos e peça que montem as palavras, escrevendo depois em uma folha.
Quando os alunos captarem o exercício e tiverem bons resultados em formar palavras, aumente o nível e escreva novas sílabas em outras partes do ovo. Isso fará com que haja novas opções de combinações para unir as sílabas.
3. Substantivos, verbos e adjetivos
É hora de ensinar seus alunos a classificar as palavras. Nessa tarefa, o professor também precisará de três baldes ou cestas para rotulá-los como substantivo, verbo e adjetivo. Faça uma lista com palavras diversas e recorte cada uma, colocando dentro de um ovo.
Esconda os ovos pela sala de aula. Os alunos terão que encontrá-los, abri-los e ler a palavra dentro. Reúna toda a classe quando todos tiverem encontrado um ovo e lido sua palavra. Após lerem, os estudantes terão de colocar as palavras em um dos baldes.
Se a palavra deles é um substantivo, vai no balde do substantivo e assim por diante. Para gerar maior familiaridade com as classificações, o professor pode pegar palavras que contenham em um texto que a turma leu recentemente ou dos livros que estão no cantinho da leitura.
4. Formando números
Esta é uma das atividades pedagógicas perfeitas para as crianças da Educação Infantil praticarem o reconhecimento numérico! Tudo o que o professor tem que fazer é escrever os números de 10 a 20, com metade do número em cada lado do ovo.
Coloque todas as metades em uma mesa e peça para formarem duplas. Cada dupla tem que montar o número que o professor pedir. Se ele falar o número 15, os alunos devem encontrar uma metade de ovo com o número 1 e outra com o número 5.
Depois, peça para que o exercício se repita, mas agora individualmente. Assim, as crianças se sentirão mais confiantes para realizar a dinâmica.
5. Operações da matemática
Parecido com o exercício das sílabas, este tem a finalidade de estimular o aluno a achar a resposta para somas e subtrações. Escreva em uma metade do ovo 4+3 e na outra 7, por exemplo.
Se quiser aumentar o nível de dificuldade, escreva em cada metade uma operação com números diferentes, mas que obtém o mesmo resultado. A resposta, inclusive, pode ser guardada dentro do ovo, para que a criança confira por si própria. Por exemplo, 5+4 é igual a 10-1. Tanto essa, quanto a anterior são duas atividades pedagógicas que podem ser adaptadas de acordo com a turma e seu desenvolvimento educacional. Lembra de como é importante prestar atenção nos alunos com dificuldades no aprendizado? É esse o ponto aqui 😉
6. Que horas são?
Já pensou em uma maneira de ensinar as horas? Essa pode ser uma boa oportunidade, tanto para a sala de aula quanto para os pais exercitarem com seus filhos em casa.
Desenhe um relógio com ponteiros em uma metade do ovo. Na outra, escreva o horário como um relógio digital. Para tornar a tarefa um pouco mais complicada, misture as cores para que elas não combinem. Dependendo dos alunos, comece com ovos de mesma cor e depois aumente o grau de dificuldade.
7. Coordenação motora
Separe alguns ovos de plástico, pompons ou miçangas, e um par de pinças para crianças ou pauzinhos. A ideia é que as crianças coloquem dentro de cada ovo os pompons (ou outro objeto a escolha), com as pinças, sem encostar neles.
A atividade também pode ser feita com a própria mão, usando o polegar e o indicador. O propósito é que os alunos trabalhem sua coordenação motora e cuidado. E mais, o professor pode envolver também a correspondência de cores. Não só ele teve que se concentrar em pegar o pompom, mas ele também teve que soltá-lo no ovo correto!
8. Exercitando a escuta
Juntos com os ovos, pegue uma caixa de ovos e objetos que possam ser usados para fazer sons. Certifique-se de escolher seis pares de sons distintos para colocar em cada par de ovos.
Pode-se usar coisas como sinos, miçangas, pintinhos, botões, pedras, animais de plástico e borrachas. Coloque os matérias em pares dentro dos ovos e depois coloque fora de ordem na caixa. Os alunos deverão agitá-los e encontrar os sons que combinam entre si.
9. Jogo da memória
Assim como um jogo da memória normal, esta tarefa tem a mesma finalidade: exercitar a percepção e atenção dos alunos. Escolha objetos em pares e cubra cada um com metade de um ovo de plástico. Mova os ovos de plástico para que ninguém se lembre de onde eles estão escondidos.
Outra opção é esconder palavras, sílabas que formem palavras ou corresponder imagens às palavras. Como um desenho de uma casa e a palavra casa, por exemplo. Tudo pode ir se adaptando às necessidades da turma e seu aprendizado do momento!
10. Afundando o ovo
Hora de fazer experimentos em sala de aula! A ideia da atividade é observar o que pode fazer o afundar. Escolha três objetos diferentes para colocar dentro do ovo, algo como, pedrinhas, bola de gude, pompons, papel e borrachas.
Coloque uma grande vasilha cheia de água em uma mesa e deixe os alunos livres para escolher qual objeto irá “rechear” o ovo. Pergunte para a turma o que eles pensam que irá acontecer: o ovo vai afundar ou não? É legal que eles anotem os resultados e depois comparem entre si, debatendo o porquê que uns desceram até o fundo e outros boiaram.
A ideia das atividades pedagógicas citadas acima é incentivar a participação ativa dos alunos no seu próprio ensino, fazendo com que eles se tornem cada vez mais comprometidos com a educação.
Vamos lá? Preparados para deixar as aulas mais dinâmicas nesta Páscoa? ?
Bernadete Valadares
29/março/2018 @ 18:45
Gostei muito das sugestões! Mesmo não trabalhando com o fundamental I, já adaptei algumas sugestões para minhas aulas. E já estou pensando em como tematizar minhas aulas, sempre, para torná-las ainda mais dinâmicas!
Adriana
29/março/2018 @ 17:20
Muito legal amei